fbpx
Motivação no trabalho: o que estimula os colaboradores da sua empresa?

RH

Motivação no trabalho: o que estimula os colaboradores da sua empresa?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 14 de outubro de 2019

Assim como crescer e atingir os resultados propostos, a motivação no trabalho deve receber a mesma atenção dos gestores e proprietários de empresas. Sabe porquê? Funcionários desmotivados rendem menos do que o esperado..

Todo profissional precisa de um estímulo para ir ao trabalho todos os dias e as causas são diversas: desafios, salário atrativo, bom relacionamento interpessoal, colaboratividade, entre outras.

Todas essas questões influenciam na produtividade e a parte favorável é que a sua empresa pode promover ações com o propósito de aumentar a satisfação da equipe. Neste artigo você entenderá como aumentar a motivação dos colaboradores. Confira!

Conheça a importância da motivação no trabalho

Manter os colaboradores motivados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Como falamos no começo, a produtividade é consequência do empenho de cada pessoa para fazer o seu melhor nas tarefas diárias.

Quando o colaborador tem mais ânimo, disposição e comprometimento, aumenta-se a chance de alcançar as metas e, consequentemente, os resultados serão melhores.

Um profissional desmotivado não tem bom rendimento e você pode perceber a desmotivação por meio do seu comportamento. Além de não cumprir com as entregas esperadas, ele manifesta outros sinais, por exemplo:

  • Faltas constantes no trabalho (absenteísmo);
  • Indisposição para executar as principais tarefas da sua função;
  • Isolamento da equipe;
  • Não alcança as metas propostas pela liderança;
  • Não demonstra interesse em aprender coisas novas e na atualização do seu conhecimento profissional;

Por isso é fundamental que o gestor fique de olho nos indícios e procure alternativas para reverter a situação.

Como aumentar a motivação no trabalho

Há dias em que o colaborador não vai produzir conforme o esperado e isso é totalmente normal. Afinal, todos nós temos problemas pessoais e as preocupações podem afetar a performance de vez em quando.

O que não pode acontecer é permitir que essa situação se prolongue por mais tempo ao ponto de influenciar negativamente os resultados do seu negócio em um prazo maior, como um mês ou um trimestre.

Então, para deixar os funcionários bastante animados, vamos apresentar algumas ações que podem ser implementadas para aumentar a motivação no trabalho e a produtividade. Continue a leitura!

Benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos é uma boa estratégia para deixar a equipe engajada com os propósitos da empresa e também serve para atrair talentos, visto que hoje as pessoas procuram oportunidades que ofereçam qualidade de vida além de um bom salário.

Muitas empresas escolhem o pacote de benefícios básico e disponibilizam somente o vale-alimentação ou refeição. Se você quer fazer diferente e deixar a motivação no trabalho em alta, opções como bolsas de estudo, vale-cultura, assistência médica e odontológicas são muito desejadas pelos colaboradores.

Uma boa sugestão é fazer uma pesquisa ou conversar com os colaboradores para entender quais benefícios realmente lhes interessam.

Horário de trabalho flexível

Ter a liberdade de chegar no trabalho um pouco mais tarde ou sair mais cedo para resolver uma questão pessoal é um benefício de encher os olhos, visto que vez ou outra surge um probleminha a ser resolvido em horário comercial, não é mesmo?

Uma pesquisa realizada pela AON mostra que atualmente 38% das empresas permitem que seus funcionários escolham o horário de entrar no trabalho.

A flexibilidade é uma vantagem que aumenta a motivação no trabalho. Sabendo que eventualmente é possível adaptar os horários conforme a necessidade, as pessoas ficam mais dispostas a fazer um bom serviço.

Clima organizacional positivo

Sem dúvida, a motivação no trabalho fica elevada quando há um clima organizacional positivo. Um ambiente com um bom astral, onde todos conversem entre si e, mais do que isso, exercem a colaboratividade, é muito entusiasmante.

Por isso, os líderes e gestores precisam se preocupar com a qualidade do clima. Algumas das formas de intervenção que dão bons resultados é promover momentos de descontração, como um happy hour, estimular as relações interpessoais e valorizar o serviço realizado com competência.

Desenvolvimento profissional

Manter o conhecimento atualizado também interfere na motivação no trabalho. Colaboradores bem qualificados ficam mais seguros de suas ações, se comprometem melhor com as exigências da empresa, têm um bom desempenho e, dessa forma, ficam mais motivados.

O empregador interessado no progresso profissional da sua equipe pode investir em treinamentos, palestras de aperfeiçoamento ou mesmo custear cursos de qualificação e capacitação. Com certeza, o retorno para empresa será bastante benéfico!

Reconheça os objetivos alcançados

Não há nada melhor do que ter o seu trabalho reconhecido e saber que ele está contribuindo com o propósito da empresa. Então, não hesite em verbalizar a satisfação para aumentar a motivação no trabalho.

A partir de agora, lembre-se de distribuir elogios, dar feedbacks positivos sempre que possível e mostre interesse em ouvir as sugestões da equipe. Assim, os funcionários ficarão mais dispostos e produtivos.

Registro correto da jornada também influencia na motivação no trabalho

Existe outro modo muito importante e eficiente para aumentar a motivação no trabalho e que, infelizmente, muitas empresas negligenciam: a marcação de ponto correta.

Recentemente aprovada, a Lei da Liberdade Econômica alterou a obrigatoriedade do controle de ponto e a exigência passou a ser apenas para empresas com mais de 20 colaboradores. Entretanto, o registro de ponto é uma medida benéfica para qualquer negócio, independentemente do número de colaboradores.

A gestão da jornada de trabalho evita erros no cálculo de horas extras e na folha de pagamento e funciona como um ótimo impulsor para a motivação no trabalho.

O ponto digital ajuda a aumentar a confiança entre líderes e liderados, e elimina a desconfiança quanto ao cálculo das horas trabalhadas. Tendo certeza de que não será prejudicado, a satisfação com o trabalho aumenta.

A motivação no trabalho é constituída por fatores individuais e pelo contexto em que o profissional está inserido. Logo, a empresa precisa incentivá-lo por meio das ações que descrevemos aqui. Que tal colocá-las em prática e ver a mudança acontecer?

Gostou do conteúdo? Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH da sua empresa em uma área realmente estratégica.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *