30 de Junho é comemorado o Dia da Mídia Social, ou Social Media Day.

A data foi criada em 2010 pelo site Mashable – famoso portal americano sobre tecnologia.

Acredite: essa data é excelente para criar campanhas e ações de endomarketing com seus colaboradores.

Então, confira a seguir 3 motivos para aproveitar essa data na sua empresa e 8 ideias de endomarketing para gerar engajamento interno no social media day.

Pronto para usar sua criatividade?

Motivo 1: Redes sociais aquecidas

Empresas do varejo aproveitam essa data para criar promoções especiais nas redes sociais.

Além disso, sites de tecnologia e páginas famosas nas redes sociais usam esse dia para aumentar o engajamento com a audiência.

E o que isso significa? Sim, redes sociais aquecidas e pessoas prontas para interagir.

Por isso, aproveitar essa data para gerar engajamento nas redes sociais, é uma excelente ideia para sua empresa.

Motivo 2: Aumente os números de seguidores nas suas páginas

Se antes uma empresa fora do Google era considerada “inexistente”, hoje as redes sociais também ocupam esse lugar.

Então, se sua empresa já usa redes sociais, mas nem todos os seus colaboradores curtem ou seguem suas páginas, o Dia Da Mídia Social é o momento ideal para incentivá-los a seguirem.

Motivo 3: Esta data é um lembrete de como as redes sociais transformaram a comunicação nas empresas

A comunicação interna nas empresas é um reflexo da comunicação nas redes sociais.

Afinal, seus colaboradores provavelmente fazem parte de alguma rede social como Instagram, Tiktok ou YouTube.

Portanto, essa data também é um lembrete de como a comunicação se transformou a partir das mídias sociais.

Pois, se antes as mensagens eram unilaterais, ou seja, ao enviar uma mensagem não se esperava respostas para ela.

Atualmente, qualquer pessoa em tempo real pode tanto participar de uma conversa online sem depender de uma autorização de alguém.

Percebeu como há vantagens em aproveitar essas datas para gerar engajamento interno?

Mas, eu sei que você quer algumas ideias criativas para criar campanhas de endomarketing, certo?

Então, vamos lá.

Nota: você sabe a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

Apesar do brasileiro entender rede social como mídia social, tecnicamente são coisas diferentes.

Enquanto a mídia social são o conjunto de ferramentas e formas de se comunicar online, as redes sociais são plataformas (proprietárias) pensadas para estimular a interação entre os usuários.

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1 – Concurso de compartilhamento

Às vezes o que falta para seu conteúdo nas redes sociais “bombar” é um “empurrãozinho”.

Então, que tal promover um concurso de compartilhamento nas redes sociais?

Para isso, peça aos colaboradores para compartilhar os conteúdos das suas páginas oficiais.

Fizemos essa ação aqui e demos para o ganhador um squeeze exclusivo da empresa:

Fora isso, com a ação aumentamos em 3% nossos seguidores na nossa página da SimbioX no LinkedIn em apenas 30 dias.

Dia da mídia social 2021

Aliás, a segunda versão desse concurso será um voucher almoço no Outback.

Dia da mídia social 2021

2 – Campanha: já seguiu nossas páginas?

Ter todos os seus colaboradores seguindo suas páginas nas redes sociais aumenta o reconhecimento da sua empresa como marca empregadora.

Afinal, isso mostra como quem trabalha lá tem orgulho em pertencer à organização.

Pensando nisso, crie uma campanha para pedir aos seus colaboradores seguirem suas páginas nas redes sociais.

Publique uma notícia na Intranet com todos os links das suas redes sociais.

Obs.: como sugestão, dê prêmios para os 10 primeiros que fizeram isso. A galera vai se empolgar.

3 – Deixe uma avaliação nas redes sociais

Essa é uma ótima ideia para passar confiança tanto para futuros colaboradores quanto para clientes e parceiros.

Avaliação nas redes sociais é uma prova pública dos valores da sua empresa.

Então, crie uma campanha para seus colaboradores deixarem uma avaliação nas redes sociais.

Cada rede social possui um tipo de avaliação. Por exemplo, no Facebook a avaliação é feita usando estrelas e um comentário:

No Google Meu Negócio é a mesma coisa, porém, as avaliações vão aparecer no Google Maps:

Dia da mídia social 2021

Obs.: para deixar uma avaliação da sua empresa no Google Maps, basta buscar pela empresa no Google e em seguida clicar em “comentar?”

Dia da mídia social 2021

Em outras redes sociais, como o LinkedIn, não é possível deixar uma avaliação na página da empresa. Porém, você pode publicar uma avaliação no perfil pessoal da pessoa:

Dia da mídia social 2021

Neste caso, crie uma campanha para as pessoas deixarem um depoimento no perfil uma das outras.

Isso vai melhorar a marca pessoal de cada colaborador no LinkedIn.

4 – Crie uma hashtag exclusiva

Desde quando o Twitter popularizou as hashtags, o uso de hashtags em publicações se tornou comum.

Hoje, as hashtags é a maneira mais fácil de uma pessoa encontrar conteúdos nas redes sociais – especialmente no Instagram e Twitter.

Por isso, que tal criar uma hashtag exclusiva da sua empresa para as redes sociais?

Vá além, peça para seus colaboradores usarem a hashtag sempre quando postarem algo da sua empresa.

Com o tempo, as pessoas vão ficar curiosas com a hashtag e, ao clicar, vão descobrir conteúdos espontâneos dos seus colaboradores.

Outra vantagem: nesta jornada os usuários vão enxergar a sua empresa (e quem sabe não virar cliente?)

5 – Escreva para o blog da empresa

Como falamos, mídias sociais não se resumem as redes sociais. Portanto, aproveite o talento dos seus colaboradores para escrever para o blog da empresa.

Manter o blog corporativo atualizado e relevante é um desafio para os gestores de marketing.

Com essa ação, você vai ajudar a manter os conteúdos do blog atualizados.

Quer uma prova?

Fizemos essa ação aqui na SimbioX e um dos conteúdos escritos pelos colaboradores está entre os 11 mais acessados deste blog:

Veja o conteúdo completo neste link.

Como incentivo, pagamos entre R$ 120,00 a R$ 200,00 por conteúdo (dependendo do tamanho).

Obs.: antes da publicação no blog, o texto passa pela revisão da equipe de marketing.

6 – Faça um Wikipedia da sua empresa

Sabia que as informações da Wikipedia podem ser escritas por qualquer pessoa?

Isso mesmo, basta fazer login na ferramenta e incluir informações.

Agora, imagina alguém digitar o nome da sua empresa e ela aparecer no Wikipedia?

Para fazer isso, crie uma campanha para as pessoas completarem as informações da sua empresa no Wikipedia.

Claro, neste caso a pessoa deve ter um bom conhecimento sobre a empresa.

Por isso, divida as etapas do processo. Por exemplo: o fundador escreverá sobre a origem da empresa, time de vendas sobre o produto e assim por diante.

Para entender com detalhes como criar páginas no Wikipedia, veja essa página do Wikipedia.

7 – Concurso Digital Influencer

Digital influenciar está ligado à quantidade de pessoas que te seguem nas redes sociais.

Não existe um número ao certo, mas segundo o site Konnet para ser um “microinfluenciador” você precisa ter entre 1 mil a 40 mil seguidores.

Mas, calma.

Sei que influenciar vai além de ter milhares de seguidores, mas isso é suficiente para você aproveitar essa ideia.

Crie uma campanha para as pessoas criarem conteúdo sobre a sua empresa nas redes sociais.

Vale YouTube, Instagram, Facebook ou outra rede social de relevância para sua empresa.

Para facilitar, separe os conteúdos por tópicos. Por exemplo:

  • Como é trabalhar aqui?
  • O que minha empresa faz?
  • Conheça os bastidores da minha empresa.

A ideia é criar um concurso onde o conteúdo com mais interações (quantidade de visualizações, likes ou comentários) ganhe um prêmio.

Por fim, capriche no prêmio para o ganhador.

Por exemplo, dê um smartphone top de linha.

Nota: Sim, algumas pessoas são mais tímidas e talvez não participem, mas se você escolher o prêmio certo, aumentam suas chances de cooperação.

8 – Parceria com digital influencers

Se você tem um orçamento maior, a dica é fazer parcerias com digital influencers.

Por exemplo, busque parcerias com influenciadores de:

-Beleza (maquiagem, cabelo, roupas)
-Cosméticos
-Cultura Pop;
-Do it Yourself “DIY” (faça você mesmo).

Entre outros.

Daí, promova um workshop interno com a presença desses influenciadores.

A dica para acertar na parceria é realizar uma pesquisa prévia sobre quais são os influenciadores preferidos dos seus colaboradores (ou qual tema é mais interessante).

Conclusão

Viu? Com um pouco de criatividade você pode engajar colaboradores até mesmo no Dia da Mídia Social.

Então, não perca tempo e comece a aplicar essas dicas na sua empresa.

Agora, você quer ter acesso a ideias infinitas de endomarketing para inspirar suas campanhas?

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Entre e aproveite.

Post by Cristiano Sacramento
Junho 4, 2021

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