Descubra o Microsoft Stream, o “Youtube Corporativo”

Os impactos da pandemia influenciaram na busca por novas ferramentas. Principalmente por conta do home office.

Ferramentas essas que facilitam a rotina de trabalho, como é o caso da hiperautomação.

Com isso, o digital nas empresas passou a ser questão de sobrevivência. Empresas que hoje, não focam em transformação digital são consideradas obsoletas e não têm um diferencial competitivo.

A busca constante por diferentes ferramentas e plataformas devido ao isolamento social, fez com que o mercado de streaming crescesse 20%, segundo notícia publicada pelo portal de notícias Metrópoles.

Isso porque o streaming torna mais ágil e seguro o consumo de conteúdo pela internet.

Sem contar, que muitas plataformas de streaming podem ser utilizadas sem a necessidade de download, o que é um ponto positivo. 

Para se diferenciar da concorrência, as empresas estão percebendo que o streaming é uma ferramenta com grande potencial para inovação.

E haja inovação, visto que a forma de se comunicar internamente vem mudando devido ao novo cenário que estamos vivendo e com isso as novidades não param de aparecer. Enfim…

Provavelmente, você tem ou já teve algum contato com o Office 365, seja para acessar o Word, Excel ou PowerPoint, não é mesmo?

Resumindo, o Office 365 que agora é chamado de Microsoft 365 é um pacote de aplicativos que são atualizados semanalmente que colaboram para o aumento da produtividade pessoal e organizacional.

Dentro dessa variedade de aplicativos está o Microsoft Stream — serviço de streaming que está fazendo sucesso em relação ao compartilhamento de conteúdo no meio corporativo por permitir que os usuários publiquem e compartilhem áudios e vídeos com seus colegas de trabalho de forma prática e moderna.

Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo o Microsoft Stream, conferir os principais recursos e entender como essa ferramenta de vídeo transforma colaboradores em fãs. Continue a leitura.

O que é Microsoft Stream?

Bom, primeiramente, você precisa entender de fato para que serve o Microsoft Stream, só assim, você vai poder aproveitar a ferramenta da melhor forma.

O Microsoft Stream é um serviço de vídeo corporativo no qual os usuários de uma organização podem carregar, exibir e compartilhar vídeos de forma segura.

É possível compartilhar vídeos como: 

  • Gravação de aulas;
  • Reuniões;
  • Apresentações;
  • Sessões de treinamentos;

Ou outros vídeos que auxiliam na colaboração da equipe.

Algo que é muito legal, é que o Microsoft Stream funciona integrado com outros aplicativos da Microsoft 365, como o Teams, SharePoint, OneNote e Yammer.

Além disso, é um serviço de vídeo seguro, habilitado pelo Azure Active Directory (serviço da Microsoft líder entre os sistemas de gerenciamento de identidades, para proteger conteúdo corporativo confidencial).

Você também pode gerenciar quem visualiza o conteúdo do vídeo e determinar o grau de compartilhamento entre os colaboradores dentro da sua organização.

É uma ótima ferramenta também para engajar os seus colaboradores, por permitir interações como: curtidas, compartilhamentos e comentários.

Todos na empresa podem criar e contribuir com conteúdo.

Por que usar o Microsoft Stream na minha empresa?

Bom, primeiramente pense no YouTube, pensou? Ok.

Agora imagine se você tivesse um YouTube exclusivo da sua empresa. Pois é, o Microsoft Stream é como se fosse o YouTube da sua empresa, um local para organizar, armazenar e compartilhar vídeos internamente.

Porém, diferente do YouTube que é um local público. O Microsoft Stream é privado para sua empresa. Para ter acesso, os colaboradores precisam de um usuário, além de fazer login na plataforma usando as credenciais do Microsoft 365.

Existe também a possibilidade de restringir o acesso, escolhendo exatamente quem pode ver os vídeos com base em grupos. Por exemplo, um grupo apenas de colaboradores ou área “x” da empresa.

Dessa forma, a sua empresa tem um local único e exclusivo para armazenamento e compartilhamento de conteúdo de áudio e vídeo, onde somente os colaboradores vão poder interagir. Com isso, cria-se um senso de comunidade.

Ainda mais, o Microsoft Stream é compatível com outras ferramentas do Microsoft 365, tornando muito mais fácil o compartilhamento de vídeos.

Como acessar o Microsoft Stream?

A forma mais fácil de acessar o Microsoft Stream é através do site: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-stream

Login Microsoft Stream

Após acessar o site (como no exemplo acima): basta clicar em “entrar” e fazer login com o seu usuário do Microsoft 365.

Ou se preferir, você pode fazer o login também através do iniciador de aplicativos do Microsoft 365. Veja como:

1. Clique em office.com/apps

2. Após acessar o site procure na lista de aplicativos o “Stream”

3. Encontrou? Então é só clicar no Stream e fazer login com seu usuário do Microsoft 365.

Login Microsoft Stream através do iniciador de aplicativos Microsoft 365

Confira os principais recursos do Microsoft Stream

Separamos os principais recursos do Microsoft Stream (MS) para ajudar você a aproveitar ao máximo a ferramenta. Veja a seguir!

Grupos e Canais

Assim como no YouTube, você pode organizar vídeos por canais, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem um conjunto de vídeos sobre o mesmo assunto. Por exemplo, você pode ter um canal de:

  • Treinamentos;
  • Cursos;
  • Reuniões com clientes gravadas;
  • Ou até mesmo , para assuntos de um determinado departamento da empresa, etc.

Já com os grupos você pode configurar permissões em seus vídeos para atender as suas intenções e necessidades. 

Porém, existe uma diferença entre grupos e canais.  

É importante você saber que: os Canais são um método de organização para vídeos, mas não um método de permissão. Os canais não têm permissões próprias.

Ficou confuso? Talvez essa imagem desenvolvida pela própria Microsoft vai te ajudar a entender melhor a diferença entre eles:

Diagrama de grupos e canais

Criar um evento ao vivo

Essa é uma excelente forma para, por exemplo, promover um Workshop online com a sua equipe ou até mesmo para o CEO fazer algum comunicado geral para toda empresa.

É possível personalizar detalhes como: nome da live, descrição, data e horário de início, thumbnail e muito mais…

Sem contar, que, configurando “permissões”, você pode escolher quem vai ter acesso a live, por exemplo: pessoas, grupos ou se vai estar disponível para toda a organização.

Você também tem total autonomia para configurar algumas opções, como: ativar ou não os, comentários e legendas.

Criar um evento ao vivo Microsoft Stream

Inteligência Artificial

Legendas automáticas

O Stream pode gerar automaticamente legendas para os seus vídeos através da tecnologia de reconhecimento automático de fala. De acordo com a Microsoft, as legendas no Stream são usadas de três maneiras:

  • Ao assistir a um vídeo, você pode optar por ver as legendas na parte inferior do vídeo.
  • As legendas são conectadas para formar uma transcrição, que está disponível na janela transcrição.
  • As legendas são indexadas para que você possa ir diretamente para um local específico em um vídeo pesquisando por uma palavra grande.

Nota: Para que a legenda seja gerada é importante checar se o idioma escolhido tem suporte para legendas geradas automaticamente.

Encontre uma palavra ou frase falada

Esse é um dos recursos mais legais do Microsoft Stream. Você pode encontrar o “ponto exato do vídeo” em que uma palavra ou frase foi mencionada, sem precisar ter o trabalho de assistir o vídeo todo. Ganhando tempo e agilidade.

Por exemplo: você está buscando alguma informação importante referente a uma reunião gravada com o cliente, então, é só digitar uma palavra ou frase falada durante a reunião que em seguida vai para esse ponto do vídeo.

No caso da imagem abaixo, a palavra pesquisada foi metas e ele filtrou todos os pontos do vídeo em que “metas” foi mencionada.

Porém, dá para ser mais específico, vai depender do que você estiver procurando.

Inteligência Artificial Microsoft Stream: Encontre uma palavra ou frase falada

Integração

Microsoft Teams

Quando estiver gravando uma reunião no Teams, após salvar o vídeo ele vai automaticamente para o Stream, o que permite fazer vídeos tutoriais por exemplo.

Forms

É possível colocar um formulário em um minuto específico do vídeo.

Isso possibilita fazer uma espécie de e-learning com ele.

Forms Microsoft Stream
Sharepoint

Você pode hospedar seus vídeos em uma plataforma Microsoft Stream e, em seguida, incorporá-los em uma página no SharePoint.

Por exemplo, você pode carregar todos os seus vídeos no MS Stream Channel e, em seguida, incorporá-los em uma Intranet desenvolvida através do SharePoint. O que é chamado de “web part”, para que os novos colaboradores possam visualizar os vídeos diretamente na Intranet enquanto navegam no site.

Depois de adicionar a web part à página do SharePoint, você pode especificar se deseja incorporar um vídeo específico, um canal ou todo o Stream.

Intranet Microsoft Stream

Aplicativo

O Microsoft Stream está disponível também por meio de aplicativo na versão iOS e Android.

Através do aplicativo, você conta com a funcionalidade de exibição offline, dessa forma é possível assistir a vídeos em qualquer situação em que estiver sem internet, ou se preferir, não usar dados da rede do celular.

Fácil Upload e Organização

Fazer uploads de vídeos no Stream é muito fácil e prático. E o melhor, ao carregar um arquivo, você pode fornecer uma descrição sobre ele.

O Stream usará essas informações para criar uma espécie de índice de conteúdo para o vídeo, assim as pessoas podem usá-lo para pular para as partes que desejam ver.

Transcript Microsoft Stream

Nota: Assista a este vídeo rápido para ver mais sobre como enviar vídeos para o Microsoft Stream: https://youtu.be/yOC-sbLhNL8

O Stream também possui outros recursos incríveis e exclusivos. 

Conclusão

O Microsoft Stream é um serviço de gerenciamento e compartilhamento de vídeo que tem grande impacto na comunicação interna.

Empresas que desejam usar vídeos para se conectar, colaborar, conhecer e compartilhar informações devem considerar o uso da ferramenta.

Como citado antes o YouTube, existem diversas plataformas de vídeo, mas ainda assim, o MS acaba sendo a opção mais segura e conta com recursos específicos para isso, por ser uma ferramenta que foi totalmente projetada para o meio corporativo.

É uma ferramenta que mantém os colaboradores engajados por permitir diversos níveis de interação, fazendo com que eles se tornem verdadeiros fãs da ferramenta e da sua empresa.

Além do mais, quando usado o Stream de forma integrada com outros produtos da Microsoft, ele é mais bem aproveitado, a ponto de aumentar a performance do trabalho alcançando um outro nível.

Se você já possui o Microsoft 365, não deixe de aproveitar todos esses benefícios que o Microsoft Stream proporciona. Otimize a comunicação interna da sua empresa.

Aqui na SimbioX nós já usamos o Stream, assim, como outras ferramentas da Microsoft.

Inclusive, também temos um artigo sobre o Microsoft Teams que você pode acessar neste link.  

Ah, e aproveite também para baixar o eBook gratuito exclusivo do Microsoft Planner 👇

Ebooks

Microsoft Planner: Como usar para aumentar a produtividade da sua equipe

Post by Fernanda Palmieri
Outubro 26, 2020

Comments