fbpx
Trabalho home office: sua empresa já aderiu?

RH

Trabalho home office: sua empresa já aderiu?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 27 de março de 2020
🔴 Webinar Jornada do Colaborador na Prática em 10 etapas. Grátis

A pandemia do coronavírus, que tem assolado o mundo desde janeiro deste ano, está impondo uma nova realidade ao mercado. Nesse contexto de mudanças e adaptações, o trabalho home office tem sido um modelo recorrente entre empresas de todo o mundo, inclusive no Brasil.

De maneira geral, até pouco tempo, o home office fazia parte do dia a dia de poucos negócios e era adotado por alguns profissionais, geralmente os da área de tecnologia e comunicação. Hoje, o cenário mudou. Principalmente por conta das novas tecnologias e da mudança de pensamento das empresas sobre o trabalho a distância, ele já se tornou um dos recursos mais utilizados por organizações e profissionais de todas as áreas.

Especialmente em um contexto de saúde pública, que tem determinado o isolamento social da população, o home office se apresenta como uma alternativa que atende, principalmente, ambos os lados da relação trabalhista, de modo que diversos atendimentos e serviços não sejam interrompidos.

Neste guest post, produzido pelo Tangerino — controle de ponto digital, você conhecerá as principais características do trabalho home office e algumas das vantagens já comprovadas que mostram como ele funciona.

O que é e como funciona o home office?

Conhecido como escritório em casa, trabalho remoto, trabalho a distância ou teletrabalho, o home office é um modelo que permite a qualquer pessoa efetuar suas tarefas sem, necessariamente, estar dentro da empresa. Desde que tenha ferramentas adequadas, como um computador ou notebook, além de acesso à internet.

Apesar da explicação aparentemente simples, os profissionais e empresas que decidem adotar o home office precisam ficar atentos ao fato de que, apesar da flexibilidade e da falta de um chefe presencialmente, esse modelo requer alguns cuidados e preparos.

Cuidados com o home office

Justamente porque o trabalho home office oferece essa flexibilidade, ele precisa ainda mais de planejamento e organização, caso contrário, a pessoa pode acabar indo por dois caminhos negativos:

  • OU pelo caminho da falta de organização e de compromisso com as tarefas, fazendo com que as atividades e os prazos não sejam cumpridos;
  • OU para o lado do excesso de trabalho, quando o colaborador não impõe um limite e acaba trabalhando mais do que deveria.

Assim, o trabalho home office funciona a partir de três diretrizes fundamentais:

  1. O uso de ferramentas que permitam aspectos como boa comunicação, realização de reuniões por videoconferência, troca de conteúdos para aprovação e até formas de monitorar e gerir as tarefas das equipes;
  1. A organização do local onde serão efetuadas as tarefas para que lembre, o máximo possível, o ambiente de trabalho, favorecendo a produtividade por meio de clima, iluminação e tranquilidade;
  1. O planejamento das tarefas a serem feitas e entregues dentro do prazo combinado com a empresa, a fim de que se encaixem no tempo definido para a sua realização.

Por que fazer home office?

Há algum tempo tem sido possível citar diversas vantagens, encontradas tanto pela empresa, quanto pelo colaborador. Isso reforça como o trabalho home office pode ser uma escolha acertada, principalmente quando ambas as partes conseguem se ajustar ao modelo e enxergar ganhos.

No atual contexto de pandemia, devido ao coronavírus, em muitos casos, o trabalho remoto passou a ser a única escolha para proteger todos os envolvidos da empresa, sem que para isso fosse preciso interromper diversos serviços.

Benefícios do home office para o colaborador

  • O profissional tem liberdade para fazer os próprios horários, de maneira que sua produtividade tende a aumentar, conforme se sente mais à vontade para trabalhar;
  • Trabalhar de casa implica em não precisar se deslocar até o local de trabalho, o que evita estresse com trânsito e possíveis atrasos. Além do que, favorece a mobilidade urbana, já que diminui o número de pessoas circulando em carros e transporte público;
  • Maior produtividade com a redução de interrupções no trabalho, além de maior privacidade para produzir, já que não há a presença física de outras pessoas;
  • Permite conciliar as tarefas da empresa com a resolução de problemas e rotinas pessoais do dia a dia, como ir ao banco ou a uma consulta médica, sem a necessidade de solicitar atestado.

Benefícios do home office para as empresas

  • Aumenta a possibilidade de contratação de especialistas e talentos sem a preocupação com a distância;
  • Favorece a atração e retenção de talentos, afinal, o home office faz parte do pacote de benefícios da empresa e, geralmente, é visto pela maioria dos profissionais como vantagem de uma empresa flexível;
  • Permite a redução de desperdícios de recursos, como impressão de papel e gastos com água e energia;
  • Incentiva a relação de confiança entre empresa e colaborador, uma vez que ele acaba ganhando autonomia e menos cobranças com detalhes como atraso de chegada, por exemplo, que podem ocorrer.

Porque o trabalho home office é uma alternativa à pandemia de coronavírus?

A pandemia de coronavírus, que começou na China e já se alastra por todos os continentes, fez com que os governos e as empresas adotassem o regime de home office. Em alguns acasos, empresas têm colocado toda a sua operação em trabalho remoto, principalmente as atividades de escritório e que podem ser feitas com um computador/notebook e acesso à internet.

Uma pesquisa, feita pela Betania Tanure Associados com 359 empresas brasileiras, mostrou que mais da metade das entrevistadas optou pela adoção do home office de pelo menos uma parte da equipe, após a evolução dos casos confirmados no Brasil.

Apesar do estado grave pelo qual o mundo passa, o trabalho a distância tem se mostrado uma solução efetiva para evitar que as empresas paralisem totalmente suas atividades, sem, contudo, expor seus colaboradores ao risco da contaminação.

Além disso, a modalidade é uma oportunidade de avaliar a possibilidade de o home office ser adotado com segurança em qualquer situação, relacionando à capacidade de resposta e de entrega das tarefas pelos colaboradores, sem perda de qualidade.

Percebeu como o trabalho home office, além de vantajoso é também uma alternativa eficaz para que o mercado se adapte às condições com flexibilidade, mas sem perder em qualidade? E mais: O Tangerino te ajuda no controle e gestão de ponto dos colaboradores. Faça o teste grátis!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *