fbpx
Intranet corporativa: exemplos, cases e como escolher

Comunicação Interna

Intranet corporativa: exemplos, cases e como escolher

Caroline Patrício
Escrito por Caroline Patrício em 28 de janeiro de 2022
🔴 Webinar Jornada do Colaborador na Prática em 10 etapas. Grátis

Intranet corporativa é uma forma inteligente de você centralizar a comunicação interna da sua empresa.

Afinal, um sistema de intranet consegue oferecer as ferramentas essenciais para gestão eficiente da comunicação empresarial.

Então, para você entender melhor como funciona uma intranet, conferir exemplos e descobrir qual é a melhor opção para sua empresa, continue lendo.

Pois, neste artigo você vai saber tudo sobre umas das ferramentas essenciais para todo gestor de comunicação.

Preparado?

intranet corporativa (pessoa lendo jornal)

O que é uma intranet corporativa?

Intranet corporativa é um portal de informações internas da empresa.

Lá, por exemplo, a empresa consegue:

  • Publicar notícias;
  • Divulgar novidades;
  • Fazer pesquisas;

Entre outras coisas…

A Intranet é um ambiente para manter os colaboradores informados, engajados e sintonizados com o propósito da empresa.

Aliás, a intranet também é um espaço de interação entre colaboradores e de fácil acesso. Isso porque, o sistema é 100% online, portanto, basta acesso à internet para acessar.

AH! Também é possível acessar a intranet usando celulares ou tablets.

Ok, mas como criar uma intranet corporativa para sua empresa?

Veja a resposta no próximo tópico.

intranet corporativa (construção de dados html)

Como criar uma intranet corporativa?

Ter uma intranet é  investir na comunicação da sua empresa.

E os retornos desse investimento são recebidos ao diminuir:

Dito isto, as empresas costumam buscar uma intranet corporativa para substituir o uso do e-mail ou reduzir a comunicação informal via WhatsApp.

Então, trocar uma comunicação simples via e-mail ou WhatsApp por um sistema de Intranet, exige investimento em processos de comunicação.

Afinal, você deseja ter seus colaboradores usando e aproveitando todos os recursos da sua intranet corporativa, certo?

Se você ainda tem dúvidas sobre como montar um plano de comunicação interna, baixe esse material e descubra como fazer:

Material isca:

Agora sim, se você quer entender como criar uma intranet corporativa, veja essas opções:

intranet corporativa (botão de freelancers no teclado)

Contratar um freelancer

Sim, um freelancer pode ser uma boa escolha para construir uma intranet para sua empresa. Pois, o programador freelance pode deixar a intranet com “a cara” da sua empresa. Ou seja, você personaliza a identidade visual e aproveita cada elemento para criar conexão com seus colaboradores.

A desvantagem aqui é a manutenção, pois, imagine que o programador escolheu o WordPress para construir sua intranet.

Neste caso, você precisará de conhecimentos básicos em programação para alcançar melhores resultados.

Em outras palavras: você corre o risco de sempre depender do programador freelancer.

Por outro lado, se sua empresa já tem uma equipe de desenvolvimento, o trabalho fica mais fácil.

Entretanto, o colaborador que desenvolveu pode sair da empresa e dificultar o processo de manutenção.

Contudo, se sua empresa é pequena (até 30 colaboradores) e você planeja fazer poucas atualizações (publicar notícias, por exemplo), esta é uma boa opção.

intranet corporativa (botão de expert no teclado)

Contratar um fornecedor de intranet corporativa

A segunda opção é contratar um parceiro especializado em comunicação empresarial.

Com isso, você terá um sistema testado e preparado para atender as principais necessidades de comunicação interna.

Há diversas opções no mercado, inclusive “intranet app”, ou seja, um sistema de intranet acessível pelo celular.

Se por acaso tiver dúvidas de qual fornecedor escolher para sua empresa, fique até o final, pois reservamos um presente para você.

Mas, antes disso, que tal ver alguns exemplos de intranet corporativa para se inspirar?

intranet corporativa (homem usando um binóculo)

Exemplos de intranet corporativa

Se há uma dica de sucesso para uma intranet, ela é:

Sua intranet precisa ser “a cara da empresa”.

Isto é: entrando na página inicial da intranet, o colaborador precisa se identificar com os elementos, informações e ter uma boa experiência de navegação.

Então, separamos alguns exemplos de intranet corporativa para você se inspirar.

Duosystem

Duosystem é uma startup do mercado de saúde.

A intranet da empresa foi pensada para manter o colaborador sempre informado, pois esse era um dos desafios da startup.

Por isso, a intranet da Duosystem destaca notícias recentes e os atalhos para serviços internos da empresa, como assinatura eletrônica de políticas internas.

intranet corportativa (página inicial intranet duosystem)

Conheça esse case:

SimbioX Intranet: como ajudamos a Duosystem a reinventar sua comunicação interna?

AACD

A AACD teve experiências com outros sistemas de intranet até descobrir a plataforma ideal para conectar seus mais de 3.200 voluntários e colaboradores.

O foco da AACD é engajamento interno por meio de campanhas, como Setembro Amarelo e Novembro Azul:

intranet corportativa (pagina inicial intranet aacd)

Descubra detalhes sobre como é a experiência da AACD com a intranet corporativa da SimbioX, veja esse vídeo abaixo:

Allianz

A Allianz usa a intranet para despertar o senso de pertencimento da equipe.

Então, a empresa aproveita os recursos de galeria de fotos e vídeos.

Lá, o colaborador acompanha fotos de eventos (online e físicos) e troca comentários.

Aliás, os colaboradores gostam tanto da Intranet que já a elegeram um de seus canais preferidos de comunicação interna.

Veja o vídeo abaixo e conheça esse projeto de intranet:


intranet corportativa (par de mãos com luvas de boxe)

Intranet e rede social corporativa: qual a diferença?

Redes sociais corporativas e intranet, são a mesma coisa?

Essa é uma pergunta frequente para quem procura um sistema de comunicação interna.

Apesar da semelhança, intranet e rede social corporativa têm algumas diferenças.

  • Intranet: funciona como um site da empresa exclusivo para colaboradores;
  • Rede Social Corporativa: é como se fosse uma rede social (tipo Facebook) para os colaboradores.

Entende-se então:

  • Intranet: focada em notícias, serviços internos e informação;
  • Rede Social Corporativa: interações sociais entre colaboradores,

Mas, uma não exclui a outra. Há como aproveitar o melhor das duas ferramentas.

Como?

Veja esse artigo completo sobre a diferença dessas ferramentas e descubra como aproveitar ambas na sua comunicação interna:

Rede Social Corporativa x Intranet: qual escolher?

intranet corportativa (pessoa dando de ombros com mãos erguidas)

Qual a melhor intranet para minha empresa?

Agora vamos a principal pergunta:

Como escolher uma intranet corporativa?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, responda às perguntas abaixo:

1 – Investir em uma ferramenta que outras empresas confiam é importante para você?

2 – Saber que a ferramenta já é usada por mais de 40 mil colaboradores diariamente, faz diferença para você?

3 – Contar com uma equipe para te ajudar com ideias e estratégias de comunicação, te ajudaria a alcançar seus objetivos?

4 – Usar um sistema premiado por engajamento e colaboração de colaboradores, te passa confiança?

Bom, se a maioria das suas respostas é “sim”, que tal conhecer a intranet corporativa que conta com todos esses benefícios?

Sim, esta é a SimbioX Intranet, sua plataforma para engajar, centralizar a comunicação interna e despertar o senso de pertencimento no seu time.

Quer receber uma demonstração da ferramenta?

Então, peça agora uma demonstração grátis.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *