fbpx
Qual o Melhor: Microsoft Teams ou Zoom?

Transformação Digital

Qual o Melhor: Microsoft Teams ou Zoom?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 3 de agosto de 2020
Veja a diferença entre o Microsoft Teams e Zoom!

Devido à pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas tiveram que digitalizar processos e se adaptarem ao trabalho remoto. 

Por exemplo, para ter acesso aos documentos que antes eram armazenados internamente na empresa, muitas optaram pelo GED, isso possibilitou aos colaboradores terem acesso aos documentos documentos em qualquer lugar, hora e de qualquer dispositivo sem a necessidade de estarem na empresa. 

Mas, utilizar o GED para organizar documentos digitais, não foi o único processo de transformação digital que as empresas precisaram se adaptar às pressas enquanto preparavam seus colaboradores para o home office. 

Algumas outras coisas foram necessárias, como, por exemplo: 
  • Software de conferência; 

Entre outras…

Caso você tiver interesse em entender um pouco mais sobre cada uma dessas soluções, aqui em nosso blog você encontrará artigos completos sobre cada tema.

canal simbiox no telegram

Porém, neste artigo vou focar no último exemplo “Software de conferência”, onde você vai ver as vantagens e principais diferenças entre o Microsoft Teams e o Zoom. 

Afinal, no trabalho remoto é importante manter os colaboradores engajados e motivados, sem contar que mesmo trabalhando de casa, a comunicação interpessoal precisa ser mantida.

É impossível abrir mão de fazer reuniões com os seus colaboradores ou até mesmo, para empresas que querem ir além, proporcionar atividades diferentes online, como: dinâmicas, ginástica, webinars, happy hour, etc.

Contudo, para isso dar certo, é importante escolher softwares ideais para cada atividade.

Sabemos como nem sempre é fácil escolher. Surgem dúvidas, orçamento, insegurança…

Mas calma, já já você vai conseguir decidir qual é o ideal para a sua empresa. 

Para isso, vou te ajudar. Fizemos um comparativo completo entre os principais softwares do mercado: Microsoft Teams e o Zoom para te ajudar na sua decisão. 

Então, continue lendo e descubra qual é o melhor para a sua empresa baseado em seus objetivos e necessidades.  

Sobre o Microsoft Teams 

O Microsoft Teams é uma plataforma poderosa que vai muito além de oferecer conferências de áudio e vídeo. 

Pode ser usado para aprimorar o trabalho em equipe por meio de colaboração e comunicação interna. 

É uma opção popular entre empresas que usam produtos da Microsoft 365. Ele vem junto com o pacote Office 365, portanto é possível sincronizar com outras tecnologias da Microsoft como: Word, PowerPoint e Planner.

Uma curiosidade: a Microsoft desenvolveu o Microsoft Teams do zero, pensando no local de trabalho moderno, com objetivo de elevar a comunicação. Resumindo, o Teams introduz um novo comportamento de trabalho. 

Sobre o Zoom

O Zoom é um software de conferência na web que pode ser usado para chamadas em áudio e vídeo. 

É bastante usado por empresas que procuram videoconferência de alta qualidade e fácil de configurar. 

Muito usado como bate-papo ao vivo, principalmente por pessoas que deseja se comunicar com amigos e para fazer reuniões, webinars, aulas, etc.

O que chama bastante atenção é sua versão gratuita que possibilita até quem não tem conta de usar também, sem a necessidade de um cadastro. Mas claro, tem suas limitações, se você desejar obter mais recursos é necessário assinar um plano pago.

Microsoft Teams vs. Zoom

Bom, agora que você viu um pouquinho sobre cada um em sua “essência”, abaixo vou abordar vantagens e principais diferenças entre eles através de tópicos que vão servir como um norte para sua escolha.

Microsoft Teams vs Zoom

Recursos

Tanto o Microsoft Teams como o Zoom oferecem recursos de conferência na web e versões para desktop ou através de aplicativo no smartphone. Porém, funcionalidades exclusivas de ambos os diferenciam. 

O Microsoft Teams inclui um serviço robusto de bate-papo que permite que os usuários se comuniquem rapidamente sem configurar uma conferência, essa funcionalidade lembra um pouco o antigo MSN – inclusive, se você é dessa época, lembra daquelas janelinhas que subiam quando alguém enviava alguma mensagem? Sim, isso também acontece no Teams. 

Sem contar, que a sincronização com o Microsoft 365 também facilita a colaboração, permitindo o compartilhamento de arquivos e acesso ao calendário – você pode agendar reuniões pelo Teams que automaticamente estará sincronizado com seu calendário do Outlook.

Também é interessante observar como essa ligação entre os produtos e recursos da Microsoft caminham para o aperfeiçoamento da comunicação interna. 

Já o Zoom é mais focado em videoconferência e áudio. Busca facilitar a conferência, por isso, o acesso é liberado mesmo para usuários que não fazem parte da conta da empresa.  

Por conta dessa facilidade, é bastante usado por jovens e universitários que buscam se comunicar pela web. 

Além disso, o Zoom também oferece recursos como o compartilhamento de várias telas para apresentações baseadas na Web. Por fim, as conferências na Web do Zoom possuem vídeo e áudio de alta qualidade. 

Limitações

O Microsoft Teams e o Zoom oferecem ótimos recursos em sua área de atuação, mas também têm algumas limitações.  

Limitações essas que podem ser decisivas para sua escolha.

Como você pode perceber, o Teams é integrado ao Microsoft 365, então, se você não possui o 365, acaba deixando de utilizar boa parte dos benefícios do Teams.  

Esse é um ponto importante a considerar, pois o Microsoft Teams apesar das diversas atualizações que vem recebendo constantemente, ainda não possui muitas integrações de terceiros.  

Além disso, o Microsoft Teams ainda não tem recursos, como o compartilhamento de tela múltipla. 

Já o Zoom possui recursos avançados de conferência na web, mas ainda faltam alguns dos recursos de colaboração que o Microsoft Teams possui, como o recurso de bate-papo e ferramentas que facilitam a comunicação interna. 

O Zoom também apresenta alguns problemas de desempenho em conferências se a conexão ou a internet do usuário não for muito boa.  

Por fim, o plano de preços gratuito para o Zoom tem um limite de tempo de 40 minutos em conferências de grupo. 

Valores

Os dois oferecem uma versão gratuita de seu software com funcionalidades limitadas. 

Como você viu, o Microsoft Teams está integrado ao Microsoft 365. 

Possui 3 opções de preços, sendo a opção mais barata R$ 23,60 por usuário/mês e inclui alguns serviços do Microsoft 365 Business Basic. Veja abaixo o comparativo: 

Preços Microsoft Teams
*Print tirado da página oficial do produto, para saber mais detalhadamente, clique aqui! https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/compare-microsoft-teams-options 

Assim como o Teams, o Zoom oferece 3 opções de preços de “Planos para empresa” sendo a opção mais barata $ 14.99 por mês/anfitrião. Essas opções estão segmentadas por: Empresas pequenas, pequenas e médias empresas e empresas grandes. Veja abaixo o comparativo: 

Preços Zoom

Ele também oferece soluções como o Zoom Phone, Zoom Rom e Webinar de vídeo.  

Você também pode conferir os preços e saber mais sobre essas soluções clicando neste link: https://zoom.us/pricing 

Segurança

O Microsoft Teams conta com diversos recursos de segurança e privacidade, alguns deles:  

  • Consentimento de gravação; 
  • Autenticação multifator; 
  • Prevenção contra perda de dados,  
  • Proteção avançada contra ameaças; 
  • Cloud App Security; 

Entre outros, que podem ser visualizados através deste link: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/security 

O Zoom recentemente acabou se envolvendo em uma polêmica de que hackers estavam invadindo conferências para exibir conteúdo de pornografia.

Isso fez muitas pessoas ficarem com medo e duvidarem de sua segurança. Algumas até deixaram de utilizar o Zoom.

Com isso, a empresa acabou soltando uma nota:

“É importante ressaltar que a plataforma de videoconferências Zoom Cloud Meetings não tem nenhuma relação com o Zoom.com.br, serviço comparador de preços e de apoio à compra no Brasil, responsável por este canal de conteúdo.”

E prometeu corrigir todos os problemas da plataforma em até 90 dias após o ocorrido.

O Zoom fornece informações de “declaração legal” e “declaração de privacidade” que podem ser visualizadas através deste link: https://zoom.us/docs/pt-pt/privacy-and-legal.html   

Conclusão

Ambos os softwares atendem os requisitos para o que foram de fato criados. 

São ótimas opções para empresas e facilitam a comunicação entre os colaboradores. 

Rapidamente se tornaram populares em videoconferências remotas principalmente agora durante à pandemia.

O Microsoft Teams é uma ótima opção para organizações que utilizam ou pretendem utilizar o Microsoft 365. O Teams se integra facilmente ao conjunto de produtos da Microsoft e a outros softwares como: Outlook, SharePoint e outros.

Por fim, o Microsoft Teams é ótimo para empresas que se interessam pelos recursos de colaboração e comunicação, como o chat, grupos e troca de arquivos.

Já o Zoom é ideal para empresas que buscam praticidade e focam em uma boa qualidade de conferência de áudio e vídeo.  

Além disso, o Zoom é preferível para empresas que fazem conferências com grande frequência com pessoas de fora, pois é simples de configurar as reuniões externas de áudio ou vídeo, sem a necessidade de fazer “login” na plataforma.

O Zoom também pode ser uma boa opção para pequenas empresas que podem tirar bom proveito de sua versão gratuita. 

Agora com todas essas informações e comparações entre o Microsoft Teams e o Zoom, acredito que ficou muito mais fácil para você escolher. 

Com isso, podemos concluir que não existe uma opção certa ou errada, depende da necessidade e objetivos de sua empresa. Podendo até optar por usar as duas plataformas ao mesmo tempo, direcionando cada uma para uma ação específica. 

Ah, já ia me esquecendo… aqui em nosso blog temos um artigo específico exploramos mais a fundo as funcionalidades do Teams, caso tenha interesse, confira: Microsoft Teams: conheça e baixe gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Então, deixei seu e-mail abaixo para receber conteúdo direto na sua caixa de e-mail toda a semana. 👇

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *