Conheça o glossário de RH e aproveite os materiais de apoio para se aprofundar

Sente-se confuso com a sopa de letrinhas e termos desconhecidos do mundo de RH?

Pensando nisso, preparamos um glossário para te salvar de confusões.

Na maioria dos termos, você vai encontrar um link para um artigo completo sobre o tema, então, aproveite.

Agora sim, pronto para dominar os principais termos usados em RH?


RH

Vamos começar com RH? Afinal, há diversas variações da sigla por aí.

RH é a sigla para Recursos Humanos.

Apesar disso, você encontra sinônimos desse termo, como: gente, people, gestão de pessoas e várias outras.

Aliás, usar RH atualmente parece meio “ultrapassado”, concorda?

Absenteísmo

Trata-se da ausência temporária ou completa de um colaborador durante o período de trabalho.

Desenvolvimento de pessoas

São técnicas usadas para melhorar as habilidades e comportamentos do colaborador.

Pesquisa de Clima

Pesquisa interna para descobrir a qualidade do relacionamento entre colaborador e empresa.

Nessas pesquisas, o colaborador relata queixas ou faz elogios à empresa e sua experiência até o momento.

Endomarketing

Ações internas para motivar e engajar colaboradores.

Por exemplo, datas comemorativas como:

Recrutamento & Seleção

Ambos são processos relacionados à contratação de novos colaboradores.

Recrutamento é a fase de coletar informações sobre os candidatos (por meio de currículo, por exemplo).

Já a seleção, é aonde são aplicadas entrevistas e testes para escolher o melhor candidato para vaga.

Employer Branding

Termo inglês para Marca Empregadora.

Trata-se de uma estratégia para despertar interesse em futuros candidatos (externos) a vagas internas da empresa.

Para isso, a empresa oferece benefícios, vantagens e plano de carreira (entre outras coisas).

Turnover

É o termo em inglês para “Rotatividade de Colaboradores”, isto é, a quantidade de colaboradores desligados da empresa em um período de tempo (normalmente 1 ano).

Usamos percentuais para demonstrar o número.

Um valor aceitável de turnover é de aproximadamente 10% ao ano.

Benefícios flexíveis

É um modelo de benefício personalizado.

Neste caso, a empresa tem a liberdade de oferecer um benefício conforme os gostos e interesses do colaborador.

Esta modalidade empodera o colaborador e permite a empresa investir recursos de forma inteligente.

Employee Experience

Nome em inglês para Experiência do Colaborador.

Trata-se do mapeamento da jornada da pessoa desde de a fase de candidato ao momento do desligamento.

Com isso, a empresa cria maneiras de encantar, motivar e manter o colaborador feliz e engajado durante toda a sua experiência na empresa.

Employee Value Proposition (EVP)

Sigla em inglês para Proposta de Valor ao Colaborador.

É o que sua empresa oferece (diferencial) para torná-la um lugar ideal e desejado para se trabalhar.

O EVP é composto por remuneração, salário, benefícios, cultura e outras vantagens.

Avaliação de Desempenho

É uma técnica para medir a evolução do colaborador em um período.

Essa evolução é medida por habilidades técnicas e comportamentais.

O período de medição varia dependendo da empresa e, em alguns casos, a avaliação é atrelada a bonificações.

RH Digital

É uma metodologia e um conceito aplicado para tornar o RH mais eficiente.

Com isso, é possível reduzir tempo e burocracia de rotinas internas.

Veja um artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Hunting

É o processo de recrutamento ativo da empresa, ou seja, a empresa vai em busca do candidato.

Na prática, ao invés de esperar currículos, a empresa faz pesquisas online e offline para descobrir qual é o melhor candidato para a vaga em aberto.

Business Partners

É um profissional de RH generalista que apoia diretamente os departamentos internos.

Por exemplo, no time comercial, o Business Partner (BP) cuida de:

  • Recrutamento e seleção;
  • Desenvolvimento;
  • Realização de diagnósticos (pesquisa de clima, por exemplo).

Softs Skills

Termo usado para descrever habilidades comportamentais, sociais e interpessoais.

Por exemplo:

Modelo de Gestão

É a forma como a empresa decide liderar sua equipe.

Esse modelo pode ser composto por:

  • Resultados;
  • Competência;
  • Democrática.

Entre outros.

Plano de Carreira

São as etapas documentadas do objetivo de carreira do profissional.

Por exemplo: atualmente trabalho como analista de marketing e meu desejo é ser diretor de marketing.

Neste caso, o plano de carreira serve para orientar o profissional sobre as etapas e habilidades necessárias para chegar ao cargo de diretor de marketing.

Plano de carreiras são construídos pela própria pessoa, ou com ajuda de um mentor de carreiras.

Remuneração e Salário

Salário é o valor pago pelos serviços prestados pelo colaborador.

Já remuneração, é o conjunto de salários mais benefícios e adicionais, como horas extras, comissão e ajuda de custo.

Advertência

É um aviso formal da empresa sobre a má conduta apresentada pelo colaborador.

A advertência pode ser escrita ou verbal.

Vale lembrar: o acúmulo de advertências pode levar a demissões e suspensões.

Admissão

Processo de incluir um novo colaborador no quadro de profissionais da empresa.

Na admissão, o novo colaborador envia documentações pessoais para identificá-lo e comprovar suas competências para o trabalho.

e-social

Plataforma online para envio de informações trabalhistas de empresas (admissão, demissões, pagamento de benefícios…) para o governo.

Descanso semanal remunerado

É um período de 24 horas de descanso remunerado garantido pelo Art 7º das Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT).

O descanso semanal remunerado (DSR), normalmente acontece aos domingos.

Capital Humano

Capital humano são as habilidades, experiências, valores, cultura e conhecimento de uma pessoa.

A soma de cada umas delas forma o capital humano da empresa.

People Analytics

É a técnica e processo de analisar informações de colaboradores para tomar decisões inteligentes.

Por meio do People Analytics, é possível reunir informações demográficas, técnicas e comportamentais dos colaboradores.

A partir disso a empresa pode desenvolver projetos para melhorar a qualidade do trabalho, reduzir custos e aumentar o engajamento interno.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo completo.

Controle de ponto

Controle de ponto é um sistema capaz de registrar a jornada de trabalho do colaborador.

Trata-se de um item obrigatório da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), artigo 74.

O sistema registra o total de horas trabalhadas por dia, além de pausas e ausências.

Inteligência emocional

É a capacidade da pessoa em lidar com seus sentimentos e emoções visando o crescimento pessoal.

A inteligência emocional pode ser dividia em 5 pilares:

  • Autoconsciência;
  • Autogestão;
  • Motivação;
  • Empatia;
  • Habilidades Sociais.

Trabalho intermitente

Trabalho intermitente é a modalidade de trabalho que permite ao empregador contratar uma pessoa por um período curto de tempo (dias ou horas, por exemplo).

O trabalho intermitente é garantido pela Lei 13.467/2017.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um conceito que engloba um conjunto de aspectos, como:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores;
  • Código de ética;
  • Comportamento;
  • Percepções;
  • Identidade;
  • Vocabulário.

Entre outros.

Conclusão

E aí? Conhece outro termo de RH que não está nesta lista?

Que tal deixar nos comentários para nos ajudar a ampliar esse conteúdo?

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Post by Cristiano Sacramento
Julho 31, 2021

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