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Ruídos na Comunicação? Aprenda a resolver

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Ruídos na Comunicação? Aprenda a resolver

SimbioX
Escrito por SimbioX em 30 de julho de 2019
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Ruídos na comunicação são quaisquer elementos indesejados ou falhas que atrapalham a transmissão de uma mensagem, do emissor ao receptor. A mensagem pode nem ser transmitida, não ser ouvida, não ser bem elaborada ou ser mal interpretada. Na sua empresa, isso significa que os membros da organização não conseguem estabelecer uma comunicação eficiente e, como resultado, os resultados do negócio são afetados negativamente.

Entender porque acontecem ruídos na comunicação e aprender a resolver esse problema é uma maneira simples de melhorar o desempenho dos colaboradores. Ficou interessado? Então, acompanhe esse artigo até o final!

Por que acontecem ruídos na comunicação?

De maneira geral, os ruídos na comunicação ocorrem por dois motivos principais. Um deles é a falta de habilidade das pessoas envolvidas; o outro é a falta de um ambiente adequado.

Falta de habilidade

Se os colaboradores não sabem como se expressar adequadamente, esse é um problema maior do que você pode imaginar, que se apresenta de várias maneiras.

Uma dessas maneiras é a dificuldade para colaboradores de áreas diferentes se entenderem, devido ao conhecimento limitado que um tem sobre o trabalho do outro. Imagine um analista de finanças e um analista de TI se comunicando; cada um tem seus próprios jargões, que o outro não conhece. Isso cria ruídos na comunicação, impedindo que eles se entendam.

Outra situação em que a falta de habilidade se manifesta é na comunicação agressiva. No momento em que um colaborador usa uma linguagem mais agressiva, o outro fica na defensiva, e o canal entre eles se fecha.

Mais um exemplo? Puro e simples domínio fraco da linguagem. Afinal, uma única vírgula colocada fora do lugar pode mudar completamente o sentido do que está sendo dito. Se as pessoas não souberem usar bem a linguagem, elas não conseguem entender os outros e nem se fazer entender.

Falta de ambiente adequado

Um ambiente adequado para acabar com ruídos na comunicação deve apresentar duas características essenciais. A primeira delas é que exista espaço e ferramentas para a comunicação; a segunda, que se desenvolva uma cultura da comunicação, significando que os colaboradores entendem sua importância e trabalham a favor dela.

Alguns exemplos de espaços para comunicação são: reuniões abertas; reuniões um-a-um, entre líder e liderado; eventos corporativos em geral; até a mesa do café, onde as pessoas se encontram e conversam informalmente. Ferramentas para a comunicação incluem telefone, e-mail, Whatsapp, Skype, intranet, até mesmo chatbot – um robô que simula conversas, e que pode ser usado, por exemplo, para facilitar o contato entre o RH e os funcionários da empresa.

A cultura da comunicação parte do exemplo. Para que os colaboradores entendam a importância da comunicação, os gestores devem ser os primeiros a valorizá-la no dia a dia. Por isso, quando um gestor leva dias para responder ao e-mail do funcionário ou não participa de uma reunião de equipe porque está “muito ocupado”, na verdade, ele faz um desfavor à empresa.

Como resolver ruídos na comunicação?

Existem várias alternativas para resolver ruídos na comunicação. Em geral, a melhor abordagem é usar um método que corte o problema pela raiz. Em outras palavras, você descobre porquê o ruído está acontecendo e adota a solução mais adequada. Vejamos alguns exemplos.

Oferecer treinamentos de comunicação

Treinamentos, workshops, palestras… Todas essas são alternativas para aumentar a consciência da equipe a respeito da importância de uma comunicação eficiente. Quando essa consciência é despertada, os próprios indivíduos ficarão atentos para evitar ruídos na comunicação.

Criar uma rotina de reuniões

Reuniões têm uma vantagem: o contato direto deixa menos espaço para mal entendidos entre as pessoas. Porém, elas não podem se tornar inimigas da produtividade. Uma boa rotina de reuniões é aquela que cria uma oportunidade para a comunicação, sem deixar espaço para enrolação. Em algumas empresas, a política é realizar reuniões diárias de apenas 15 minutos, tempo suficiente para transmitir as mensagens mais importantes, sem desviar o foco das outras atividades.

Adotar uma intranet corporativa

Não dá para realizar uma reunião sempre que é preciso transmitir uma mensagem à equipe, não é mesmo? Por isso, a internet corporativa é uma forte aliada da comunicação. Ela permite ter a certeza de que todos receberam o recado (diferente do que acontece, muitas vezes, com e-mails e aplicativos de mensagem), sem interromper o trabalho de ninguém.

Vale a pena notar que a intranet está se modernizando; hoje, ela oferece muito mais qualidade e eficiência na comunicação dentro da empresa. É possível, por exemplo, segmentar públicos, para que apenas alguns colaboradores recebem certas mensagens. Você pode até compartilhar fotos e vídeos com os funcionários!

E aí,

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2 Replies to “Ruídos na Comunicação? Aprenda a resolver”

Fernanda

Excelente explicação

Cristiano Sacramento

Obrigado pelo comentário, Fernanda 🙂