fbpx
O que é Psicologia Organizacional?

RH

O que é Psicologia Organizacional?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 21 de julho de 2020

Saiba como a psicologia organizacional aumenta a produtividade nas empresas. 

A Psicologia Organizacional é uma linha de atuação da psicologia com foco no mundo empresarial. No entanto, o foco é a área de Recursos Humanos, alinhando os interesses entre os funcionários e a empresa. 

Essa metodologia advém da evolução da psicologia industrial, que era muito focada em produtividade, sem levar em conta a qualidade de vida na empresa e as relações interpessoais dos colaboradores. 

Com o passar dos anos e estudos voltados as relações de trabalho entre os times, foi-se descobrindo que a boa convivência entre os colaboradores era fundamental para construir uma base sólida e assim a psicologia organizacional foi se desenvolvendo até ser o que é hoje. 

O principal objetivo da psicologia organizacional é melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos funcionários, para que eles se sintam em casa e desempenhem suas funções com mais qualidade e vontade. 

Uma imagem contendo pessoa, homem, pessoas, mulher

Descrição gerada automaticamente

Portanto, são analisados os comportamentos humanos em relação ao ambiente de trabalho, atuando nos problemas organizacionais, identificando e agindo na resolução de conflitos, reduzindo os impactos causados nas relações interpessoais, e melhorando tanto o ambiente como os resultados da empresa.

Um ambiente colaborativo:

  • Ético;
  • Onde o funcionário tem voz;
  • Segurança no trabalho;
  • Equipamentos adequados;
  • Acolhimento;

Certamente, são questões entre diversas que podemos citar como bem estar no meio de trabalho.  

Ou seja, a psicologia organizacional é quem é responsável por criar esse ambiente de boa convivência, que estimula a produtividade e traz um equilíbrio entre os desejos da companhia e o bem estar e qualidade de vida da equipe. 

Um ambiente equalizado e positivo é também um grande impulsionador do Employer branding, já que ajuda a marca empregadora na organização com o objetivo de atrair e reter novos talentos. 

Qual a importância da Psicologia organizacional para as empresas? 

Os colaboradores são a engrenagem da empresa, isto é, o sucesso de um negócio está intimamente ligado às pessoas. São os colaboradores que organizam as atividades, elaboram estratégias, cuidam do local e fazem a roda girar. 

Então, cuidar bem dos colaboradores trás diversos benefícios e caminha para uma boa gestão do ambiente e promove qualidade de vida no meio laboral. Afinal, colaboradores satisfeitos são mais produtivos e trazem resultados mais favoráveis. 

Desenho de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente
Abaixo você vai ver algumas áreas de atuação da psicologia organizacional: 

Apoiar a Diversidade Nas Organizações 

O psicólogo organizacional deve incentivar ações de promoção da diversidade nas organizações, a fim de que as empresas contratem as pessoas por suas competências, independente da sua raça, orientação sexual ou identidade de gênero. 

A diversidade traz benefícios, como inovação, criatividade e engajamento. Visto que, se a empresa quer se manter à frente no mercado, ela precisa reconhecer a necessidade das diferenças, independente de leis, enxergando os resultados positivos dessa inclusão. 

Análise de Cargos e Gestão Por Competência 

A psicologia organizacional contribui na análise de cargos e gestão por competência, desenvolvendo procedimentos para descrição de cargos e tarefas, e também entendendo com os funcionários as divergências de relacionamento que ocorrem, estimulando uma relação de confiança e respeito. 

Além disso, são usados também os testes comportamentais, buscando competências e características da personalidade dos colaboradores, para colocá-los em posições que obtenham melhor desempenho. 

Avaliação de Desempenho dos Colaboradores 

avaliação de desempenho é a pesquisa entre os colaboradores que visa levantar os principais pontos fortes e os pontos de aperfeiçoamento dos funcionários, para que se possa elaborar um plano de capacitação e a contínua evolução dele. 

Ainda mais essa avaliação tanto é usada para uma seleção de profissionais no mercado, quanto para promoção interna de funcionários, reenquadramentos, etc. 

Pesquisa de Clima Organizacional 

Para tratar os pontos de melhoria e identificar os pontos de dificuldade das equipes, as empresas têm usado cada vez mais a pesquisa de clima. 

A pesquisa de clima organizacional consegue analisar a organização como um todo, checando os pontos de satisfação e insatisfação dos funcionários e suas interações com os demais. 

Sendo uma ferramenta bastante estratégica na gestão de pessoas, a pesquisa de clima chega ao ponto de avaliar o nível de engajamento dos colaboradores e qual o grau de satisfação em seu ambiente de trabalho. 

Outra informação relevante da pesquisa é a análise do grau de alinhamento entre a cultura organizacional e as ações do dia a dia, propondo planos de melhoria para que a empresa consiga crescer com eficiência.  

Qualidade de Vida no Trabalho 

As empresas que se preocupam com uma boa qualidade de vida no trabalho aumentam a satisfação dos funcionários com relação ao seu local de trabalho. 

Programas como ginástica laboral, meditação ajudam a obter resultados muito interessantes quanto a motivação e produtividade. 

Recrutamento e Seleção de Pessoas

O recrutamento e seleção é um pilar muito importante da psicologia organizacional, já que as boas contratações que determinam o sucesso das atividades e do ambiente.

A metodologia de admissão e as técnicas de seleção que serão usadas são influenciadas pelo psicólogo organizacional, que analisa o ambiente de trabalho e define o perfil do profissional que está avaliando para o cargo. 

Uma das metodologias que fazem parte da seleção são as dinâmicas de grupo, que são conduzidas com o objetivo de extrair ou disseminar um conhecimento específico aos participantes. Mas as dinâmicas também podem ser usadas em ações de engajamento de trabalho em equipe dos funcionários. 

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Capacitar os colaboradores com treinamentos, reuniões e cursos, além de desenvolverem suas equipes, promovem a retenção dos talentos contratados. 

Compreendendo o comportamento humano nas organizações, e resolvendo as questões interpessoais, conseguem criar um ambiente favorável à inovação e produtividade. 

Quais são os benefícios da Psicologia Organizacional?

Conheça 5 formas da psicologia do trabalho ajudar as empresas l Telavita

A Psicologia organizacional traz muitos benefícios às empresas, dos quais podemos citar: 

Melhorias no Clima Organizacional 

Tendo um psicólogo organizacional atuando no clima da empresa ajuda o ambiente de trabalho ficar muito mais saudável e produtivo, com uma maior colaboração entre os funcionários e os líderes da empresa. 

Além de excelentes resultados internos e externos para a companhia, como em relação aos lucros, a marca passa a ser percebida de uma forma mais positiva perante o mercado. 

Maior Produtividade e Engajamento 

Levantando em consideração o perfil dos colaboradores e entendendo os pontos a serem trabalhados, os gestores conseguem visualizar o perfil da sua equipe, e que atividades os motivam mais, tornando-os mais colaborativos e produtivos. 

Os psicólogos organizacionais ajudam os líderes conhecerem melhor seus colaboradores e dar insumos para engajá-los e retê-los por mais tempo em suas funções.  

Redução de Custos 

Onde há um ambiente agradável, a rotatividade diminui. Por consequência, os custos com processos de recrutamento e seleção também caem.

Quanto mais tempo os bons profissionais permanecerem na empresa, melhor para o resultado como um todo. 

Como faço para implementar a psicologia organizacional na minha empresa?

Uma imagem contendo espelho, colar

Descrição gerada automaticamente

Para implementar a Psicologia Organizacional na empresa, é necessária uma equipe formada por psicólogos organizacionais e profissionais de Recursos Humanos.  

Apesar dos custos para implementação com a contratação dos profissionais, testes, pesquisas, ganho com a implementação da área na empresa é um investimento, já que nota-se melhorias nos negócios e aumenta e muito os ganhos. 

Se a sua empresa deseja ter melhores resultados, processos mais eficientes e equipes mais engajadas, é preciso investir em ações nessa área de atuação. 

Ficou clara a importância da psicologia organizacional para uma empresa?  

Quer tornar seu RH cada vez mais estratégico? Marque um bate papo com a Simbiox e saiba como implementar tudo isso de forma tecnológica!  

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *