home office consiste em realizar atividades profissionais em sua própria casa. Em tempos de pandemia, trabalhar em casa se tornou uma realidade para grande parte das pessoas, que substituíram o escritório presencial por um ambiente caseiro.

Enquanto algumas pessoas consideram o home office mais agradável (por trabalhar no conforto de sua própria casa e não haver a necessidade de se deslocar), outras acham difícil manter a concentração e produtividade.

Segundo a neurocientista Thaís Gameiro:

“Ao acordar até chegar ao escritório, aproximadamente 40% das atividades realizadas são inconscientes e automáticas, incluindo escovar os dentes e pegar o transporte”.

Como o home office nos insere em um novo contexto, muitas dessas atividades deixam de ser automatizadas, exigindo mais concentração e foco. Além disso, nosso cérebro capta certas informações do ambiente de forma inconsciente. Ou seja, quando nos vestimos de acordo e estamos em um ambiente próprio para trabalhar, nossa mente interpreta que estamos em uma “situação de trabalho”.

Abaixo, veja 8 dicas de como manter a concentração e foco no seu home office transformando sua casa em um ambiente de produtividade e resultados.

#1 Crie rotinas

Estabelecer uma rotina nos ajuda a manter o ritmo e a organização de trabalho. Ter hora para acordar, almoçar e um horário determinado para início e término de expediente é importante para estabelecer foco em um dia de trabalho.

#2 Vista-se a caráter

No home office, é essencial preservar certos costumes que mostram para nosso cérebro que estamos em horário de trabalho. Por exemplo: ficar de pijama no expediente emite sinais para nosso cérebro de relaxamento e descanso, o que pode nos deixar em uma situação de conforto e, consequentemente, perder o foco. Por isso, neste período, é melhor usar roupas mais formais. 

#3 Tenha um espaço de trabalho

Mesmo em casa, devemos ter um espaço que possamos utilizar para trabalhar. Seja um cômodo específico ou uma mesa, o importante é preparar um espaço onde podemos focar em nossas atividades. 

#4 Método Pomodoro

O exercício da  concentração exige disciplina e equilíbrio. Trabalhar de forma excessiva sobrecarregará nosso cérebro e ficará cada vez mais difícil manter o foco. Fora isso, fazer longas pausas para descanso nos atrapalham a estabelecer um ponto focal.

Criada em 1988 por Francesco Cirillo, a técnica de Pomodoro é um método de gestão de tempo eficaz para manter o foco e disciplina na hora de estudar ou trabalhar.

Segundo o site Brasil Escola:

 “O método Pomodoro é simples e dura 2 horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos”.

Segundo a neurociência, o cérebro humano é capaz de focar por certa de 60 a 90 minutos em uma atividade e, após esse período, toda a atenção se dispersa. Além disso, sempre que interrompemos a concentração de uma atividade, levamos certa de 26 minutos para ter total imersão na tarefa.

A ideia do Pomodoro é ter 25 minutos para focar totalmente em uma atividade e, para não tornar a atividade maçante e causar cansaço mental, ter um pequeno intervalo de descanso. Com a técnica, podemos realizar nossas atividades com mais disciplina sem perder o foco.

Cirillo aponta que é importante anotar cada interrupção feita durante a execução do método, a fim de organizar melhor e apontar quais interrupções podem ser evitadas. 

técnica pomodoro para manter o foco e concentração no home office

Cirillo também lista diversas vantagens que podemos adquirir ao utilizar o método Pomodoro:

  • Alivia a ansiedade;
  • Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
  • Aumenta a conscientização das decisões;
  • Eleva a motivação e mantém-na constante;
  • Reforça a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora o processo de trabalho ou estudo;
  • Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

#5 App Todoist e a organização

Algumas ferramentas nos auxiliam na produtividade, já que podemos listar nossas tarefas e utilizá-las em conjunto com o método Pomodoro.

O aplicativo Todoist é um “checklist”, onde é possível criar nossas próprias tarefas e organizá-las em projetos. Além do mais, podemos apontar uma data máxima e uma prioridade para cada tarefa. 

O aplicativo também conta com um sistema de pontos, onde cada tarefa realizada acrescenta uma quantidade de pontos que são somados. Assim, é possível ter uma visão analítica com os gráficos que a ferramenta disponibiliza de acordo com as tarefas realizadas, o tempo de esforço e os atrasos. 

#6 Qualidade de Vida

Nenhuma dica, método ou ferramenta é eficaz se não cuidarmos da nossa saúde. Por isso, é importante termos uma boa alimentação, boas noites de sono e realizar atividades físicas. Inclusive, existem alguns alimentos que ajudam a manter o foco e ter uma boa memória.

Terapias e métodos alternativos

Para auxiliar no foco e na concentração, muitas pessoas também optam por diferentes tipos de terapias e práticas que podem melhorar nossa qualidade de vida. Veja alguns deles:

#7 Aromaterapia e o poder das plantas

De acordo com o neuropata Daniel Alan Costa (professor de fitoterapia na USP e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia):

“As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros aos trabalhadores, extremamente importante neste momento em home office.”

Alguns dos fatores que podem atrapalhar a concentração é a tensão e ansiedade, e muitas plantas ajudam a aliviar esses problemas. A Camomila e a Lavanda trazem calma e tranquilidade emocional, já a Menta e o Patchouli são poderosos aliviadores de ansiedade. 

O Alecrim é excelente para fortalecer a memória e, segundo Daniel, é utilizado por estudantes desde a Grécia antiga. 

“Durante o período de provas, já usavam raminhos da erva no cabelo, pois eles perceberam que a essência conforta o cérebro, aguça a compreensão, restaura a memória perdida e desperta a mente” 

#8 Meditação

Sendo uma técnica milenar, a meditação é utilizada para diversos fins, como para melhorar a respiração, aliviar a ansiedade e para fins de autoconhecimento. Quando meditamos, entramos em um estado diferente de consciência, deixando a mente limpa e nosso corpo relaxado. 

Ebooks

5 dicas para você se cuidar na quarentena

Para se entrar em estado meditativo é preciso bastante prática e treino, mas existem aplicativos como One-Moment Meditation que podem te ensinar a meditar de forma rápida e prática.

Trabalhar em home office nem sempre é uma tarefa simples, já que exige disciplina e foco. Por isso, é primordial que mantemos nossa saúde física e mental além de encontrar as técnicas e medidas que mais nos encaixam. 

E aí, gostou das dicas? Que tal você compartilhar com algumas pessoas que querem melhorar a concentração e foco no home office?

Aproveite também e deixe seu melhor e-mail abaixo para receber conteúdos sobre produtividade, comunicação e gestão de RH toda semana direto na sua caixa de e-mail. 

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

Tags:
Tecnologia
Post by Bruno Santos
Junho 17, 2022

Comments