Pensa comigo: no auge da pandemia, como você faria para admitir mais 100 colaboradores?
Além disso, esses profissionais serão responsáveis pela triagem do novo coronavírus. E tem mais: todos estão em outro Estado.
Situação difícil, concorda? Mas isso não é tudo.
Fora à distância, há também preocupação quanto ao prazo. Pois, cada profissional que participou deste projeto tinha a responsabilidade de identificar com agilidade se pacientes estão contaminados com o COVID-19, portanto quanto maior o processo de admissão, menor serão as chances de salvar vidas.
Em meio a este cenário, o Laboratório ETG procurou à SimbioX em busca de uma solução para admitir colaboradores remotamente com velocidade e praticidade.
Então, depois de 2 meses e mais de 100 profissionais admitidos remotamente, conversamos com a empresa Testes Moleculares para entender como foi a experiência com o produto ContrataFast – Admissão Digital.
Continue acompanhando para conferir os resultados deste caso de sucesso e descubra 3 bons motivos para você também investir em admissão digital.
Quem é a empresa Testes Moleculares?
ETG Company é uma empresa com 15 anos de experiência no mercado de prestação de serviços. Recentemente, a empresa criou a marca Teste Moleculares para focar no combate a COVID-19 por meio do controle epidemiológico.
Para oferecer uma estrutura laboratorial dinâmica, a nova marca aposta no sistema de Drive-Thru. Assim, a empresa consegue promover teste em massa de RT-PCR e suprir a demanda de detecção do SARS-CoV-2 (COVID-19).
Os profissionais contratados no projeto foram recepcionista, apoio, enfermeiros, analistas e profissionais de laboratório responsáveis pela triagem dos testes.
Como tudo começou
Recebemos o contato da empresa Testes Moleculares em um domingo à noite. O motivo logo ficou claro, pois o laboratório já estava na fase de seleção de candidatos no Pará. Com isso, precisavam resolver o problema da admissão à distância quanto antes.
Além disso, tinha outro problema: a solução precisava estar pronta no máximo em 1 semana.
Prazo bastante apertado para nosso tempo normal de entrega, mas, ainda assim, aceitamos o desafio e resolvemos otimizar a ferramenta de admissão digital para atendê-los.
E conseguimos: em uma semana a ferramenta já estava pronta para uso e começamos então a receber os primeiros colaboradores admitidos digitalmente.
Vale uma pequena ressalva: no ContraFast, sua empresa pode realizar todo processo de validação de documentos (legibilidade, e-social e comparação de campos) ou utilizar nosso serviço profissional de validação. No caso da Testes Moleculares, eles escolheram realizar a validação de documentos.
Como aplicamos o ContrataFast no laboratório Testes Moleculares?
O ContatraFast funciona em 4 etapas simples:
- Envio do convite de admissão ao candidato;
- Coleta digital de informações e documentos;
- Validação de dados e documentos;
- Confirmação da admissão.
Esses processos neste vídeo de 1 minuto:
Assim, cada novo candidato aprovado no processo de seleção, recebe um SMS e um e-mail com o link para acessar o ContrataFast.


A partir desta fase, basta o colaborador digitar suas informações e anexar a documentação, pois a ferramenta já está configurada com os campos e documentos necessário para vaga.
Desta forma, caso necessário, a empresa pode solicitar um documento específico para aquela vaga.
Depois de submetido a toda documentação, entra a fase da validação dos documentos. Como dito, essa validação pode ser realizada pela própria empresa ou através do nosso serviço de validação de documentos:

Ao final do processo, caso a empresa escolha, é possível integrar o ContrataFast com o sistema de folha de pagamento. Desta maneira, as informações são enviadas automaticamente para o sistema, evitando o preenchimento manual das informações.
Pronto, admissão 100% digital concluída:

Benefícios e resultados
Além de realizar todo o processo de validação sem contato físico durante à pandemia, o ContrataFast foi importante para a Testes Moleculares na diminuição do tempo de coleta de documentos:
“A parte mais complicada de admitir um funcionário é recolher documentos, preencher fichas na mão e essas coisas…”
No caso da Testes Moleculares, foi possível diminuir 90% do tempo de coleta e validação da documentação.
“A gente admitiu 100 pessoas que estavam no Pará sem contato físico, pegamos documentação e dados de todos. Isso é maravilhoso.” –
Rondnelli Fernandes, responsável pelo departamento pessoal do laboratório ETG.
“Todo o processo ficou muito mais ágil, eliminamos custo de impressão, tempo para assinatura e deslocamento de pessoal de São Paulo para Pará” Caroline Kishi, Coordenadora de RH.
Caroline Kishi, Coordenadora de RH
Outro benefício importante da admissão digital é a experiência do usuário. Ao trocar o envio de documentos e informações por e-mail ou presencialmente, o novo colaborador recebe retorno sobre correções e resultado em tempo real, diminuindo assim o trabalho de realizar ligações ou acompanhamentos por e-mail com o time de RH.
Além desses benefícios, o ContrataFast também permite assinar documentos digitalmente com validade jurídica, ou seja, substitui a assinatura física de contrato de trabalho, benefícios, políticas, recebimento de Equipamento Individuais de Segurança (EPI) entre outros.
Por que investir em admissão digital?
#1 O “Novo Normal” Digital
Em tempos de pandemia, boa parte das empresas aderiu ou oficializou o home office. Isso levou a necessidade de digitalizar processos internos para manter a produtividade da equipe à distância.
Neste cenário, a admissão digital se apresenta como uma forma segura das empresas continuarem admitindo colaboradores com eficiência igual ou superior ao processo tradicional.
#2 Burocracia inimiga do RH
Além disso, algumas pesquisas como a What’s Hindering HR’s Success in 2019 realizada pela Acess e HR Research Institute, já apontavam para digitalização de processos RH. Por exemplo, veja os resultados dessa pesquisa realizada com 338 profissionais da área:
- 71% dos profissionais disseram que 40% ou mais do tempo do RH é gasto em tarefas administrativas, com admissão;
- 59% acreditam que processos ineficientes e manuais são uma barreira que os impede de acelerar as principais iniciativas de RH;
- 41% disseram que seu próprio tempo é gasto nesses tipos de tarefas;
- 63% disseram que a falta de tecnologias de automação os atrapalham a atingirem as metas organizacionais;
- 82% acham que seu tempo poderia ser melhor aproveitado em outras tarefas.
#3 Inteligência Artificial substituindo processos manuais
Fora a burocracia e tempo, outra razão para considerar a admissão digital é a substituição de processos administrativos e repetitivos pela Inteligência Artificial.
Para você ter ideia, segundo o The Acess Group, 58% das atividades realizadas por um profissional de RH podem ser substituídas por automação.

Isso porque, no final do dia, essas tarefas representam custo e tempo mal investido pelas empresas. Desta maneira, o tempo do profissional de RH será cada vez mais valorizado em tarefas onde exija maior uso de habilidades relacionais, de raciocínio e criatividade.
Conclusão
A Admissão Digital é um novo recurso capaz de mudar a forma como os processos de admissão são realizados no Brasil. Pois, além de diminuir burocracia e retrabalho do time do RH, melhora a experiência do novo colaborador em seus primeiros contatos com a empresa (Onboarding).
Não à toa, uma pesquisa do Glassdor mostrou como um Onboarding bem feito pode aumentar a taxa de retenção em 82%.
Então, se você também quer diminuir o trabalho do seu time de RH no processo de admissão e melhorar a experiência do seu colaborador nos primeiros contatos com sua empresa, que tal conhecer hoje mesmo o ContrataFast?
Não vai perder essa oportunidade, né?
Agosto 31, 2020
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