fbpx
Glossário de RH, entenda os principais termos da área

RH

Glossário de RH, entenda os principais termos da área

Cristiano Sacramento
Escrito por Cristiano Sacramento em 31 de julho de 2021

Conheça o glossário de RH e aproveite os materiais de apoio para se aprofundar

Sente-se confuso com a sopa de letrinhas e termos desconhecidos do mundo de RH?

Pensando nisso, preparamos um glossário para te salvar de confusões.

Na maioria dos termos, você vai encontrar um link para um artigo completo sobre o tema, então, aproveite.

Agora sim, pronto para dominar os principais termos usados em RH?


RH

Vamos começar com RH? Afinal, há diversas variações da sigla por aí.

RH é a sigla para Recursos Humanos.

Apesar disso, você encontra sinônimos desse termo, como: gente, people, gestão de pessoas e várias outras.

Aliás, usar RH atualmente parece meio “ultrapassado”, concorda?

Absenteísmo

Trata-se da ausência temporária ou completa de um colaborador durante o período de trabalho.

Desenvolvimento de pessoas

São técnicas usadas para melhorar as habilidades e comportamentos do colaborador.

Pesquisa de Clima

Pesquisa interna para descobrir a qualidade do relacionamento entre colaborador e empresa.

Nessas pesquisas, o colaborador relata queixas ou faz elogios à empresa e sua experiência até o momento.

Endomarketing

Ações internas para motivar e engajar colaboradores.

Por exemplo, datas comemorativas como:

Recrutamento & Seleção

Ambos são processos relacionados à contratação de novos colaboradores.

Recrutamento é a fase de coletar informações sobre os candidatos (por meio de currículo, por exemplo).

Já a seleção, é aonde são aplicadas entrevistas e testes para escolher o melhor candidato para vaga.

Employer Branding

Termo inglês para Marca Empregadora.

Trata-se de uma estratégia para despertar interesse em futuros candidatos (externos) a vagas internas da empresa.

Para isso, a empresa oferece benefícios, vantagens e plano de carreira (entre outras coisas).

Turnover

É o termo em inglês para “Rotatividade de Colaboradores”, isto é, a quantidade de colaboradores desligados da empresa em um período de tempo (normalmente 1 ano).

Usamos percentuais para demonstrar o número.

Um valor aceitável de turnover é de aproximadamente 10% ao ano.

Benefícios flexíveis

É um modelo de benefício personalizado.

Neste caso, a empresa tem a liberdade de oferecer um benefício conforme os gostos e interesses do colaborador.

Esta modalidade empodera o colaborador e permite a empresa investir recursos de forma inteligente.

Employee Experience

Nome em inglês para Experiência do Colaborador.

Trata-se do mapeamento da jornada da pessoa desde de a fase de candidato ao momento do desligamento.

Com isso, a empresa cria maneiras de encantar, motivar e manter o colaborador feliz e engajado durante toda a sua experiência na empresa.

Employee Value Proposition (EVP)

Sigla em inglês para Proposta de Valor ao Colaborador.

É o que sua empresa oferece (diferencial) para torná-la um lugar ideal e desejado para se trabalhar.

O EVP é composto por remuneração, salário, benefícios, cultura e outras vantagens.

Avaliação de Desempenho

É uma técnica para medir a evolução do colaborador em um período.

Essa evolução é medida por habilidades técnicas e comportamentais.

O período de medição varia dependendo da empresa e, em alguns casos, a avaliação é atrelada a bonificações.

RH Digital

É uma metodologia e um conceito aplicado para tornar o RH mais eficiente.

Com isso, é possível reduzir tempo e burocracia de rotinas internas.

Veja um artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Hunting

É o processo de recrutamento ativo da empresa, ou seja, a empresa vai em busca do candidato.

Na prática, ao invés de esperar currículos, a empresa faz pesquisas online e offline para descobrir qual é o melhor candidato para a vaga em aberto.

Business Partners

É um profissional de RH generalista que apoia diretamente os departamentos internos.

Por exemplo, no time comercial, o Business Partner (BP) cuida de:

  • Recrutamento e seleção;
  • Desenvolvimento;
  • Realização de diagnósticos (pesquisa de clima, por exemplo).

Softs Skills

Termo usado para descrever habilidades comportamentais, sociais e interpessoais.

Por exemplo:

Modelo de Gestão

É a forma como a empresa decide liderar sua equipe.

Esse modelo pode ser composto por:

  • Resultados;
  • Competência;
  • Democrática.

Entre outros.

Plano de Carreira

São as etapas documentadas do objetivo de carreira do profissional.

Por exemplo: atualmente trabalho como analista de marketing e meu desejo é ser diretor de marketing.

Neste caso, o plano de carreira serve para orientar o profissional sobre as etapas e habilidades necessárias para chegar ao cargo de diretor de marketing.

Plano de carreiras são construídos pela própria pessoa, ou com ajuda de um mentor de carreiras.

Remuneração e Salário

Salário é o valor pago pelos serviços prestados pelo colaborador.

Já remuneração, é o conjunto de salários mais benefícios e adicionais, como horas extras, comissão e ajuda de custo.

Advertência

É um aviso formal da empresa sobre a má conduta apresentada pelo colaborador.

A advertência pode ser escrita ou verbal.

Vale lembrar: o acúmulo de advertências pode levar a demissões e suspensões.

Admissão

Processo de incluir um novo colaborador no quadro de profissionais da empresa.

Na admissão, o novo colaborador envia documentações pessoais para identificá-lo e comprovar suas competências para o trabalho.

e-social

Plataforma online para envio de informações trabalhistas de empresas (admissão, demissões, pagamento de benefícios…) para o governo.

Descanso semanal remunerado

É um período de 24 horas de descanso remunerado garantido pelo Art 7º das Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT).

O descanso semanal remunerado (DSR), normalmente acontece aos domingos.

Capital Humano

Capital humano são as habilidades, experiências, valores, cultura e conhecimento de uma pessoa.

A soma de cada umas delas forma o capital humano da empresa.

People Analytics

É a técnica e processo de analisar informações de colaboradores para tomar decisões inteligentes.

Por meio do People Analytics, é possível reunir informações demográficas, técnicas e comportamentais dos colaboradores.

A partir disso a empresa pode desenvolver projetos para melhorar a qualidade do trabalho, reduzir custos e aumentar o engajamento interno.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo completo.

Controle de ponto

Controle de ponto é um sistema capaz de registrar a jornada de trabalho do colaborador.

Trata-se de um item obrigatório da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), artigo 74.

O sistema registra o total de horas trabalhadas por dia, além de pausas e ausências.

Inteligência emocional

É a capacidade da pessoa em lidar com seus sentimentos e emoções visando o crescimento pessoal.

A inteligência emocional pode ser dividia em 5 pilares:

  • Autoconsciência;
  • Autogestão;
  • Motivação;
  • Empatia;
  • Habilidades Sociais.

Trabalho intermitente

Trabalho intermitente é a modalidade de trabalho que permite ao empregador contratar uma pessoa por um período curto de tempo (dias ou horas, por exemplo).

O trabalho intermitente é garantido pela Lei 13.467/2017.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um conceito que engloba um conjunto de aspectos, como:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores;
  • Código de ética;
  • Comportamento;
  • Percepções;
  • Identidade;
  • Vocabulário.

Entre outros.

Conclusão

E aí? Conhece outro termo de RH que não está nesta lista?

Que tal deixar nos comentários para nos ajudar a ampliar esse conteúdo?

Ah! Antes de sair, deixe seu e-mail abaixo e assine nossa newsletter grátis:

Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *