fbpx
Internet e Intranet: qual a diferença?

Comunicação Interna

Internet e Intranet: qual a diferença?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 30 de setembro de 2020

Apesar do nome ser parecido, Internet e Intranet são duas coisas bem distintas.

Internet surgiu em 1969 nos Estados Unidos, com o objetivo de manter contato com o exército na guerra, caso todos os outros meios de comunicação fossem destruídos.

De 1970 e 1980, a internet deixou de ser somente acadêmica e passou a ser usada pela população como um todo, através da comercialização de internet empresarial e residencial. Mas ficou popular a partir de 1992 quando surgiram as empresas provedoras de acesso à rede a World Wide Web (WWW).

Já a Intranet é uma rede local interna, normalmente corporativa, onde somente um grupo exclusivo de pessoas tem acesso, usando a internet baseada em protocolos TCP/IP. 

Boa parte das empresas em geral usam intranet para manterem seus serviços em Portais Corporativos e outros recursos, permitindo acesso a todo ambiente interno, sejam eles banco de dados, pastas, impressoras. 

Qual a diferença entre Internet e Intranet?

A internet é um sistema de redes de computadores mundial que usam um conjunto  de redes padrão de IP (Protocolo de Internet) ou TCP (Protocolo de Controle de Transmissão), unindo milhões de redes públicas e privadas. Todos os computadores que captam essa linguagem trocam informações entre si. 

Na década de 90, chegaram as redes sociais e levaram a internet a um outro patamar de usabilidade e interação entre toda população espalhada pelo mundo.

A internet atende usuários em todo o mundo. Atualmente sua função vai desde enviar e receber mensagens ou imagens por apps, a assistir a vídeos, filmes, conversar por chamadas de voz ou vídeo, enviar e-mails. Ela permeia nossa vida como um todo.

O acesso à intranet é feito em uma rede local, por meio de um login de identificação e senha. A intranet funciona da mesma forma que a internet, por protocolos, mas ela conecta computadores específicos e oferece mais segurança por ser fechado.

Hoje em dia tem sido uma ferramenta muito importante na pandemia – a chamada intranet social – para engajar com os funcionários e pulverizar as informações e interações de forma uniforme, aproximando dos colaboradores, apoiando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional.

A segurança é a mesma na intranet e internet?

A Internet não possui regras rígidas, já a intranet possui uma política organizacional bastante rigorosa.

A internet volta e meia sofre ataques à segurança, por vírus, hackers. Na intranet não existe esse risco já que não há acesso ao mundo externo ela só é acessada pela rede local (LAN).

Entretanto uma não existe sem a outra e quem já utilizou uma Intranet provavelmente usou uma máquina com acesso à Internet.

Para acessar a intranet pela internet, existe a Extranet, que funciona como uma extensão da Intranet a computadores externos aos domínios físicos da Intranet.

A Extranet é uma rede privada que usa Internet para compartilhar informações de uma empresa com pessoas externas da empresa, como fornecedores e clientes.

Estes computadores possuem servidores de firewall, usam certificado digital para autenticação, criptografia de mensagens, e utilizam redes privadas virtuais (VPN s).

A extranet é parte da intranet, pois permite aos colaboradores que acessem a intranet fora do ambiente corporativo.

Devo ter uma intranet em minha empresa?

comunicação interna de uma empresa é fundamental para ter eficiência nos processos internos. 

A Intranet possibilita essa comunicação de uma forma rápida, permitindo o compartilhamento rápido de informações, organizando processos, serviços e armazenando toda documentação que precise ser consultada posteriormente.

Principais vantagens da intranet:

  • Facilidade no acesso e envio de documentos informações que demandem aprovações ou assinaturas e passam a ser realizados eletronicamente
  • Engajamento entre os colaboradores através de chats, redes sociais internas, murais entre outros.
  • Integração da comunicação interna e externa por meio de acesso restrito para clientes e fornecedores, agilizando a interação de processos, pagamentos, pedidos.
  • Sustentabilidade, pois reduz o uso de papéis e impressão, minimizando a produção de resíduos, e os custos.

Como todo lugar com informações compartilhadas, a intranet deve seguir os protocolos de segurança para mitigar riscos de vazamento de informações confidenciais quando conectada à internet.

E Rede Social Corporativa, para que serve?

As redes sociais não servem só para vida privada, mas também para aproximar os colaboradores no ambiente corporativo.

As Redes sociais corporativas usam os mesmos fundamentos das redes que já estamos habituados, mas o objetivo é aproximar colaboradores e fornecedores de forma personalizada. Além de aumentarem a produtividade, que acaba sendo influenciado por essas redes sociais.

A rede social corporativa funciona como a extranet, onde existe um ambiente de compartilhamento interativo e rápido. A interação normalmente acontece em   chats e murais, além da possibilidade de criação de grupos e fóruns de debate.

Os processos concentram-se em um local único, sem misturar as redes sociais pessoais com as redes sociais de trabalho.

Que tipo de conteúdo é usado?

Tanto a intranet quanto a extranet são redes estritamente profissionais, ou seja, todo conteúdo compartilhado corresponda às normas da empresa e com a cultura organizacional. Isso vale para chats, e-mails, ações de endomarketing, entre outros.

Para garantir que não há vazamento de informações, é muito importante que a políticas de privacidade e segurança garanta sejam eficientes para evitar que informações cruciais saiam da empresa.

É importante também ter um mediador que faça o acompanhamento das postagens e do uso e funcionamento das plataformas corporativas de  comunicação.

Em redes sociais corporativas, o engajamento e interatividade dos colaboradores costumar dar feedback instantâneo, pois ao postar um conteúdo no mural ou fórum, as interações são instantâneas.

Usar rede sociais pessoais no trabalho depende do posicionamento e da cultura da empresa. Há algumas que até estabelecem normas de conduta e restringem o acesso no ambiente corporativo.

Em áreas onde há necessidade do uso de redes sociais, não há como contestar, mas o ideal é usar com parcimônia e com foco para o trabalho. Entre as redes corporativas, o LinkedIn é a mais conhecida de todas e é o que estaria mais próximo das redes sociais corporativas, já que é usada profissionalmente.

O engajamento no LinkedIn ocorre por meio de publicações e compartilhamento de artigos e postagens de pessoas e empresas em geral, usada inclusive pelas empresas para busca de talentos.

Conclusão 

Explicada a diferença entre intranet e internet, o importante é que tenha ficado claro que a intranet é uma ferramenta corporativa que ajuda no engajamento dos times internos, permite o compartilhamento de documentos e arquivos, integra departamentos e facilita processos de comunicação como um todo.

Portanto vale lembrar que o uso da intranet vai além das redes corporativas, integrando sistemas e toda comunicação interna. Para a intranet funcionar externamente, é necessário a utilização do extranet, que permite acesso à intranet pela internet.

O uso das redes sociais corporativas já faz parte de muitas empresas, integrando os públicos interno e externo facilitando a comunicação e o relacionamento entre esses públicos.

E na sua empresa, vocês utilizam essas tecnologias ou pretendem usar? A Simbiox é especialista nestas tecnologias e possui alguns cases de sucesso muito interessantes.

Aproveite e deixa seu e-mail abaixo para receber conteúdos como esse toda semana:

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Internet e Intranet: qual a diferença?”

Jaio

Um explicação bem detalhada, gostei bastante!