Dia 23 de abril é o dia mundial do livro e também uma ótima oportunidade de você promover o engajamento na sua empresa.

Pois, com certeza há pessoais aí com boas recomendações de livros para indicar.

Mas, além disso, neste texto você verá 12 ideias inspiradoras para sua campanha de endomarketing do dia mundial do livro.

Quer conferir todas? Então, continue lendo e aproveite.

Por que aproveitar o dia mundial do livro para engajar pessoas?

O dia mundial do livro é uma data “inclusiva”, isso, pois a prática de leitura faz parte da vida de cerca de 100 milhões de leitores, ou 52% da população.

Apesar deste número ser menor comparado a outros países, isso demonstra o gosto dos brasileiros pela leitura.

Fora isso, a tecnologia permitiu novas experiencias de leitura como os ebook e audiobooks – fazendo mais pessoas começarem a ler.

Nota: ebooks são livros em formatos digitais que podem ser lidos em aplicativos de celular ou em aparelhos específicos, como o Kindle da Amazon.

Já os audibooks são livros narrados, ou gravados em áudio também ouvidos por meio de aplicativos como o Audible ou 12min.

Mas, a grande vantagem de aproveitar essa data para engajar pessoas é o baixo custo de atividades para o dia mundial do livro.

Além do mais, quem lê já possui o livro ou guarda recomendações de leituras. Então, basta aproveitar essas informações para estimular a cooperação e engajamento na sua empresa.

Dito isto, vamos às dicas:

Indique um livro

Indicação é indispensável para uma lista de ideias como essa.

Aliás, foi a indicação de um livro que mudou a história da SimbioX.

Falo do livro: “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”:

livro o jeito disney de encantar clientes
Foto da minha biblioteca particular

Esse livro provocou uma mudança profunda na SimbioX. Inclusive, de certa forma ele foi responsável por levar toda empresa para Disney em 2020:

Confira os melhores momentos da nossa viagem

Então, inspire-se e peça indicações de livros para seus colaboradores. Depois, reúna as indicações e publique nos seus canais de comunicação interna.

Livros para ler até….

Essa é uma ação para despertar a curiosidade dos seus colaboradores.

Peça para as pessoas indicarem livros com a temática:

Livros para ler até…

Por exemplo:

  • Livros para ler até completar 30 anos;
  • Livros para ler até o final de 2021;
  • Livros para ler até conseguir uma promoção;
  • Livros para ler até chegar a posição de Diretoria.

E por aí vai.

Use a criatividade e aproveite.

Resenha de livros

Algumas pessoas só decidem comprar e ler livros após receberem recomendações ou ver alguma resenha na internet.

Portanto, aproveite e peça para alguns colaboradores gravarem vídeos ou escreverem resenha sobre seus livros favoritos.

Compartilhe essas resenhas em algum canal de comunicação como na intranet.

Ah! Informe a pessoa para estimular a interação, isto é, peça para ela pedir comentários na publicação de sua resenha.

Isso vai ajudar a estimular a interação e engajamento.

Livros que mudaram a minha vida

Essa ação é para inspirar e provocar transformações na sua empresa.

Como disse, aqui na SimbioX o livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes” mudou a história da SimbioX.

Além da viagem, a SimbioX naquele ano cresceu 120%.

De fato, livros mudam vidas.

Então, que tal pedir recomendações de livros que mudaram a vida dos seus colaboradores?

Faça uma lista com as indicações e compartilhe com toda empresa.

Doe um livro

Enquanto escrevo este texto, através de mim há uma estante com cerca de 30 livros de temas variados.

Certamente na casa dos seus colaboradores devem ter livros prontos para doar também.

Portanto, promova a doação de livros na sua empresa.

Você pode fazer isso de duas formas:

  • Pedindo para as pessoas tirarem fotos e enviarem a relação de livros para doação;
  • Coloque uma caixa de doação no escritório. Assim, basta a pessoa depositar lá para alguém pegá-lo.

Troca de livros

Agora, há casos onde a pessoa quer guardar o livro em casa, mesmo após lido.

Então, que tal criar uma campanha para troca de livros?

Você pode sugerir aos colaboradores indicarem livros que gostariam de trocar com outras pessoas.

Além disso, peça para os colaboradores informarem o livro que desejam receber em troca.

Se possível, fotografe o momento da troca e publique nos seus canais de comunicação (isso vai estimular outras pessoas a fazerem o mesmo).

Clube do livro

Você sabia que a melhor forma de aprender qualquer coisa é discutindo ou ensinando sobre ela?

Isso mesmo, segundo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, retemos 90% do conteúdo quando ensinamos para outras pessoas:

fonte: https://www.ludospro.com.br/blog/piramide-de-aprendizagem

Sendo assim, aproveite para criar o clube do livro na sua empresa.

Uma das vantagens do clube do livro é a facilidade em realizá-lo 100% online – ou seja, funciona até no home office.

Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo o clube do livro:

  • Promova encontros curtos de 15 ou no máximo 30 minutos;
  • Separe os encontros por capítulos do livro;
  • Peça para o organizador iniciar o bate-papo falando sobre o autor do livro;
  • Escolha um livro indicado pelo grupo, ou sugira um livro importante para o crescimento da empresa.

Dê livros de presente

Essa dica funciona para toda empresa, mas, especialmente para líderes.

Aqui na SimbioX, recentemente incluímos um livro no kit de boas-vindas de novos colaboradores:

Neste caso, o tema do livro está ligado a área da pessoa, ou seja: vendas.

Fora isso, de vez em quando presentei sua equipe com um bom livro.

Além de mostrar interesse pelo crescimento dela, você valoriza e humaniza a relação entre líder e equipe.

Frases favoritas de livros

Qual leitor fiel não guarda uma frase marcante de algum livro?

No meu caso, a frase é de um livro que li recente chamado “O velho e o mar” (Ernest Hemingway, 1958)

“Tudo nele era lindo, exceto as mandíbulas”

Essa frase foi dita pelo personagem principal ao se deparar com um tubarão gigante após permanecer dias tentando pescar o maior peixe da sua vida.

A frase é um lembrete de como é possível ver o lado bom das coisas mesmo em situações difíceis.

Então, faça o mesmo na sua empresa.

Peça para as pessoas enviarem uma frase favorita de alguns livros incluindo uma breve explicação sobre ela (como fiz acima).

Feito isso, reúna essas informações e compartilhe com a sua empresa.

Dica: salve essas frases para aproveitar em outras campanhas de endomarketing.

E por fim, que tal usar essas frases para criar posts para as redes sociais?

Isso vai valorizar sua relação com os colaboradores e promover sua empresa como “marca empregadora”(Employer Branding).

Indique autores favoritos

Quando você gosta muito de um livro, umas das primeiras reações é procurar por outras obras do mesmo autor.

Afinal, se aquele livro foi bom, imagine os demais?

Eu, por exemplo, li toda trilogia “Senhor dos Anéis” do J.R.R Tolkien há quase 13 anos.

Após isso, procure todos os livros do autor e acabei encontrando obras incríveis, como o “Silmarillion”, “Contos inacabados” e “Os Filhos de Húrim”.

dia mundial do livro indicações do Tolkien

Legal né? Então, estimule seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Peça para escreverem uma lista de seus autores favoritos.

Para facilitar, organize os autores por temas, como: negócios, finanças, desenvolvimento pessoal ou literatura.

Isso servirá como “vitrine” tanto para iniciantes na leitura quanto para pessoas que querem ler boas histórias.

Conclusão

Viu como é fácil criar campanhas de endomarketing de baixo investimento e aproveitar essa data para engajar colaboradores?

Além disso, como trata de indicações de pessoas conhecidas, as chances de sucesso são enormes.

Isso porque, nós confiamos mais em indicações quando elas vêm de pessoas conhecidas (basta lembrar de quantas coisas na vida você por conta da pela indicação de alguém).

Na prática, além de engajar você estimula a leitura na sua empresa – e quem sabe até despertar novos leitores?

Imagina sua empresa ser lembrada pelas pessoas como o lugar onde elas descobriram paixão pela leitura?

No final das contas, essa campanha só terá efeitos positivos.

Então, aproveite e aplique na sua empresa.

Gostou do artigo?

Continue descobrindo maneiras criativas de despertar o engajamento e cooperação na sua empresa.

Para isso, deixe seu e-mail abaixo e assine hoje nossa newsletter quinzenal:

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

Post by Cristiano Sacramento
Abril 22, 2021

Comments