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O que é comunicação interpessoal?

Comunicação Interna

O que é comunicação interpessoal?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 18 de março de 2020

Comunicação interpessoal trata-se da habilidade de trocar informações entre dois ou mais indivíduos, trocando mensagens verbais ou não verbais.

Ela é essencial para uma comunicação interpessoal consistente, tanto falado, quanto escrito e para uma boa expressão corporal de escuta e observação.

Hoje em dia, a comunicação interpessoal se estendeu a outros meios e deixou de ser somente verbal, mas também não verbal como a troca de mensagens por WhatsApp, e-mails, chatbots etc.

Para a comunicação interpessoal ter sucesso, não basta sermos bons locutores, mas essencialmente sermos também bons ouvintes. E a capacidade de se expressar claramente e empaticamente ainda é um grande desafio para muitos.

No mundo corporativo, a boa comunicação interpessoal pode ser o grande impulsionador das relações de trabalho. Colaboradores que se entendem e se relacionam claramente trabalham melhor.

Saber se comunicar eficientemente vai além do saber falar, mas ter concisão, usar um tom de voz atrativo, a forma que é falado, o que é dito, tudo isso impacta na reação de quem recebe a mensagem.

Quem tem esse “dom” sempre acaba se destacando entre um grupo. Saber se comunicar é fundamental para quem vive em sociedade e profissionalmente também, seja para tomar decisões ou estabelecer a harmonia no trabalho.

Como já dizia o Chacrinha, “Quem não comunica se trumbica”. Quem sabe se comunicar, normalmente tem muito mais facilidade em atingir seus objetivos.

Comunicação interpessoal x clima organizacional

Independente da área ou função, todos os funcionários acabam interagindo em algum momento, seja em alguma atividade no trabalho, ou nos intervalos, como o horário de almoço.

O bom clima organizacional depende de uma comunicação interpessoal eficiente dos colaboradores. Em níveis de Liderança, isso ainda é mais exigido, visto que o líder precisa incentivar e engajar sua equipe com frequência.

Nesse contexto, a comunicação interna é fundamental no sentido de estreitar as relações entre áreas e melhorar o fluxo de informações e a transparência dos processos.

Havendo maior proximidade entre os funcionários, o engajamento aumenta e o clima fica mais leve e produtivo.

A boa comunicação também vale para interações não verbais, como e-mails e aplicativos de mensagens. Esse tipo de linguagem demanda ainda mais cuidado, pois um mal entendido de uma troca de e-mails pode causar um atrito desnecessário que afetará o clima organizacional.

Uma comunicação interpessoal assertiva é a que entrega a mensagem para o interlocutor sem interpretações distorcidas, sendo clara e eficaz.

A clareza evita os “telefones sem fio” e a divergência de entendimento da mensagem.

No ambiente corporativo, cabe ao RH oferecer as ferramentas e recursos que auxiliem a comunicação entre os colaboradores, que vão desde a utilização de plataformas de comunicação à implementação de treinamentos aos gestores e colaboradores, sobre hábitos de fala e escuta.

Como a comunicação interpessoal afeta as áreas da empresa

A comunicação interna é parte inseparável da cultura organizacional. Mesmo que não tenham ainda canais formais de comunicação, de alguma forma os líderes estão se comunicando com suas atitudes, comportamentos e discursos.

Existem áreas em que a comunicação interpessoal é o coração do negócio. Vamos listar quatro áreas em que a isso fica muito evidente:

Vendas

Os vendedores têm que ter uma comunicação interpessoal muito bem desenvolvida, pois estão sempre em contato com o cliente.

Se a comunicação deles não for efetiva, o processo de vendas também acaba não sendo.

Atendimento

A responsabilidade da área de Atendimento é a que mais demanda uma comunicação interpessoal efetiva.

Eles são a voz da organização, a forma como o mercado interage com a empresa.

Marketing

O marketing é a porta de entrada para novos clientes.

A forma que se comunica deve ser clara e concisa, gerando empatia nos antigos clientes, nos possíveis e nos novos.

Recursos Humanos

O Rh tem a missão de manter o ambiente interno harmônico na empresa.

Para isso, a comunicação interpessoal tem que ser igualitária em todos os níveis da empresa a fim de expressar com clareza qualquer mensagem que tenha quer ser dada.

Como ter uma boa comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é uma habilidade que sempre pode ser praticada. Por isso é sempre importante buscar aperfeiçoamento nessa área.

O domínio da boa comunicação interpessoal ajuda os gestores e colaboradores a se conhecerem melhor, interagindo e alcançando os melhores resultados para a empresa, e estreitando as relações na dentro e fora dela.

Abaixo seguem algumas dicas para sua comunicação interpessoal ficar ainda melhor:
  • Se você é gestor, é muito importante dar e receber feedbacks. Isso consistirá na avaliação do desempenho, conduta ou ação da pessoa avaliada, e uma troca de avaliações, que estimularão comportamentos adequados de ambas as partes.
  • Preste atenção ao que o seu interlocutor tem a dizer. A comunicação não verbal dos gestos e contato visual é a mais impactante de todas as formas existentes.
  • A capacidade de ouvir cuidadosamente o que uma pessoa está dizendo é uma habilidade importante e o prestar atenção é essencial enquanto há comunicação com a outra pessoa.

Quando o interlocutor ouve na essência, a conversa flui facilmente, e o sinal enviado a outra pessoa mostra que você se importa e se preocupa com o assunto em questão.

  • Enquanto estiver desenrolando o diálogo, evite interromper as pessoas, já que atrapalha o raciocínio e dificulta o alinhamento do pensamento da pessoa. Se for realmente necessário interrompê-lo, aguarde o momento ideal.
  • Um outro ponto importante é ter empatia. Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que o outro sentiu caso estivesse na mesma situação vivenciada por ele. Se colocar no lugar do outro gera companheirismo profissional.
  • E por fim, seja confiante nas ideias expressadas. É importante manter a confiança do que está em pauta, melhorando suas palavras e aumentando o nível de segurança que outras pessoas têm com relação a você.

Isso facilitará a conversação durante todo processo de desenvolvimento da comunicação interpessoal.

Agora que te contextualizamos a importância da comunicação interpessoal e as várias maneiras de melhorar esse processo continuamente, conte para nós, quais iniciativas sua empresa tem investido nesse sentido.

Se desejar um diagnóstico e uma apresentação do time SimbioX ao seu RH, clique aqui para falar conosco!

E aí,

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