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Onboarding: o que é e o benefício da Admissão Digital

RH

Onboarding: o que é e o benefício da Admissão Digital

SimbioX
Escrito por SimbioX em 24 de março de 2020

Onboarding é um termo inglês que significa “embarcar”, no mundo corporativo ele é o conjunto de procedimentos para receber e integrar um recém contratado à cultura organizacional da empresa.

Todos nós já passamos pela experiência de ser mal recebido, não é mesmo? Quando acontece,  nem sentimos mais vontade de voltar naquele lugar. Infelizmente isso também acontece no ambiente corporativo.

Um dos desafios constante no RH é encontrar o candidato com o perfil ideal e depois encantá-lo no seu primeiro dia de trabalho, afinal, queremos tornar essa experiência marcante. Para te ajudar com isso, vamos te contar como a tecnologia impacta positivamente o processo de onboarding.

Nesta leitura você entenderá a importância de consolidar o seu processo de onboarding e quais benefícios ele traz para sua empresa.

O que é o onboarding?

O onboarding nada mais é do que o conjunto de atividades que visam integrar o novo colaborador à cultura e os objetivos da organização. O ideal é que esse processo seja eficiente e num prazo curto.

Para que essa definição fique ainda mais clara, citarei um trecho do livro “O jeito de encantar Disney” – aliás fica aqui uma dica de leitura, um livro incrível que pode mudar seu modo de enxergar seu negócio.

Mas voltando ao onboarding, a Walt Disney é uma referência mundial em diversas áreas e uma delas é o onboarding, ou Traditions como é chamado por lá. Eles traduzem o objetivo desta etapa como: “Não colocamos pessoas na Disney, colocamos a Disney nas pessoas”.

Mesmo sob o calor de 43° da Flórida e exercendo atividades repetitivas, a Disney mantém o engajamento e motivação de milhares de colaboradores e, entre vários pilares, o onboarding tem um papel fundamental para fazer essa magia acontecer.

E acredite, tudo aquilo que dizem sobre a Disney é real! A organização, a limpeza dos parques, a magia de cada espetáculo e os detalhes que sem dúvidas ele é fundamental para tornar a visita a Disney inesquecível.

E acredite, é possível trazer diversas ideias da Disney para sua empresa, mas isso é tema para outro post.

Um dos principais objetivos do Onboarding

Existem diversos motivos para que uma empresa estruture um processo de onboarding sólido, mas o principal é diminuir a taxa de rotatividade, conhecida também como turnover.

O onboarding é o momento que deve ser bem aproveitado para oferecer uma experiência inesquecível ao colaborador. A partir daí, é possível despertar o senso de pertencimento, fortalecendo a conexão entre empresa e colaborador.  Essa ação, sem dúvida,  vai apoiá-lo durante toda sua jornada na empresa.

Além disso, para que fique mais claro, e você veja o valor do onboarding para uma empresa, veja alguns outros benefícios que podem-se ser conquistados.

Integração

Aproveite esse momento para fazer uma apresentação formal do novo colaborador para o time, dessa forma, você contribuirá para o clima organizacional e derrubando o desconforto.

Treinamento e Capacitação

Neste primeiro momento, filtre as informações que são essenciais para o início do colaborador. Você terá tempo para treiná-lo sobre as ferramentas que farão parte do dia a dia, mas foque em informações relevantes que ele precisa absorver rapidamente como, por exemplo, o que responder a um cliente numa situação crítica.

Retenção de talentos

Se o turnover é a taxa de colaboradores que saem da empresa, diminui-la significa manter esse colaborador engajado. Isso acontece quando eles se alinham ao propósito da empresa e entendem com clareza seu papel nele. O onboarding bem feito neste caso é como a “primeira impressão” – ou seja, se for boa, ela fica.

As etapas do onboarding

Das diversas etapas do onboarding, o foco deste artigo é mostrar a importância do onboarding digital, ou seja, falaremos da fase entre a aprovação e início do colaborador. É justamente nesta etapa onde o novo colaborador envia toda a papelada para empresa fazer seu registro.

No processo tradicional, resumidamente, após ser aprovado, o colaborador leva uma cópia de seus documentos até a empresa. Lá uma pessoa do RH fica responsável para conferir, digitalizar e depois preencher informações manualmente em sistemas de folha.

Todo esse processo é burocrático, passível de erros além de gerar acúmulo de papel, filas no RH e uma péssima experiência tanto para o recém contratado como para o time do RH.

E como isso pode ser resolvido?

A admissão digital no onboarding

A tecnologia é uma aliada fundamental para desburocratizar esse processo e torná-lo simples, objetivo e eficiente.

A admissão digital revolucionou o departamento de RH, visto que todo papel é eliminado do processo, permitindo ao colaborador enviar seus documentos através de um smartphone, tablete ou computador.

Veja como é simples para o colaborador fazer sua auto – admissão.

  • Após ser aprovado, o colaborador recebe um link por e-mail e SMS para se cadastrar, enviando seus documentos;
  • Através do link, ele apenas preenche seus dados e tira a foto de cada documento solicitado pela ferramenta.

Pronto!

É isso mesmo, em apenas duas etapas o envio de documentos é concluído, após isso o trabalho de conferência e validação dos documentos fica por conta da ferramenta ou da equipe do RH da empresa.

Após o envio, o departamento de RH tem acesso a todos os documentos enviados pelo colaborador, tendo uma visão geral do processo.

Benefícios da Admissão Digital no Onboarding

Agora, mais do que praticidade, agilidade e ganho de tempo, quando sua empresa utiliza o onboarding digital, você está investindo em duas coisas essenciais:

  • Senso de Pertencimento: oferecendo uma experiência digital personalizada, fácil e prática.  
  • Engajamento: oferecendo atendimento digital permitindo ao colaborador contribuir para o aperfeiçoamento do processo de onboarding

Segundo um estudo sobre engajamento da Brandon Hall Group, empresa americana que há 20 anos faz pesquisa de performance corporativa:

“70% das empresas afirmam que o engajamento é uma prioridade”

Vale lembrar da importância do onboarding digital em momentos de crise, como o que estamos vivendo. Em tempos de pandemia do Covid-19, ou Coronavírus, a melhor solução é implantar uma plataforma para admissão e onboarding digital.

Dessa forma, a empresa restringe o contato entre as pessoas, preservando-as e, em contrapartida, oferece comodidade e segurança aos colaboradores, além de uma experiência inovadora aos recém chegados.

Viu como é possível desburocratizar um processo que há anos foi feito de maneira engessada?

Você não precisa mais acumular papel em sua mesa, gerar filas no departamento ou investir tempo e esforço em atividades que uma plataforma eficiente pode fazer por você.

Agora que você descobriu os benefícios da Admissão Digital para o processo de Onboarding. Solicite um contato grátis para saber mais.

E aí,

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