O que é ética?

Ética é um conjunto de valores e princípios que estabelece o comportamento de uma pessoa na sociedade. É uma ação que vem de dentro para fora, e tem relação direta com o caráter do indivíduo.

Embora ética e moral pareçam sinônimos, o significado das duas é diferente. Isto é, a moral é regida pelas regras e padrões adquiridos normalmente da família, sociedade ou cultura.

Porém, a ética e a moral costumam andar lado a lado, pois a moral sempre passa pelo crivo da ética. Por exemplo, uma ética individual, quando adquirida na sociedade, passa a ser um valor social e passa a ser instituído como lei moral.

Um comportamento antiético é considerado uma afronta aos valores e princípios de uma pessoa, entretanto a quebra de um valor moral é punido de acordo com a lei que rege o meio.

São características de uma conduta ética, por exemplo, o altruísmo, a moralidade, solidariedade, consciência e responsabilidade ética.

E a ética profissional?

A ética profissional é o conjunto de normas e valores que conduzem a conduta de um profissional na organização. Portanto, ela é de extrema importância tanto para empresa quanto para o profissional que busca se desenvolver em sua carreira.

A comunicação ética e eficaz nas empresas pode aumentar a produtividade, por exemplo, quando está claro para os funcionários quais são as metas da empresa e como se envolver no cumprimento destas, inclusive qual o comportamento esperado e os padrões éticos valorizados na Organização.

Assim, o profissional que atua de maneira ética, conquista confiança, credibilidade e respeito de seus gestores e colegas de trabalho.

As empresas costumam criar códigos de conduta, com o intuito de padronizar algumas condutas, para construir um ambiente de respeito.

Os líderes hoje em dia possuem a missão de influenciar as pessoas e extrair o melhor delas de acordo com o que elas conseguem fazer. Esse desempenho está ligado a como a cultura organizacional é apresentada ao colaborador e como será avaliada, sob essa visão da empresa.

Valores como gentileza, paciência e empatia, geram relações harmônicas que acabam sendo mais produtivas, inovadoras e proativas.

Entretanto, existem algumas condutas que devem ser praticadas por todos os profissionais, independente de um código de ética:
  • Competência;
  • Comprometimento;
  • Humildade;
  • Idoneidade;
  • Responsabilidade;
  • Transparência.

Certamente, a ética profissional é um atributo muito valorizado no mercado. No ambiente corporativo, aumenta a produtividade e integração dos times e, para o colaborador, traz credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

No âmbito organizacional, auxilia no andamento correto dos processos internos, melhora a produtividade, estreita de forma positiva os relacionamentos, o que resulta na melhora do clima na organização.

É sempre interessante que a empresa tenha um código de conduta para servir de base para orientação dos colaboradores quanto as normas e valores.

No mundo atual, em um cenário caótico de desigualdade e crises políticas. De fato, a ética virou um assunto abordado em diversos ambientes. As pessoas precisam estar conscientes das questões morais e da responsabilidade social.

Quando uma empresa adota a ética profissional como diferencial estratégico, dessa maneira, ela acaba ajudando também no desenvolvimento dos profissionais que passam por contínua reciclagem em relação a tratativa com os demais colaboradores e liderança.

Um profissional ético busca relações agradáveis e harmônicas no ambiente, prioriza o respeito aos colegas e é comprometido com o seu trabalho.

Benefícios da ética no trabalho

Quando a empresa como um todo, ou seja, o RH, a gerência e os colaboradores estão alinhados no mesmo propósito, focados na mesma direção, a ética profissional por consequência, apoia na rotina produtiva.

Os benefícios são muitos, tanto individuais quanto coletivos, para o colaborador e a empresa também.

Uma empresa ética na gestão das pessoas coloca o colaborador no centro de suas estratégias afim de resguardar a harmonia e o bem geral, mantendo um ambiente propício ao crescimento e ao desenvolvimento de todos os times.

Alguns benefícios da ética profissional no meio corporativo:
  • Criação de relacionamentos interpessoais mais frutíferos;
  • Motivação para o desenvolvimento individual e coletivo;
  • Melhora da comunicação da empresa, onde os valores são facilmente recebidos e transmitidos;
  • Autoconhecimento;
  • Respeito coletivo;
  • Valorização dos pilares da empresa, retendo e atraindo novos talentos.

Um profissional ético é sempre valorizado pelos colegas e clientes. A ética serve como um filtro que impede atitudes nocivas como fofocas, mentira ou qualquer outra atitude que possa prejudicar algum funcionário.

Cultivar e multiplicar a ética profissional na empresa só traz benefícios, desde a condução do trabalho em equipe e respeito mútuo entre todos envolvidos, como resultados de negócio positivos, já que essa atitude proporciona crescimento à empresa, e a todos os envolvidos.

A ética no trabalho se inicia nas pequenas atitudes. Os profissionais que são comprometidos com o trabalho, não mentem para obter algum benefício, como, por exemplo, mentir que está doente e trazer um atestado apenas para poder faltar ao trabalho.

Um profissional ético, caso necessite se ausentar por algum motivo pessoal, irá contar a verdade ao seu superior e posteriormente compensar essas horas. Ele sabe que o trabalho é um compromisso e que deve encontrar uma alternativa honesta para os imprevistos.

Outra situação que deve ser cuidada é na relação com o cliente. É melhor ser ético desde o início e só prometer o que for entregar. Prometer soluções impossíveis só desgastam a relação e perda de confiança.

Condutas desonestas desgastam a ética e a moral de um profissional.

Postura ética no trabalho

O ambiente de uma empresa concentra personalidades distintas, e em várias situações de trabalho, é aí que a ética profissional é colocada em prova.

O gestor precisa saber identificar as habilidades de cada colaborador e, de certa forma, controlar o comportamento da equipe para extrair seus melhores talentos que beneficiarão a empresa.

Contudo, a competitividade dos dias atuais e a busca pelo crescimento rápido, provoca comportamentos duvidosos quanto à índole de vários colaboradores.

Desenvolver o time e conhecer seus componentes é essencial para traçar perfis éticos dos funcionários, e conseguir fazer a gestão dos possíveis conflitos.

Pessoas que constroem relações de qualidade e conquistam a confiança dos líderes, são normalmente as que tem maior sucesso nas suas carreiras.

Conheça alguns fatores que auxiliam neste processo:

Honestidade

Falar a verdade e assumir a responsabilidade pelos seus atos é muito mais digno e verdadeiro, do que procurar um culpado para suas falhas.

A honestidade é uma característica marcante de um profissional ético, sendo prova de credibilidade e confiança.

Sigilo

Há empresas que trabalham com informações bastante sigilosas. E normalmente essa condição de sigilo já é exposta desde o início.

Manter sigilo nessa situação é muito importante e ético.

Comprometimento

Um colaborador engajado com sua empresa é responsável e comprometido.

Ele cumpre sua atividade com afinco, buscando sempre o melhor resultado para empresa.

Prudência

É preciso saber separar o joio do trigo, relações pessoais das profissionais. Atitudes negativas de alguns colaboradores não podem atrapalhar o desempenho do seu trabalho e de seus colegas.

A prioridade é a realização do trabalho, ou seja, saiba ser profissional.

Humildade

Se você quer trabalhar bem em time, humildade e flexibilidade são características essenciais.

Saber respeitar os colegas, não julgar, colaborar, contribuem para um bom convívio no ambiente de trabalho.

Entregas

Só prometa o que consiga entregar no prazo que puder cumprir. É melhor negociar outra data ou fasear uma entrega, a prometer algo impossível.

Seja comprometido e honesto sem colocar em risco sua credibilidade e sua imagem profissional.

Críticas

Saiba fazer críticas e receber também, não levando para o lado pessoal.

Quando for fazer uma crítica, pense bem antes de falar e saiba orientar positivamente.

Elogios

Aqui não estamos falando de bajular, afinal, é totalmente antiético. Mas sim, de elogios sinceros sobre atitudes assertivas, que colaboraram com o crescimento do time ou da empresa.

Privacidade

Não invada a privacidade dos outros, não mexa sem permissão em documentos ou qualquer material que não seja seu. Você também não gostaria de ter sua privacidade desrespeitada.

Neutralidade

Fuja de fofocas, julgamentos e comentários ofensivos. Se tiver problemas com algum colega, converse e esclareça. Não propague a raiva, saiba conservar a atmosfera positiva no trabalho.

Quer saber como desenvolver competências para melhorar a ética empresarial na sua empresa? Clique aqui e marque um bate-papo com o time SimbioX.

Post by SimbioX
Março 18, 2020

Comments