Veja como fazer o acompanhamento da performance da sua equipe em home office. Fazer follow up é indispensável para a empresa. Ele ajuda a aumentar as chances de fechamento de negócios, atrai, retém clientes e ajuda no alinhamento da equipe. Mas como fazer follow up com grande parte dos funcionários trabalhando remotamente? 

O que é Follow Up? | Grupo IPub

#FiqueEmCasa, se puder.

home office já fazia parte do dia a dia de alguns profissionais, principalmente das áreas de tecnologia e comunicação. Mas o que era exceção, virou a grande maioria: estamos em isolamento social. 

E parece que a coisa vai longe…

O coronavírus infectou mais de 26,6 milhões de pessoas em todo o mundo, superando a marca de 875 mil mortos. Há países que estão com novas ondas de infecção e há casos de reinfecção pelo vírus. 

Portanto, o jeito é se adaptar. 

A prática do follow up acontece nas esferas:

  • Profissional;
  • Pessoal;
  • e comercial. 

Mas para começar, vamos te dizer o que é, quandocomo e por que fazer do follow up uma rotina em sua empresa. 

O que é follow up? 

A expressão em inglês pode ser traduzida como “acompanhar” ou “realizar um acompanhamento”. O follow up pode se referir ao acompanhamento de algo ou alguém; e é trabalhado em diferentes áreas e tipos de procedimento.

Apesar do follow up de vendas ser importantíssimo, hoje trataremos de outra vertente. Falaremos do acompanhamento do desempenho e das atividades dos colaboradores.

Cuidado! Muitas empresas confundem a prática de follow up com feedback. O feedback funciona como uma avaliação sobre a performance, ele oferece a informação. Já o follow up busca a informação.

Por quê?  

As dores de cabeça do trabalho de casa e como resolvê-las | Follow up

Como dito acima, estamos todos – ou a maioria – em home office. Apesar de sabermos da importância do isolamento social e dos benefícios que o trabalho remoto traz para os colaboradores, também sabemos que a distância acaba caindo num ciclo de procrastinação

Este monitoramento pode identificar falhas e a promover uma troca de ideias para a solução do problema. 

Dito isso, o follow up da equipe torna-se indispensável para avaliar o andamento das tarefas dos colaboradores. 

Mas, quando realizar follow up? 

A resposta é: Sempre.

Afinal, esta é uma atividade gerencial que deveria ser praticada por todo gestor e fazer parte dos hábitos presentes na cultura organizacional das empresas. 

UPIS | Cultura organizacional: o que é, quais seus níveis e como implantar

Isso reduziria, e muito, a dor de cabeça do pessoal do RH.

Você reduz os riscos de uma crise corporativa, consegue mensurar se a satisfação e os valores dos funcionários estão de acordo com os da empresa; o que auxilia na retenção de talentos e turnover.

Aproveite e assista esse vídeo da solução que tem ajudado dezenas de empresas a admitirem colaboradores remotamente.

Como fazer follow up? 

Ninguém gosta de cobrar, muito menos de ser cobrado.  

Antes de qualquer coisa, você pode dar uma olhada no plano de comunicação interna  da empresa e ver como funciona a comunicação organizacional entre as áreas e como eles lidam com temas como objetivo, diagnóstico, avaliação, etc. 

A dedicação exclusiva ao trabalho em tempos de pandemia praticamente não existe; mas o trabalho precisa ser feito.

Por isso, separamos algumas dicas para que os gestores tenham uma ideia de como realizar o follow up com a equipe trabalhando remotamente e, mesmo assim, alcançar o objetivo com sucesso.

Vamos lá:

Comunique-se 

O gestor como designer (coluna Miguel Thompson)

Parece bobo, mas uma pesquisa da  Interact feita com 2058 adultos americanos, mostrou que 69% dos gestores se sentem desconfortáveis quando se comunicam com seus colaboradores.

Os resultados também apontam que muitos gestores não gostam de se mostrar vulneráveis, reconhecer conquistas, reafirmar os objetivos da empresa, dar direções claras ou creditar os outros por boas ideias.

Então, converse com os seus colegas de trabalho sem medo. Vocês são uma equipe e têm o mesmo propósito.

Defina prazos 

Fale, abertamente, com a equipe sobre suas expectativas quanto ao projeto e defina prazos (possíveis) considerando a nova rotina de todos.

Explique a importância da atividade que cada colaborador exerce para a finalização do projeto.

Melhor do que apresentar uma lista de pendências interminável, certo?

Faça reuniões semanais de 15 minutos  

Online Meeting Etiquette Guide | CommercialCafe

Essa dica já virou moda nas startups americanas! Individualmente, peça para que os colaboradores apresentem o progresso da semana.

Atenção ao intervalo das checagens  

Assim como quando lidamos com diferentes tipos de leads (potencial consumidor), nossos colaboradores também possuem suas peculiaridades.

Os intervalos de tempo entre uma checagem e outra devem ser curtos o suficiente para não dar margem a erros. Contudo, as intervenções devem ser cautelosas, respeitando o ritmo de cada profissional.

Formulário de Contato - Relatório de Cargo - ETALENT

Seja suporte

Sabemos que as coisas não estão fáceis, mas os seus funcionários esperam por um direcionamento e contam com a sua ajuda quando necessário. Um momento de troca, novas ideias e possíveis soluções contribuem (e muito) para o sucesso do follow up.

Organize-se!

Tenha tudo anotado: quais são as metas da equipe, as tarefas que estão sendo realizadas e quem são os responsáveis por elas. Com tudo organizado, você consegue saber o que precisa ser monitorado.

E quando falamos de organização, por favor: não estamos falando de cadernos, e-mails ou post-its. Mas sim, de uma ferramenta onde você consiga centralizar todos os documentos e informações sobre o projeto.

Assim, qualquer mudança no checklist que você – ou alguém da equipe – precisar fazer, estará lá.

Alta Energia

Mas como? Com a Intranet Fast.

Ela é ótima para centralizar os documentos mais utilizados pelos colaboradores: contatos dos fornecedores, listar os principais sites utilizados e é excelente para divulgar os treinamentos, comemorações e reuniões.

Post by SimbioX
Setembro 8, 2020

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