Comunicar-se é importante em todos os contextos, e quando bem orquestrada no mundo corporativo, estimula, gera sinergia, motiva equipes e melhora a produtividade.

A comunicação organizacional tem a missão de tornar transparente para os colaboradores tudo o que se refere a empresa, desde valores, missão, direcionamento da empresa, planejamento estratégico, procedimentos internos, comunicado em geral, etc.

Ter um fluxo claro de comunicação potencializa o engajamento entre os funcionários, valoriza os colaboradores envolvidos em projetos, facilita o relacionamento, motiva e uni as equipes.

Quando a comunicação não é clara, os efeitos são extremamente nocivos ao ambiente, e muitas falhas acabam ocorrendo por falta de clareza e erros de interpretação.

Além do desconforto entre os colaboradores, atrasos nas entregas e outros problemas, as equipes vão ficando desmotivadas e a produtividade cai.

Os tipos de Comunicação

A comunicação interna acontece em vários níveis e atinge pessoas com personalidades e necessidades diferentes.

Conhecer o público interno e saber se comunicar da forma correta com todos, melhora a eficiência dos processos e consequentemente os resultados da empresa.

Para entendermos o poder da comunicação, explicaremos quais os tipos de comunicação existentes e como se desenvolvem no ambiente organizacional:

Comunicação Vertical

A comunicação vertical permite que diversos níveis hierárquicos interajam entre si.

Os líderes enviam as informações a seu time de forma natural, evitando ruídos de comunicação e simplificando o trabalho, de uma forma padronizada e integrada.

Também se divide em ascendente e descendente.

Vertical Ascendente

Ocorre de baixo para cima, de um colaborador para um alguém hierarquicamente acima dele. Dentro desse contexto, há opiniões, reclamações, apresentação de resultados, feedbacks

Esse tipo de comunicação favorece a integração das equipes, permitindo que os grupos trabalhem mais organizados e criem laços positivos durante essa interação entre áreas.

Quando ocorre esse diálogo, as tarefas ficam mais claras e os objetivos são alcançados mais rapidamente, resolvendo assertivamente qualquer obstáculo que surja no decorrer do trabalho.

Mudar a atitude dos colaboradores e valorizar a atitude do trabalho em equipe permite que a dinâmica do trabalho melhore significativamente.

Há empresas que possuem fluxo mais aberto e outras em que os funcionários não têm tanta voz ativa, o que dificulta a participação geral nos processos da companhia.

Vertical Descendente:

É a comunicação de cima para baixo, do gestor para seus liderados. Normalmente tem cunho organizacional, como divulgação de regras, normas, instruções, informações da empresa em geral.

Serve também para direcionar os trabalhos, designar os papéis dos colaboradores sobre suas tarefas e atividades, e facilitar o desenvolvimento do trabalho, deixando claro quais os objetivos daquela atividade ou informação.

Esse processo de comunicação pode ser presencial, quando o gestor interage diretamente com seus funcionários, ou por meio de ações de endomarketing, em murais, intranet, e-mails, onde o time recebe todos os tipos de informações que a empresa deseje comunicar.


Comunicação Horizontal

Como a palavra já diz, comunicação horizontal é aquela que acontece entre colaboradores do mesmo nível, entre profissionais de diferentes áreas.

O objetivo deste tipo de comunicação é apoiar no entendimento entre ambos lados e tornar o trabalho mais fluído, coordenando atividades e resolvendo problemas rapidamente.

A comunicação horizontal serve para construir relações de confiança e qualidade entre todos envolvidos. Para tal, o gestor precisa acompanhar sua equipe, entendendo seu funcionamento e comportamento.

Assim, por meio da cultura da organização, a comunicação fluirá eficazmente entre todos, garantindo que as tarefas sejam realizadas eficazmente e os resultados sejam atingidos.

Essa ferramenta simplifica a gestão das tarefas, integrando e compartilhando tudo que for necessário no decorrer do processo e deixando transparente as informações relevantes entre os membros do mesmo nível.

Os gestores que apoiam os fluxos horizontais geram mais união entre os colaboradores, contribuindo inclusive para o crescimento dos integrantes e melhorando o ambiente empresarial.

Comunicação 360° ou transversal

A comunicação 360° ou transversal, é a ferramenta de comunicação que permite uma visão completa de todas as ferramentas de comunicação e todas suas interações no ambiente digital.

Esse tipo de comunicação engloba todos os microambientes da comunicação, desde a interação com o público externo – divulgação, como sua marca se relaciona com o mercado – bem como o público interno e suas necessidades.

Para que funcione de maneira fluida e seja assertiva, são necessárias estratégias e técnicas de comunicação bem claras, pois o objetivo aqui não é vender um produto ou serviço e sim, conquistar pessoas.

Nesse contexto, a empresa torna-se tão valiosa que passa a ser desejada por pessoas no ambiente externo e internamente, seus colaboradores a defendem e divulgam.

Análise do ambiente

Independente do tipo de comunicação, seja ela vertical, horizontal ou transversal, o importante é que ocorra de forma equilibrada e que melhore a qualidade das relações entre os públicos que fizerem parte desse ecossistema.

Para implementação de qualquer um desses fluxos, algumas questões devem ser analisadas previamente:

Cultura da empresa

Entender como funciona a cultura da empresa, valores e missão dão um norte de como deve sem implementados os processos de comunicação.

Os processos devem traduzir a cultura e identidade da empresa para todos os funcionários, para serem mais facilmente alcançados e terem sucesso nessa implementação.

Diálogo entre todos os níveis

Ter um diálogo aberto e transparente evita ruídos internos e mal entendidos no ambiente corporativo.

Informações distorcidas prejudicam o clima interno e afetam drasticamente a produtividade dos funcionários.

Comunicação acessível

Para se ter sucesso nos fluxos de comunicação interna, é importante que as informações cheguem aos colaboradores sem ruídos e em tempo real.

As ferramentas de comunicação também precisam atrair os colaboradores, para que o fluxo aconteça de forma assertiva. Para isso, tecnologias como Intranet costumam auxiliar bastante na troca de experiências e conhecimentos.

Engajamento da equipe

As empresas que querem se aproximar dos seus colaboradores devem aprender a ouvi-los também. Deixar as portas abertas à participação de todos, podendo dar sugestões, opiniões, aproxima bastante os gestores de seus colaboradores.

Ebooks

Intranet: como engajamos +40 mil colabs diariamente

No momento que o funcionário percebe que ele tem voz e que sua participação é importante, o sentimento de pertencimento aumenta drasticamente e os talentos acabam sendo retidos na empresa.

A tecnologia nos processos de comunicação

A tecnologia faz parte dos processos de negócios e faz parte do dia a dia da comunicação dentro das empresas.

Sabemos que a tecnologia permeia boa parte dos processos de negócios e influencia no modo como a comunicação é feita nas empresas.

Sabendo agora o que é comunicação horizontal, vertical e transversal, usar recursos tecnológicos para se comunicar melhor e otimizar seus processos, irá unir os times e colaboradores aumentando a rentabilidade da empresa.

Intranet para processo de Comunicação

Pensando nos fluxos de comunicação internos e nos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, ferramentas como a Intranet auxiliam esse processo.

A Intranet apoia na interligação das áreas, centralizando a comunicação em um lugar único, que dinamiza o processo e o torna mais ágil.

Além disso, como o acesso é via web e imediato, a produtividade do trabalho aumenta, visto que fica mais organizado e rápido.

A comunicação interna é um dos principais alicerces da comunicação organizacional, e a intranet entra nesse contexto como uma ferramenta facilitadora no fluxo de informações entre equipes, que se tornam mais engajadas e colaborativas.

Por fim, além de melhor a produtividade e colaboração, a Intranet também fornece a segurança na troca das informações, pois compartilha os documentos somente com os envolvidos, e arquiva em local seguro e na nuvem.

E na sua empresa, como são os processos comunicativos? Deixe seus comentários aqui.

 

Post by SimbioX
Janeiro 3, 2020

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