fbpx
[Case] Como ajudamos a Teste Moleculares a admitir 100 colaboradores digitalmente na pandemia

RH

[Case] Como ajudamos a Teste Moleculares a admitir 100 colaboradores digitalmente na pandemia

Cristiano Sacramento
Escrito por Cristiano Sacramento em 31 de agosto de 2020

Pensa comigo: no auge da pandemia, como você faria para admitir mais 100 colaboradores?

Além disso, esses profissionais serão responsáveis pela triagem do novo coronavírus. E tem mais: todos estão em outro Estado.

Situação difícil, concorda? Mas isso não é tudo.

Fora à distância, há também preocupação quanto ao prazo. Pois, cada profissional que participou deste projeto tinha a responsabilidade de identificar com agilidade se pacientes estão contaminados com o COVID-19, portanto quanto maior o processo de admissão, menor serão as chances de salvar vidas. 

Em meio a este cenário, o Laboratório ETG procurou à SimbioX em busca de uma solução para admitir colaboradores remotamente com velocidade e praticidade. 

Então, depois de 2 meses e mais de 100 profissionais admitidos remotamente, conversamos com a empresa Testes Moleculares para entender como foi a experiência com o produto ContrataFast – Admissão Digital.

Continue acompanhando para conferir os resultados deste caso de sucesso e descubra 3 bons motivos para você também investir em admissão digital.

Quem é a empresa Testes Moleculares?

ETG Company é uma empresa com 15 anos de experiência no mercado de prestação de serviços. Recentemente, a empresa criou a marca Teste Moleculares para focar no combate a COVID-19 por meio do controle epidemiológico.

Para oferecer uma estrutura laboratorial dinâmica, a nova marca aposta no sistema de Drive-Thru. Assim, a empresa consegue promover teste em massa de RT-PCR e suprir a demanda de detecção do SARS-CoV-2 (COVID-19).

Os profissionais contratados no projeto foram recepcionista, apoio, enfermeiros, analistas e profissionais de laboratório responsáveis pela triagem dos testes.

Como tudo começou

Recebemos o contato da empresa Testes Moleculares em um domingo à noite. O motivo logo ficou claro, pois o laboratório já estava na fase de seleção de candidatos no Pará. Com isso, precisavam resolver o problema da admissão à distância quanto antes.

Além disso, tinha outro problema: a solução precisava estar pronta no máximo em 1 semana. 

Prazo bastante apertado para nosso tempo normal de entrega, mas, ainda assim, aceitamos o desafio e resolvemos otimizar a ferramenta de admissão digital para atendê-los.

E conseguimos: em uma semana a ferramenta já estava pronta para uso e começamos então a receber os primeiros colaboradores admitidos digitalmente. 

Vale uma pequena ressalva: no ContraFast, sua empresa pode realizar todo processo de validação de documentos (legibilidade, e-social e comparação de campos) ou utilizar nosso serviço profissional de validação. No caso da Testes Moleculares, eles escolheram realizar a validação de documentos. 

Como aplicamos o ContrataFast no laboratório Testes Moleculares?

O ContatraFast funciona em 4 etapas simples:

  1. Envio do convite de admissão ao candidato;
  2. Coleta digital de informações e documentos;
  3. Validação de dados e documentos;
  4. Confirmação da admissão.

Esses processos neste vídeo de 1 minuto:

Assim, cada novo candidato aprovado no processo de seleção, recebe um SMS e um e-mail com o link para acessar o ContrataFast.

convite por e-mail

A partir desta fase, basta o colaborador digitar suas informações e anexar a documentação, pois a ferramenta já está configurada com os campos e documentos necessário para vaga.

Desta forma, caso necessário, a empresa pode solicitar um documento específico para aquela vaga. 

Depois de submetido a toda documentação, entra a fase da validação dos documentos. Como dito, essa validação pode ser realizada pela própria empresa ou através do nosso serviço de validação de documentos:

Ao final do processo, caso a empresa escolha, é possível integrar o ContrataFast com o sistema de folha de pagamento. Desta maneira, as informações são enviadas automaticamente para o sistema, evitando o preenchimento manual das informações. 

Pronto, admissão 100% digital concluída: 

Benefícios e resultados

Além de realizar todo o processo de validação sem contato físico durante à pandemia, o ContrataFast foi importante para a Testes Moleculares na diminuição do tempo de coleta de documentos:

“A parte mais complicada de admitir um funcionário é recolher documentos, preencher fichas na mão e essas coisas…”

No caso da Testes Moleculares, foi possível diminuir 90% do tempo de coleta e validação da documentação. 

“A gente admitiu 100 pessoas que estavam no Pará sem contato físico, pegamos documentação e dados de todos. Isso é maravilhoso.” –

Rondnelli Fernandes, responsável pelo departamento pessoal do laboratório ETG.

“Todo o processo ficou muito mais ágil, eliminamos custo de impressão, tempo para assinatura e deslocamento de pessoal de São Paulo para Pará” Caroline Kishi, Coordenadora de RH. 

Caroline Kishi, Coordenadora de RH

Outro benefício importante da admissão digital é a experiência do usuário. Ao trocar o envio de documentos e informações por e-mail ou presencialmente, o novo colaborador recebe retorno sobre correções e resultado em tempo real, diminuindo assim o trabalho de realizar ligações ou acompanhamentos por e-mail com o time de RH.

Além desses benefícios, o ContrataFast também permite assinar documentos digitalmente com validade jurídica, ou seja, substitui a assinatura física de contrato de trabalho, benefícios, políticas, recebimento de Equipamento Individuais de Segurança (EPI) entre outros. 

Por que investir em admissão digital?

#1 O “Novo Normal” Digital

Em tempos de pandemia, boa parte das empresas aderiu ou oficializou o home office. Isso levou a necessidade de digitalizar processos internos para manter a produtividade da equipe à distância.

Neste cenário, a admissão digital se apresenta como uma forma segura das empresas continuarem admitindo colaboradores com eficiência igual ou superior ao processo tradicional.

#2 Burocracia inimiga do RH

Além disso, algumas pesquisas como a What’s Hindering HR’s Success in 2019 realizada pela Acess e HR Research Institute, já apontavam para digitalização de processos RH. Por exemplo, veja os resultados dessa pesquisa realizada com 338 profissionais da área: 

  • 71% dos profissionais disseram que 40% ou mais do tempo do RH é gasto em tarefas administrativas, com admissão;
  • 59% acreditam que processos ineficientes e manuais são uma barreira que os impede de acelerar as principais iniciativas de RH;
  • 41% disseram que seu próprio tempo é gasto nesses tipos de tarefas;
  • 63% disseram que a falta de tecnologias de automação os atrapalham a atingirem as metas organizacionais;
  • 82% acham que seu tempo poderia ser melhor aproveitado em outras tarefas.

#3 Inteligência Artificial substituindo processos manuais 

Fora a burocracia e tempo, outra razão para considerar a admissão digital é a substituição de processos administrativos e repetitivos pela Inteligência Artificial. 

Para você ter ideia, segundo o The Acess Group58% das atividades realizadas por um profissional de RH podem ser substituídas por automação. 

Isso porque, no final do dia, essas tarefas  representam custo e tempo mal investido pelas empresas. Desta maneira, o tempo do profissional de RH será cada vez mais valorizado em tarefas onde exija maior uso de habilidades relacionais, de raciocínio e criatividade.

Conclusão

A Admissão Digital é um novo recurso capaz de mudar a forma como os processos de admissão são realizados no Brasil. Pois, além de diminuir burocracia e retrabalho do time do RH, melhora a experiência do novo colaborador em seus primeiros contatos com a empresa (Onboarding).

Não à toa, uma pesquisa do Glassdor mostrou como um Onboarding bem feito pode aumentar a taxa de retenção em 82%.

Então, se você também quer diminuir o trabalho do seu time de RH no processo de admissão e melhorar a experiência do seu colaborador nos primeiros contatos com sua empresa, que tal conhecer hoje mesmo o ContrataFast?

Não vai perder essa oportunidade, né?

Corre e clica aqui para receber uma demonstração GRÁTIS. 

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *