fbpx
Tipos de indicadores de desempenho: entenda porque sua empresa precisa!

Comunicação Interna

Tipos de indicadores de desempenho: entenda porque sua empresa precisa!

SimbioX
Escrito por SimbioX em 12 de janeiro de 2021
Tipos de indicadores

A gestão por indicadores ou KPIs (Key Performance Indicator) é uma metodologia que usa indicadores de desempenho para avaliar os fatores de sucesso de uma empresa.

Essa metodologia utiliza o monitoramento dos processos como objetivo de apoiar a tomada de decisão dos gestores.

Através desse modelo de gestão, conseguimos medir a performance corporativa e analisar tendências de mercado, deixando a empresa cada vez mais competitiva.

Esses indicadores são divididos por tipos de gestão, podendo ser:

  • Estratégicos;
  • Processuais;
  • Funcionais e individuais.

Eles ajudam a ter uma visão da empresa como um todo e enxergar onde ela está obtendo sucesso e onde precisa melhorar.

Além de serem poderosas ferramentas de gestão de processos, indicadores servem também para gestão de pessoas por meio da comunicação organizacional, onde o desenvolvimento da empresa é dividido com todos os colaboradores em todos os níveis, atribuindo a cada um o seu papel nesse ecossistema.

Através dos indicadores de desempenho é possível transmitir ao público interno a missão, a visão e os valores da empresa a seus colaboradores, deixando todos alinhados como o mesmo objetivo e propósito.

Continue lendo nosso post para conhecer diversos indicadores no mercado!

Tipos de indicadores de desempenho 

engrenagem

Indicador lucratividade do negócio

Em toda estratégia empresarial, o lucro é o “coração” dos indicadores, pois sem ele não é possível manter o negócio ativo por muito tempo.

O indicador de lucratividade trata a relação entre o lucro e a receita obtida de determinado tempo. Ele varia de uma empresa para outra, dependendo do segmento, das margens do negócio, da estratégia em geral.

Um lembrete, porém, é que lucratividade, não é sinônimo de rentabilidade. A rentabilidade é a relação entre o valor do lucro líquido (depois que foi deduzido impostos, despesas, etc.) e o investimento realizado.

Indicador de nível de crescimento

Esse é um indicador bem atual, usado principalmente em startups, que relaciona o faturamento de diferentes períodos, identificando qual o percentual de crescimento.

Nesse contexto, é muito importante correlacionar o crescimento previsto com o potencial do mercado e crescimento da concorrência, para ter a visão se o resultado está na média ou não.

Indicador de Tíquete médio

Entender qual a média de valores das operações de vendas é essencial para estratégia corporativa. É com base nesse dado que fica claro se vale realizar investimentos em marketing, vendas, incentivos a funcionários, etc.

Os mais usados são:

  • Tíquete por cliente (total das vendas / quantidade de clientes)
  • Tíquete por produto (total das vendas / volume de itens vendidos)

Indicador de conversão de vendas

Esse indicador avalia a efetividade das vendas efetivadas diante do número de propostas enviadas ao mercado, e o número de pontos de contato com o cliente até a conversão.

Quando esse indicador está abaixo do esperado, é preciso checar a raiz do problema, que pode ser preço, prazo de entrega e atendimento.

Indicador de participação de mercado (Market Share)

O Market Share analisa qual a participação da empresa no mercado em um determinado segmento. Esse dado pode ser calculado utilizando como base o volume de vendas, clientes ou faturamento.

Com base na resposta, pode-se avaliar a estratégia planejada inicialmente e propor mudanças.

Indicador de participação de mercado

Indicador de produtividade

Assiduidade, produtividade diária e índice de satisfação dos clientes são exemplos de indicadores de avaliação de produtividade, que ajudam a identificar os pontos fortes e fracos do time.

A avaliação de desempenho é uma excelente ferramenta para diagnosticar, dar feedbacks e dar direcionamento aos profissionais e times de trabalho.

Para que seja ainda mais eficiente, é importante medir a performance dos profissionais para dar ao gestor uma visão mais holística de seus colaboradores.

Indicador de Turnover 

É essencial uma empresa conhecer o índice de turnover, pois através dele que o RH pode elaborar planos para melhorar a gestão de pessoas, por meio de estratégias para atração, motivação e retenção de talentos como plano de carreira, revisão dos benefícios, etc.

O turnover calcula quantos funcionários deixaram a empresa em período de tempo determinado.

Esse percentual de rotatividade muda muito de uma empresa para outra de acordo com a política de retenção de cada uma, entretanto, essencialmente é ideal que não ultrapasse 5%.

Quando passa disso, significa que há muitas perdas de capital humano, e consequentemente muita perda de dinheiro com novas contratações, treinamentos etc.

Indicador de eficiência

Esse indicador de performance tem correlação com eficiência. É o chavão conhecido de “produzir mais com menos”.

A produtividade e a eficiência andam de mãos dadas, quanto mais produtivo um funcionário for, melhor a eficiência.

Se durante o processo ocorrer desperdício de material ou retrabalho, a eficiência será baixa. Porque o desperdício de recursos não ajuda nem na produção e menos ainda na produtividade.

A forma de calcular a eficiência é analisar o acúmulo das perdas durante o processo. Isso vale para aquelas que foram planejadas ou não.

Indicador de eficácia

O indicador de eficácia é muito confundido com o de eficiência, porém o de eficácia analisa qual a capacidade da empresa usar seus recursos internos de forma que atinjam seus objetivos estratégicos.

Ele vai um pouco além do de eficiência, porque visa aumentar a produtividade com base no que é feito normalmente.

Indicador de qualidade

Para calcular o indicador de qualidade, é necessário avaliar a quantidade de entregas e as que obtiveram sucesso, sem retrabalho ou desperdício.

Indicador de capacidade

O indicador de capacidade tem a missão de validar a capacidade de entregas de uma empresa em um período determinado de tempo.

Indicador de valor percebido

O valor percebido pelo cliente é um indicador muito importante, pois é a forma que o cliente enxerga o produto ou serviço.

Quanto maior o valor percebido, melhor o resultado da empresa, já que nessa situação o preço passa a ser secundário na decisão do cliente em adquirir o produto/serviço.

Como criar um indicador de desempenho 

Como criar um indicador

Para selecionar os indicadores de desempenho que façam sentido na empresa e que ajudem no processo de gestão, há alguns pontos a serem avaliados.

  • Ter claro qual a sua oferta para o mercado e o que agrega valor aos seus clientes finais. A partir desse ponto, definir quais serão as metas atingíveis para alcançar esse objetivo;
  • Escolher indicadores de desempenho de fácil entendimento e entendíveis por seus colaboradores;
  • Atribuir uma meta parametrizada de acordo com o desempenho. Um indicador sem meta não tem sentido;
  • Escolher um responsável pelo indicador que preste contas sobre o resultado dele;
  • Acompanhar recorrentemente os resultados e se os objetivos propostos inicialmente estão sendo atingidos.

Caso os resultados estejam muito fora do esperado, analise os motivos e cheque o que precisa ser melhorado no processo.

Internamente, comunique os resultados que estão sendo atingidos e promova reuniões de acompanhamento dos resultados, onde a equipe se reúne para checar e refletir sobre os indicadores.

Essas reuniões de acompanhamento promovem o alinhamento dos envolvidos e cria um compromisso com o resultado deles.

Conclusão

Existem muitos indicadores para diversas áreas, depende dos objetivos e metas e qual é a finalidade.

Vale refletir sobre a utilização de soluções tecnológicas para integrar todas essas áreas e parametrizar e atribuir valor a elas. Desse jeito, além de padronizar a gestão por indicadores, ganha-se tempo na análise e mensuração dos resultados.

Com relatórios atualizados tanto da performance da gestão de pessoas, quanto os resultados do negócio usando dados reais, a empresa conseguirá identificar oportunidades de melhoria, bem como oportunidades de novos negócios.

Quer conhecer uma solução que integra os departamentos, ajuda na tomada de decisão e melhora os resultados da sua empresa? Clique aqui e agende um bate papo com o time SimbioX.

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *