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O que é Avaliação de Desempenho?

RH

O que é Avaliação de Desempenho?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 19 de fevereiro de 2020

avaliação de desempenho é uma ferramenta que avalia cada funcionário com relação às atividades desempenhadas por ele, os resultados que entrega e como pode ser desenvolvido profissionalmente. 

Serve para avaliar os colaboradores em suas funções atuais e estimar qual o potencial individual que cada um pode contribuir para toda organização. 

Quais são os benefícios da Avaliação de Desempenho? 

Muitos benefícios são vistos quando implantada a avaliação de desempenho, principalmente no que tange a melhoria dos resultados e satisfação dos funcionários. 

Visibilidade dos colaboradores 

Ter um sistema que dê um retorno quanto a atividade dos funcionários é de suma importância para que fique claro o que deve ser mantido e ser mudado. 

O acompanhamento de indicadores traz a visão de forma objetiva e apoia o autoconhecimento dos colaboradores. Também traz mais visibilidade aos gestores, que passam a conhecer melhor seus funcionários, potencialidades e limites.  

Há muitos talentos não descobertos nas empresas e essa ferramenta proporciona essas descobertas.

Apoia decisões com dados 

Acompanhar os dados auxilia na gestão de desempenho, apoiando os avaliadores sobre o futuro profissional dos funcionários naquela empresa. 

Essas decisões costumam ser realocações, promoções ou mesmo demissões. Como esse tipo de análise é delicada, são coletados outros dados complementares para a avaliação de desempenho

Observa-se, por exemplo, qual o comportamento do colaborador e quão alinhado ele está com a empresa. 

Feedback e transparência 

Estimular o feedback é muito importante para conseguir se ver aos olhos do outro. É um procedimento indispensável para confrontar a autopercepção com a visão dos demais envolvidos. 

Promove o desenvolvimento 

Após a coleta dos dados, é de suma importância que eles sejam utilizados como base para o desenvolvimento de programas de desenvolvimento profissional, coaching e PDI. 

Assim, com essas informações, a empresa aloca melhor seus recursos no colaborador, e investe energia de mudança no que realmente é necessário.  

RH estratégico 

Todo esse comportamento analítico e baseado em dados, permite ao RH uma atuação mais estratégica, utilizando informações mais factíveis para tomada de decisões e definição de planos de ação mais assertivos.

Clareia os objetivos 

As avaliações não podem ser vistas isoladamente.  

A medida que passa a ser um processo contínuo, conseguem mudar significativamente o rumo profissional dos colaboradores e consequentemente da empresa. 

Segue alguns exemplos práticos do que pode ter na avaliação de desempenho:  

  • Promoção de discussões frequentes entre colaboradores e gestores com relação a comportamento e desempenho; 
  • Fornecimento de dados ao gestor sobre pontos fortes e fracos dos integrantes da sua equipe; 
  • Apresentação dos pontos de melhoria dos colaboradores para implementação de programas de treinamento; 
  • Levantamento do histórico de desempenho para ver se cabe uma bonificação ou reajuste de salário;
  • Engajamento das atividades com os objetivos da empresa, dando mais sentido ao dia a dia; 
  • Redução na rotatividade de colaboradores, evitando desgastes no grupo e passando maior credibilidade aos clientes. 

Tipos mais comuns de avaliação? 

Em vista de todos os benefícios que trouxemos até agora, vamos apresentar outros tipos de avaliação, que trazem outros tipos de benefícios bem interessantes, e explicar o papel de cada envolvido para que o processo fique mais claro. 

Autoavaliação 

Esse é um tipo bastante comum de avaliação de desempenho

Normalmente, feita em duas fases: uma onde o colaborador responde um questionário sobre a sua atuação, e outra com seu superior, discutindo as possíveis melhorias na performance do funcionário. 

A autoavaliação é o momento de uma análise profunda de seu comportamento e o que tem obtido com isso. No entanto, a humildade em reconhecer os pontos de melhoria, favorecem muito a evolução contínua.

Avaliação da equipe 

A avaliação de equipe é muito importante para checar os resultados do grupo na totalidade. Olhando para a atividade em grupo, fica claro onde é necessário ajustar o fluxo e reduzir ruídos na comunicação interna.  

Avaliação do líder 

Os líderes também precisam ser avaliados, pois, são eles que são os condutores dos times ao sucesso. 

Aliás, é um tipo de avaliação onde tanto os colaboradores quanto seus superiores dão uma visão geral do desempenho e levantam pontos que precisam ser melhorados. 

Assim, o líder terá melhor compreensão sobre sua atuação junto a equipe e quais aspectos podem ser melhorados. 

360 graus 

É uma das mais completas avaliações, poque envolvem várias pessoas que fazem parte da rotina do colaborador. 

Bem como, gestores, colegas de mesmo nível, fornecedores, clientes… Enfim, todos participam desta avaliação.  

No final da avaliação, são comparados os resultados dos avaliadores e do colaborador e levantam-se pontos muito interessantes que talvez não estivessem claros para o avaliado. 

Escolha forçada 

Esse tipo de avaliação busca trabalhar os pontos críticos, para ficar claro para o avaliado como o time enxerga sua pessoa e suas entregas.

Contudo, a frente de cada frase, coloca-se um “+” se aquela informação tiver a ver com o colaborador ou “–” se não tiver correlação.

Exemplos de pontos abordados:  

  • Proatividade;
  • Problemas de relacionamento; 
  • Falta de assiduidade nas entregas; 
  • Não cumpre os seus horários. 
Avaliação por competências 

Na avaliação por competência, são avaliados o nível de conhecimento, habilidades e atitudes do profissional. 

Além disso, a análise leva em consideração tanto, dados comportamentais quanto, conhecimento técnico. 

No início da avaliação por competências, o colaborador faz uma autoavaliação, levantando as competências que ele enxerga como em desenvolvimento e o que precisa melhorar.

Por fim, na fase seguinte, é o gestor que o avalia e para concluir, juntam as análises e montam um plano de ação. 

Metas e resultados 

Este método de avaliação de desempenho visa descobrir qual o nível de produtividade dos colaboradores em questões como distanciamento, retenção de clientes, conversão de vendas e nível de atendimento.

Escala gráfica 

Essa avaliação é mais superficial, mas não menos importante, onde são avaliados pontos como pontualidade, assiduidade, criatividade, em uma escala de 0 a 5.  

De tal forma que serve para complementar as demais avaliações, normalmente usada em avaliações 360 graus. 

Erros mais comuns da Avaliação de Desempenho 

Uma avaliação de desempenho tem que ser bem elaborada, com objetivos claros, muita ética e uma conjunção de dados e percepções de todos envolvidos. 

Há alguns erros que podem comprometer todo o resultado e que devem ser evitados antes do início do processo:  

Desconhecimento dos objetivos 

O objetivo tem que estar claro, do que a organização busca e almeja.  

Dessa forma, a avaliação deve trazer as respostas necessárias, para posteriormente ser elaborado um plano de ação consistente e focado. 

Falta de engajamento de gestores e diretores 

Não basta o time de gestão de pessoas executar a avaliação, se os líderes da organização não estiverem engajados com o processo. Todos precisam estar comprometidos para que o resultado seja alcançado. 

Despreparo de avaliadores 

Tudo tem que estar integrado: objetivos, gestores e avaliadores.  

Com o intuito de quem avalia, precisa dominar a ferramenta e conhecer profundamente o processo de avaliação de desempenho para assim, fazerem uma análise de qualidade. 

Despreparo na gestão de pessoas 

Se quem avalia não é capaz de oferecer feedbacks e apoiar na melhoria da cultura organizacional, com toda a certeza, não será feita uma avaliação de qualidade. 

Falta de feedback 

A falta de feedbacks, ou retornos incompletos e inadequados são cruciais para um processo de Avaliação de Desempenho. 

Bom, agora que você já sabe “O que é avaliação de desempenho” e um pouco mais. Gostaria de saber:

Sua empresa já realiza algum tipo de avaliação de desempenho

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E aí,

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