fbpx
O que é Hosting?

Gestão de Documentos

O que é Hosting?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 26 de agosto de 2020

Hosting é todo serviço de hospedagem que conecta dispositivos como computadores, servidores e outros à internet. 

Basicamente, quando digitamos o endereço de um site, imediatamente o servidor que o hospeda é conectado. O sistema remete ao servidor, que converte o domínio (nome do site) ao endereço IP, e traz o conteúdo à tela do computador.

É a conexão do DNS – Domain Name System – ou sistema de nomes de domínios, à hospedagem que converte as informações corretamente.

Contudo, o serviço de hosting garante que se um servidor cair, algum outro o substituirá de imediato, mantendo o site ou aplicação disponível online.

Ainda mais, com os orçamentos curtos hoje em dia, as empresas buscam formas eficientes de hospedagem que atendam suas necessidades.

E o que é Cloud Server?

Além do hosting tradicional, existe também a modalidade de nuvem hospedagem, chamado Cloud.  

Uma imagem contendo computador

Descrição gerada automaticamente

O Cloud Server é o tipo de hospedagem que armazena dados e aplicações na nuvem, com poder de escalabilidade diferenciado em relação a hospedagem tradicional.

Como utiliza o compartilhamento de recursos, não necessita de servidores locais para manipular os dados. Isto é, a carga é plugada em cluster de servidores de internet, onde todos os dados ali contidos são espelhados e, mesmo que um servidor individual cair, não se perde os dados nem fica inativo.

Ou seja, diferente do modelo tradicional de hosting, onde paga-se por uma quantidade fixa de espaço, no cloud o usuário paga pelo o que efetivamente usa.

Por isso o cloud é usado em soluções de armazenamento para organização da empresa, automatizando os processos, facilitando o controle, guarda, compartilhamento e localização de documentos, tudo na nuvem.

Por exemplo, na nuvem é possível gerenciar seus documentos, oferecendo segurança contra incidentes e ataques virtuais a todos os arquivos e dar acessibilidade pelo computador, telefone ou navegador da Internet.

A redundância da cloud torna o serviço com um desempenho melhor, desse modo, sendo difícil ter alguns problemas com aplicativos ou dados ali guardados.

Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre todas as existentes.

Diferenças entre Cloud Server e Hosting 

Hospedagem tradicional

O hosting é um ambiente que hospeda aplicações, soluções de TI ou ativos, ficando responsável pela manutenção e infraestrutura.

Além disso, a empresa que comercializa a hospedagem tradicional possui normalmente um data center de armazenamento que replica e garante a segurança das aplicações que ali rodam. Eles podem ser dedicados ou compartilhados.

Servidor dedicado

Quando a empresa necessita personalizações no servidor, como a instalação de softwares ou configurações específicas compartilhada, ou possui um grande portal com muitos acessos, com muitas visitas diárias, o indicado é uma hospedagem dedicada.

Visto que, neste formato a empresa paga pelos recursos de um ou mais servidores de um provedor de serviços, tendo controle total sobre os recursos dos servidores.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é o formato mais comum contratado pelas empresas de pequeno e médio porte, onde um servidor único compartilha o armazenamento e os serviços oferecidos entre os clientes que hospedam seus sites e aplicações.

Por outro lado, em um modelo de hospedagem compartilhada onde o servidor abriga diferentes clientes, o único ponto é quando há um problema técnico, todos hospedados sofrem em conjunto.

Esse tipo de hosting funciona bem em empresas onde o fluxo de tráfego não é muito flutuante, e não ocorrem picos de acessos.

Uma imagem contendo computador

Descrição gerada automaticamente

VPS

VPS significa Virtual Private Server, ou em português, servidor virtual privado.

Trata-se de uma opção intermediária entre a hospedagem compartilhada e a dedicada, que trabalha como um servidor dedicado, mas virtual em uma máquina física.

Portanto, a única exigência do VPS que é o que o diferencia da modalidade compartilhada é que exige um certo conhecimento em Linux e criação de servidores de quem o gerencia.

Cloud Server

O cloud server é indicado para desde sites e blogs a bancos de dados ou aplicações de alto volume de acessos bem como todo repositório virtual de gestão de documentos de uma empresa.

Os servidores virtuais possuem alto desempenho e estabilidade, acompanhando as oscilações nos acessos e picos, sem que as aplicações fiquem indisponíveis. Tudo isso graças a infraestrutura da nuvem.

Afinal, o que diferencia o Cloud server de um Gerenciado é a autonomia na gestão e manutenção dos servidores virtuais.

Assim como, é o cliente que realiza a configuração, monitoramento e instalação de aplicações. No Cloud Gerenciado os sites e aplicações são monitorados por terceiros.

Cloud Server Gerenciado

O cloud server gerenciado é um serviço onde o próprio provedor de hospedagem é quem monitora e administra o servidor, oferecendo alta disponibilidade e de alto desempenho.

O ambiente é controlado por uma empresa contratada, que mantem todo monitoramento, segurança, suporte e backup, que terceiriza todas as questões técnicas dos servidores, sem a necessidade de se ter uma equipe técnica própria.

Pontos a serem avaliados durante a escolha de um Hospedagem

Existem diferentes tipos de hospedagem, para atenderem diferentes tipos de negócio.

Isto é, ambientes que necessitam de segurança total, onde ocorrem transações financeiras, ou que necessitam de mais velocidade, espaço, precisam de servidores diferentes que atendam cada situação.

Há alguns pontos que devem ser levados em consideração:

Custo x Benefício

Ao escolher um serviço de host, é necessário ponderar quais são os tipos de plano, a qualidade e velocidade do serviço.

É necessário avaliar o tipo de negócio à necessidade, para não contratar menos do que se precisa e nem algo com capacidade ociosa.

No cloud, a estrutura usada possui escalabilidade e elasticidade de uso, inclusive no custo, pagando somente pelo que se consome.

Plataforma

O formato do que será hospedado faz muita diferença na infraestrutura necessária.

Os documentos de uma empresa, um site, blog ou loja virtual possuem particularidades que interferem na hospedagem e no plano necessário. E pensando no crescimento futuro, o host escolhido deverá suportar e acompanhar o crescimento com relação a infraestrutura.

As soluções em nuvem permitem escalar o negócio, contratando serviços sob medida, sem grandes investimentos de uma só vez e atendendo as necessidades reais.

Disponibilidade (ou Uptime)

Quanto maior a disponibilidade de um servidor, melhores são as condições do seu site ou da aplicação estar disponível.

Essa disponibilidade é chamada uptime e isso é uma característica que tem que ser bem avaliada. Uma hospedagem com baixo uptime pode ter muita indisponibilidade e deixar o site ou aplicação fora do ar frequentemente.

Armazenamento

Os planos de hosting possuem diversos formatos de armazenamento e transferência, para oferecer opções adequadas para a sua empresa. É importante ver as possibilidades oferecidas para quando for necessário expandir, ou seja, saber quais as possibilidades ofertadas.

No caso do cloud, um dos benefícios está na possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de dados, e reduzir a estrutura de forma simples.

Suporte

O serviço de suporte é um ponto muito importante na contratação de um serviço de hosting.

Um atendimento rápido, com qualidade e resolução rápida é essencial para não ter dores de cabeça que possam prejudicar sua presença online. Escolher uma empresa idônea nesta prestação de serviço é muito importante para manter seus negócios online funcionando perfeitamente.

Conclusão

Uma imagem contendo computador

Descrição gerada automaticamente

Manter a integridade dos dados é vital nos sistemas de gestão das empresas.

Escolher o local e a forma de arquivar os documentos com segurança é de suma importante e muitos ficam em dúvida quanto ao armazenamento local dos arquivos, sendo hosting ou em cloud, até mesmo por conta de dúvidas quanto à segurança, manipulação de dados etc.

Comparando hosting e cloud, um dos grandes diferenciais é a possibilidade de escalar rapidamente um negócio em relação a uma hospedagem tradicional. Porém, como explicamos, essa necessidade varia de acordo com o tipo de negócio e infraestrutura que será necessária.

Independente da opção da empresa no modelo tradicional de hosting ou cloud, ambas são soluções interessantes de acordo com a necessidade da empresa.

A SimbioX oferece soluções de Microsoft SharePoint Online (nuvem) e On Premise (servidor local) para centralizar o compartilhamento de documentos e gerenciamento de arquivos, portais de Intranet, projetos de equipe, Business Intelligence e tudo mais que seus negócios precisam. 

Que tal marcar um bate papo com nosso time de especialistas e avaliar um projeto para sua empresa? Clique aqui e agende agora.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *