Que GED é a abreviação para Gerenciamento Eletrônico de Documentos a maioria das empresas sabem, porém será que elas conhecem realmente sua importância?
Ao mesmo tempo que a informação é cada vez mais acessível para facilitar nossas vidas, o excesso dela gerada em toneladas de bites dia após dias também tem seu lado negativo. Imagine agora este cenário dentro das organizações, onde a propriedade intelectual na atualidade é um dos capitais mais importantes para empresa.
Muito além do conceito de digitalizar documentos em scanner, fica claro que ter controle das informações é essencial para empresa e é exatamente neste momento que o GED se aplica.
Os seus principais benefícios são:
- Aumento da performance organizacional;
- Economia de tempo e dinheiro;
- Redução de espaço físico (digitalização);
- Facilidade de encontrar informações importantes (indexação e OCR);
- Segurança com controle de permissões por perfil de acesso;
- Acesso às informações de qualquer lugar (hospedagem em nuvem);
- Integração com ferramentas e sistemas da empresa;
- Automação de processos com fluxos de trabalho;
- Integração com pacote Microsoft Office;
Para qual mercado o GED se aplica?
Uma das vantagens de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos é que ele se aplica para diversas áreas de praticamente todas empresas em diferentes mercados.
Alguns exemplos:
- GED para área de RH e Departamento Pessoal;
- GED jurídico, tanto para um departamento, quanto para escritórios de advocacia;
- GED para contabilidade;
- GED para hospitais, integrados com sistemas como Tazy e MV;
- GED em empresas de engenharia;
- GED para pequenas empresas.
Qual a melhor plataforma para implementar meu GED?
Uma das principais plataformas para se implementar um sistema de GED é o Microsoft SharePoint que conta com robustos recursos que suportam um GED. Ele pode ser instalado em servidor (OnPremisse), que necessita de infraestrutura e licenciamento ou, ainda, implementado na nuvem com Office 365, onde sua empresa não terá custos adicionais com SharePoint caso já possua licença no 365*.
* Há somente custos para implementação / desenvolvimento do GED no SharePoint que geralmente necessitam de uma consultoria especialista em SharePoint.
Recursos do SharePoint para GED
O SharePoint já conta com alguns recursos importantes que impulsionam o uso do GED. Veja a seguir alguns deles:
Organização em Sites, sub-sites, bibliotecas de documentos e pastas;
- Uso de gerenciamento de metadados;
- Poderosa ferramenta de Indexação e busca corporativa;
- Controle de permissão por grupos e usuários;
- Possibilidade de automatizar processos com Workflows;
- Integração com pacote Office (Word, Excel, etc);
- Possibilidade de trabalhar off-line sincronizando os documentos com seu computador;
- Suporte para integração com soluções como One Place Solutions, que permitem salvar seus e-mails diretamente no GED.
Como ter o GED no SharePoint / Office 365?
Para isso, você precisa entrar em contato com uma empresa de consultoria especialista em SharePoint e solicitar uma das opções:
- 1 – Desenvolver um projeto de GED customizado às necessidades de sua empresa;
- 2 – Contratar o licenciamento de uma Solução Fast de GED em SharePoint, para hospedar em seu Office 365.

Glossário do GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos
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