Você provavelmente tem uma conta no Facebook e se não tem, deve ter em alguma outra rede social. O que essas redes sociais têm em comum é o poder de conectar pessoas dos mais diversos tipos e estilos.

No Brasil, por exemplo, já são mais de 68 milhões de pessoas que usam os seus celulares para navegar nas redes sociais.  

Esses números atraíram também a atenção do mundo corporativo. Afinal, porque não estar presente onde o seu cliente está, não é mesmo? 

Algumas empresas já perceberam isso e estão presentes nas redes sociais e investem em estratégias de marketing para se conectar, interagir e desenvolver relações fortes e verdadeiras com seus clientes.

Isso vem funcionando muito bem; hoje temos as Company Pages, posts patrocinados, entre outros recursos para empresas dentro das redes sociais. 

Mas por um outro lado, ao mesmo tempo que as redes sociais trazem benefícios para as empresas, elas também são vistas como um “problema”. 

Isto é, no ambiente interno, elas podem atrapalhar no rendimento do colaborador, dessa forma, afetando sua produtividade. 

Por isso, algumas empresas as bloqueiam para uso pessoal, impedindo o colaborador de acessar sua conta em qualquer rede social através do computador de trabalho.

Como o Yammer pode ajudar sua empresa

Pensando nisso, a Microsoft criou o Yammer (conhecido como: “Facebook corporativo”), é uma alternativa profissional para as empresas, que permite o aproveitamento de todo potencial das redes sociais, livre de riscos e trazendo autonomia para a empresa quanto ao monitoramento e gerenciamento.

De forma resumida, o Yammer, foi projetado para ajudar as empresas a construir uma comunidade, envolver clientes e colaboradores, e criar um ambiente onde novas ideias e inovações possam surgir.

Continue lendo esse artigo e descubra todo o potencial do Yammer, a Rede Social Corporativa da Microsoft para sua empresa.

 

O que é o Yammer?

Yammer - A Rede Social Corporativa da Microsoft

Bom, como mencionado anteriormente, o Yammer é conhecido como o “Facebook Corporativo” ou “Facebook para negócios”.

Diferente do Facebook que já conhecemos e que muitos de nós usamos, onde por exemplo, é possível acompanhar as postagens de amigos sobre o que eles fizeram no final de semana, ou até mesmo nos deparamos com alguns anúncios patrocinados.

No Yammer, por se tratar de uma rede social corporativa, o conteúdo é específico para empresa e é compartilhado por colegas de trabalho.

Além disso, o Yammer foi desenvolvido como uma ferramenta de comunicação interna para as empresas e seus colaboradores, permitindo que eles colaborarem e compartilharem ideias dentro de grupos, como por exemplo: departamentos.

Tudo isso de forma segura e como uma alternativa além da comunicação por e-mail.

Portanto, é uma ótima ferramenta para melhorar e promover a comunicação entre departamentos, colaboradores e agentes externos.

Permite que os usuários compartilhem suas opiniões e percepções sobre projetos e até mesmo, iniciem discussões sobre o que está acontecendo em seu departamento. 

Sendo uma ótima ferramenta para motivação no trabalhoemployer branding

Onboarding com o Yammer

É ótimo também para fazer o Onboarding de um novo colaborador, onde todos podem enviar mensagens de boas-vindas e já deixar o novo colaborador por dentro do que acontece dentro da empresa. 

Com o aumento do home office por conta da pandemia, ferramentas como o Yammer vem se mostrando bastante necessárias, pois, permitem uma comunicação flexível, contribuem para Employee Experience e fornecem um meio de se manter atualizado com assuntos importantes da empresa estando dentro ou fora do escritório.

Confira algumas funcionalidades do Yammer, rede social corporativa da Microsoft

Existem diversos recursos integrados ao Yammer que foram projetados para facilitar a colaboração e a comunicação, veja alguns deles: 

  • Publicar anúncios da empresa, eventos e notícias do setor; 
  • Curtir, comentar, seguir postagens e conteúdos;
  • Anexar um arquivo, GIF, foto ou vídeos;
  • Criar subgrupos para colaboração em projetos de equipe;
  • Enviar e receber mensagens privadas;
  • Compartilhar arquivos para colaboração através do SharePoint ou OneDrive;
  • Criar enquetes de forma rápida e fácil para feedback em tempo real; 
  • Alterar as configurações de notificação que atendam suas preferências, semelhante ao LinkedIn ou Facebook; 
  • Incorporar feeds em outras plataformas de comunicação como a Intranet Corporativa
  • Medir o engajamento dos colaboradores por meio do “contador de atividades” e relatórios de postagem;
  • Fazer @menção a pessoas para colocá-las a par das conversas; 
  • Manter-se conectado fora do escritório com o aplicativo móvel do Yammer. 

Essas são algumas em meio a muitas outras funcionalidades do Yammer.  

Dica: Você também pode conferir as funcionalidades através desse vídeo da Microsoft e aprender como editar o seu perfil no Yammer e personalizar a sua rede social corporativa, clicando aqui!

“Com o Yammer, é possível se conectar e interagir com todos da empresa para debater ideias, compartilhar atualizações e interagir com outras pessoas do mundo inteiro.”

— Microsoft

Por que usar o Yammer na minha empresa? 

O “tabu” de que as redes sociais podem atrapalhar o rendimento do trabalho, deixa de existir quando implementada da forma correta.  

O Yammer tem a capacidade de não apenas melhorar a comunicação e a colaboração, mas também influenciar diretamente na eficiência da organização. 

Acessando Yammer no computador

Então, por que usar o Yammer na sua empresa? Bom, logo abaixo você vai conferir 7 maneiras pelas quais o Yammer pode agregar valor à sua empresa:

1- Redes sociais com foco no trabalho 

Muitas empresas bloqueiam as redes sociais tradicionais (ou seja, Facebook, Intagram…) de sua rede, pois acreditam que isso pode causar distração para os colaboradores, impactando diretamente na produtividade.  

Como o Yammer é uma solução voltada para o trabalho, inclusive, faz parte do pacote de aplicativos do Microsoft 365, as empresas podem tirar proveito da colaboração social sem as distrações que podem ocorrer devido as conexões pessoais.

2- Integração com outros aplicativos da Microsoft 365 

Como visto, algumas funcionalidades do Yammer se integram perfeitamente com os aplicativos da Microsoft 365, como: Microsoft Teams, SharePoint e OneDrive.

Por exemplo, com a integração com o SharePoint, você pode incluir facilmente um feed do Yammer em seu site em SharePoint, dando as pessoas a capacidade de se comunicar e conversar sem ter que sair do site.

Aqui na SimbioX, incluímos o Yammer em nossa Intranet: 

Intranet SimbioX

3- Promova Conexões

Com o Yammer, a conexão e a cultura dentro de uma organização podem ser elevadas e nutridas com mais facilidade, fortalecendo a diversidade e diminuindo os ruídos na comunicação

Mas isso não se limita apenas para os colaboradores. O Yammer é uma ferramenta com um grande potencial.

Contudo, as organizações também podem criar um ambiente de colaboração e comunicação com contratados, fornecedores e clientes.

4- Alternativa para e-mail 

Um dos maiores desafios para as empresas, principalmente para muitos colaboradores é a quantidade de e-mails que chegam à caixa de entrada das pessoas todos os dias.

Para anúncios e comunicações menos urgentes, o Yammer é uma ótima alternativa ao e-mail tradicional, acaba sendo como uma espécie de “quadro de mensagens”

Ou seja, as postagens e anúncios podem incluir qualquer coisa, desde informações sobre atividades de marketing interno (endomarketing), as notícias do mercado e eventos futuros que podem ser de interesse dos colaboradores.

5- Interatividade 

Com o Yammer é possível apresentar eventos ao vivo.  

Com isso, dá para criar de forma fácil e prática reuniões abertas, reuniões corporativas e treinamentos. Em alguns casos, podendo promover eventos com até 10.000 participantes. 

6- Segurança e conformidade 

Além do impacto negativo das redes sociais tradicionais, como o Facebook, que afetam a produtividade do trabalho, a outra grande preocupação das empresas são os riscos relacionados à segurança e conformidade perante as leis.

O Yammer tem o nível de segurança empresarial que você pode esperar de um produto Microsoft, incluindo a capacidade de definir políticas de senha, ter vários níveis de funções administrativas e controlar uploads de arquivos.

O Yammer também vem com recursos integrados para conformidade com GDPR, controle de políticas de retenção de dados (LGPD), capacidade de gerar relatórios de conformidade, entre outros.

7- Colaboração interna e respostas rápidas 

Criando grupos no Yammer, é possível colaborar de uma forma que conecte a todos da empresa. Ele fornece uma plataforma para receber respostas imediatas dos membros da equipe.  

Isso é facilitado por conta da função de “notificação”, que oferece a opção de receber uma notificação pop-up ou e-mail dependendo das configurações, quando outro usuário responder a uma ação ou postagem que você fez.

Isso significa que as pessoas podem obter suas respostas mais rapidamente e com isso o trabalho pode ser concluído antes do previsto, aumentando a produtividade.

Mas afinal, como usar o Yammer?

Recentemente, estive uma reunião com um cliente que utiliza a Rede Social Corporativa Yammer e conversamos sobre duas coisas:

  1. Por que a minha Rede Social Yammer caiu desuso em nossa empresa?
  2. Será que vale implantarmos uma Intranet ou reimplantar o Yammer?

Este é o tipo de problema que me deparo frequentemente nesses meus longos anos de Office 365, mais de 10 anos de Intranet e 5 anos de Yammer, pois bem, vamos aos pontos:

Produtividade

Primeiro temos que entender que ninguém tem mais tempo e paciência de ficar acessando e logando em diversas aplicações dentro da empresa, somos cobrados por resultados direto e não por resultados indiretos, tudo hoje é "para ontem”!

Rede Social x Rede Social Corporativa

Em segundo lugar, no mundo corporativo o uso de uma rede social Yammer é diferente de uma rede social pessoal (ex. Instagram), temos objetivos diferentes, compartilhamentos diferentes e resultados diferentes, em outro post podemos abordar alguns insights de práticas de sucesso para o Yammer.

Decentralizar produção de conteúdo

Além da dificuldade de acessar outra ferramenta, a rede social corporativa cai em desuso pois, se esperarmos as pessoas postarem algo, morreremos na praia.

Todos tem que ser estimulados com posts curtos, assuntos de relevância, novidades e lógico, fotos.

Esses posts tem que ir do CEO, diretores e todos objetivando decentralizar o conteúdo e criar uma democracia, ou seja, quem gera conteúdos são todos da empresa e não apenas a Comunicação interna ou RH.

A rede social tem que ser monitorada apenas e não travada.

Fica a dica!

É possível criar grupos de Comitês, Projetos, Assuntos , Campanhas e até usá-lo como Portal de Conhecimento (algo que em breve deve crescer muito ainda)!

Resumindo, para ter um ótimo uso da rede social corporativa traga-o para a Intranet, integre-o, post você também, dê likes em assuntos interessantes, compartilhe novidades e comente tudo na medida do possível!

Para concluir, é nítido o impacto das redes sociais em nossas vidas e o poder das conexões.

Contar com uma ferramenta como o Yammer dentro da empresa é manter os colaboradores sempre conectados e engajados.

E isso, nos dias de hoje, se torna indispensável visto que as empresas querem que os seus colaboradores estejam engajados e alinhados com a cultura organizacional.

Sem contar que estimula a criatividade e inovação, e que as informações cheguem com mais rapidez e facilidade para os colaboradores. Promovendo o engajamento e interação deles.

É uma plataforma bastante versátil e que dá para ser configurada da maneira que melhor atender as necessidades e objetivos da empresa. E se integra facilmente com outros aplicativos do Microsoft 365.

Se você já faz uso do Microsoft 365 em sua empresa, provavelmente o Yammer está incluso em seu pacote. Então, não deixe de aproveitar todas essas funcionalidades e benefícios que ele pode proporcionar para sua empresa.

Sem dúvidas, o Yammer pode causar uma verdadeira transformação na comunicação interna da sua empresa, onde o senso de comunidade será fortalecido gerando conexões fortes entre colegas de trabalho, empresa e colaborador e colaborador e empresa. 

Não tem Intranet? Tudo bem. Fique à vontade para conhecer a SimbioX Intranet, que conta com mais de 30 recursos exclusivos. Clique aqui e fale com um especialista.

Post by Fernanda Palmieri
Dezembro 3, 2020

Comments