fbpx
Admissão de Funcionários: 9 Dicas para um processo mais eficaz

RH

Admissão de Funcionários: 9 Dicas para um processo mais eficaz

SimbioX
Escrito por SimbioX em 26 de novembro de 2018
🔴 Webinar Jornada do Colaborador na Prática em 10 etapas. Grátis

As empresas exigem cada vez mais profissionais capacitados que agregarão em seu time. Então, acelerar o processo de contratação se faz necessário para o início imediato do funcionário.

Longos processos de seleção desgastam o setor de recursos humanos e podem gerar perda de interesse do candidato em conseguir a vaga.

Para que o processo de contratação seja acelerado, a empresa precisará seguir algumas dicas que ajudarão na escolha de um bom colaborador de forma rápida e simples.

Neste post vamos pontuar algumas dicas que ajudarão na escolha do novo colaborador de forma rápida e certeira.

#1 Eficiência na divulgação da vaga em questão.

Empresas que exigem funcionários capacitados, precisam divulgar a vaga da melhor forma possível. Se é exigido qualificação ou experiência para o cargo, deve ser especificado no anúncio.

Propagar a vaga em diversos meios de comunicação é uma boa forma de atrair visibilidade para a vaga, porém, o anúncio deverá chamar atenção contendo um layout atraente para o interessado.

Empresas que fornecem um banco de cadastros podem ser uma grande opção para encontrar o candidato perfeito.

#2 Especificar as exigências.

Se a empresa opta por um funcionário experiente e qualificado, deverá conter todas as informações exigidas para na vaga na propaganda da mesma.

Tanto as atividades que o funcionário irá exercer quanto as responsabilidades que implicam na função do cargo, terão que ser pontuadas para evitar dúvidas ou até mesmo candidatos incapazes.

Isso evitará problemas futuros quanto as expectativas do chefe com o candidato e do funcionário com o cargo.

#3 Pré-seleção.

Antes de partir para entrevistas dos candidatos, uma pré-seleção ajudará a empresa em separar candidatos que não agregarão ao cargo. Diminuindo o trabalho de entrevista e acelerando o processo de contratação.

A dinâmica se tornará mais eficiente diante de possíveis funcionários capacitados.

#4 Tecnologia a favor da contratação.

Muitos cargos que possam interessar bons candidatos, devem fazer o uso da tecnologia a seu favor. Os interessados que residem em outra cidade podem realizar as entrevistas por redes sociais, por exemplo.

O Skype, Face time, são ferramenta que auxiliam as empresas nos processos de contratação com pessoas que não podem comparecer a empresa no momento da entrevista, por conta da distância.

Aderir a novas tecnologias mostra que a empresa é moderna e faz questão de pessoas do mesmo estilo e competentes com a tecnologia.

Softwares de recrutamento também podem minimizar custos e processos de contratação. A SimbioX desenvolveu o Contrata Fast, uma inovadora solução de admissão digital para facilitar a vida do RH / DP. Veja o vídeo de apresentação:

#5 Armazene candidatos.

Ter um banco de candidatos interessantes, mas que não foram selecionados pela quantidade de vagas, para futuros cargos é uma grande forma de poupar tempo no processo de contratação.

Alguns candidatos não se adaptarão no cargo recebido, por isso, ter um banco de candidatos para a escolha de um substituto será de grande eficiência.

#6 Se atente às referências.

Geralmente no processo final de contratação, o empregador deverá se atentar as referências demonstradas no currículo.

Entrar em contato com ex-chefes é sempre uma boa opção a fim de conhecer melhor seu candidato e saber o motivo da demissão, por outro ponto de vista.

Levando em consideração sempre o motivo, e se ele não for grave ou for ajustável, pode se cogitar uma contratação.

#7 Considere a identidade da empresa.

Analisar currículos, experiências e referências são quesitos essenciais para escolha de bons funcionários, porém, deve-se levar em conta os valores da empresa.

Se o candidato quiser realmente fazer parte da empresa, ele irá procurar se adentrar a padrões e valores históricos da empresa.

Assim, a escolha será ainda mais certeira na inclusão de novos funcionários.

#8 Procure funcionários com uma mente inovadora.

Diante de um mercado concorrido, ter um funcionário que buscará inovações para o desenvolvimento da empresa é um quesito fundamental em busca do diferencial.

As tecnologias mudam e crescem a cada dia, e ter um funcionário que ajudará a empresa a se aprofundar em processos tecnológicos é uma oportunidade para novas possibilidades de mercado.

#9 Envolva grandes profissionais para a escolha do candidato.

Os líderes da empresa poderão fazer parte da seleção de candidatos ao apresentar novas perspectivas na escolha de um possível funcionário.

Esse envolvimento inicial, permitirá uma maior proximidade entre hierarquias e um possível desenvolvimento de serviços de forma compatível aos interesses da empresa.

O processo de contratação muitas vezes é cansativo e pode conter erros na seleção de candidatos capacitados. Com as dicas acima, os equívocos podem ser minimizados e melhorados.

Assim, o processo de contratação poderá se fazer de forma acelerada e certeira. Aumentando as chances de escolher o candidato que conseguirá desenvolver os processos do cargo.

Uma grande empresa, preza por funcionários de qualidade, e com uma boa seleção o desenvolvimento da empresa poderá crescer de forma rentável.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *