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8 dicas para manter a concentração e foco no Home Office

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8 dicas para manter a concentração e foco no Home Office

Bruno Santos
Escrito por Bruno Santos em 24 de agosto de 2020

home office consiste em realizar atividades profissionais em sua própria casa. Em tempos de pandemia, trabalhar em casa se tornou uma realidade para grande parte das pessoas, que substituíram o escritório presencial por um ambiente caseiro.

Enquanto algumas pessoas consideram o home office mais agradável (por trabalhar no conforto de sua própria casa e não haver a necessidade de se deslocar), outras acham difícil manter a concentração e produtividade.

Segundo a neurocientista Thaís Gameiro:

“Ao acordar até chegar ao escritório, aproximadamente 40% das atividades realizadas são inconscientes e automáticas, incluindo escovar os dentes e pegar o transporte”.

Como o home office nos insere em um novo contexto, muitas dessas atividades deixam de ser automatizadas, exigindo mais concentração e foco. Além disso, nosso cérebro capta certas informações do ambiente de forma inconsciente. Ou seja, quando nos vestimos de acordo e estamos em um ambiente próprio para trabalhar, nossa mente interpreta que estamos em uma “situação de trabalho”.

Abaixo, veja 8 dicas de como manter a concentração e foco no seu home office transformando sua casa em um ambiente de produtividade e resultados.

#1 Crie rotinas

Estabelecer uma rotina nos ajuda a manter o ritmo e a organização de trabalho. Ter hora para acordar, almoçar e um horário determinado para início e término de expediente é importante para estabelecer foco em um dia de trabalho.

#2 Vista-se a caráter

No home office, é essencial preservar certos costumes que mostram para nosso cérebro que estamos em horário de trabalho. Por exemplo: ficar de pijama no expediente emite sinais para nosso cérebro de relaxamento e descanso, o que pode nos deixar em uma situação de conforto e, consequentemente, perder o foco. Por isso, neste período, é melhor usar roupas mais formais. 

#3 Tenha um espaço de trabalho

Mesmo em casa, devemos ter um espaço que possamos utilizar para trabalhar. Seja um cômodo específico ou uma mesa, o importante é preparar um espaço onde podemos focar em nossas atividades. 

#4 Método Pomodoro

O exercício da  concentração exige disciplina e equilíbrio. Trabalhar de forma excessiva sobrecarregará nosso cérebro e ficará cada vez mais difícil manter o foco. Fora isso, fazer longas pausas para descanso nos atrapalham a estabelecer um ponto focal.

Criada em 1988 por Francesco Cirillo, a técnica de Pomodoro é um método de gestão de tempo eficaz para manter o foco e disciplina na hora de estudar ou trabalhar.

Segundo o site Brasil Escola:

 “O método Pomodoro é simples e dura 2 horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos”.

Segundo a neurociência, o cérebro humano é capaz de focar por certa de 60 a 90 minutos em uma atividade e, após esse período, toda a atenção se dispersa. Além disso, sempre que interrompemos a concentração de uma atividade, levamos certa de 26 minutos para ter total imersão na tarefa.

A ideia do Pomodoro é ter 25 minutos para focar totalmente em uma atividade e, para não tornar a atividade maçante e causar cansaço mental, ter um pequeno intervalo de descanso. Com a técnica, podemos realizar nossas atividades com mais disciplina sem perder o foco.

Cirillo aponta que é importante anotar cada interrupção feita durante a execução do método, a fim de organizar melhor e apontar quais interrupções podem ser evitadas. 

técnica pomodoro para manter o foco e concentração no home office

Cirillo também lista diversas vantagens que podemos adquirir ao utilizar o método Pomodoro:

  • Alivia a ansiedade;
  • Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
  • Aumenta a conscientização das decisões;
  • Eleva a motivação e mantém-na constante;
  • Reforça a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora o processo de trabalho ou estudo;
  • Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

#5 App Todoist e a organização

Algumas ferramentas nos auxiliam na produtividade, já que podemos listar nossas tarefas e utilizá-las em conjunto com o método Pomodoro.

O aplicativo Todoist é um “checklist”, onde é possível criar nossas próprias tarefas e organizá-las em projetos. Além do mais, podemos apontar uma data máxima e uma prioridade para cada tarefa. 

O aplicativo também conta com um sistema de pontos, onde cada tarefa realizada acrescenta uma quantidade de pontos que são somados. Assim, é possível ter uma visão analítica com os gráficos que a ferramenta disponibiliza de acordo com as tarefas realizadas, o tempo de esforço e os atrasos. 

#6 Qualidade de Vida

Nenhuma dica, método ou ferramenta é eficaz se não cuidarmos da nossa saúde. Por isso, é importante termos uma boa alimentação, boas noites de sono e realizar atividades físicas. Inclusive, existem alguns alimentos que ajudam a manter o foco e ter uma boa memória.

Terapias e métodos alternativos

Para auxiliar no foco e na concentração, muitas pessoas também optam por diferentes tipos de terapias e práticas que podem melhorar nossa qualidade de vida. Veja alguns deles:

#7 Aromaterapia e o poder das plantas

De acordo com o neuropata Daniel Alan Costa (professor de fitoterapia na USP e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia):

“As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros aos trabalhadores, extremamente importante neste momento em home office.”

Alguns dos fatores que podem atrapalhar a concentração é a tensão e ansiedade, e muitas plantas ajudam a aliviar esses problemas. A Camomila e a Lavanda trazem calma e tranquilidade emocional, já a Menta e o Patchouli são poderosos aliviadores de ansiedade. 

O Alecrim é excelente para fortalecer a memória e, segundo Daniel, é utilizado por estudantes desde a Grécia antiga. 

“Durante o período de provas, já usavam raminhos da erva no cabelo, pois eles perceberam que a essência conforta o cérebro, aguça a compreensão, restaura a memória perdida e desperta a mente” 

#8 Meditação

Sendo uma técnica milenar, a meditação é utilizada para diversos fins, como para melhorar a respiração, aliviar a ansiedade e para fins de autoconhecimento. Quando meditamos, entramos em um estado diferente de consciência, deixando a mente limpa e nosso corpo relaxado. 

Ebooks

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Para se entrar em estado meditativo é preciso bastante prática e treino, mas existem aplicativos como One-Moment Meditation que podem te ensinar a meditar de forma rápida e prática.

Trabalhar em home office nem sempre é uma tarefa simples, já que exige disciplina e foco. Por isso, é primordial que mantemos nossa saúde física e mental além de encontrar as técnicas e medidas que mais nos encaixam. 

E aí, gostou das dicas? Que tal você compartilhar com algumas pessoas que querem melhorar a concentração e foco no home office?

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