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Gestão de pessoas: tendências para um mundo mais digital

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Gestão de pessoas: tendências para um mundo mais digital

SimbioX
Escrito por SimbioX em 25 de novembro de 2019

O ano mais difícil das últimas décadas já está chegando ao fim.

Se por um lado ainda não temos uma solução (ou vacina) para enfim concluir esse capítulo difícil da história, por outro, podemos tirar algumas lições para aplicá-las neste novo mundo onde o digital fez a diferença.

Inclusive, não é preciso esperar 2021 chegar para afirmar que o uso da tecnologia na gestão de pessoas é fundamental para acelerar os processos e diminuir o uso de planilhas tanto no RH quanto no Departamento Pessoal em tempos onde o contato pessoal ainda exigirá cuidado.

Os softwares de gestão são um importante recurso para otimizar o trabalho, desde o recrutamento e admissão de um novo funcionário até o controle da jornada de trabalho e comunicação interna

Quer saber quais são as tendências que vão contribuir com a prosperidade do seu negócio daqui em diante? Convidamos a equipe do Tangerino – controle de ponto para apresentar as soluções mais utilizadas. Confira! 

#1 Admissão digital

Até pouco tempo o processo de admissão de um novo colaborador contratado era caracterizado pela demora no envio da documentação, assinatura de contratos, cópias, preenchimento de fichas cadastrais… Um procedimento longo e complicado!

Mas, a tecnologia na gestão de pessoas está proporcionando mais agilidade a essa etapa, diminuindo o uso do papel e otimizando o tempo do profissionais de RH e DP. Agora, já é possível fazer a admissão digital, um procedimento menos burocrático.

Nessa metodologia inovadora todas as informações e documentos são armazenados no ambiente digital. Dessa forma, os dados do colaborador ー enviados pelo próprio celular ー ficam seguros dentro de uma plataforma local ou em nuvem e o RH pode acompanhar o status de admissão de cada funcionário.

#2 Controle de ponto

O controle da jornada de trabalho é uma rotina fundamental para uma gestão de pessoas correta e transparente. Novas tecnologias surgiram e hoje o controle de ponto pode ser automatizado, facilitando o dia a dia dos profissionais que passam ter mais controle sobre os atrasos, faltas e horas extras em tempo real, por exemplo.

Muitas empresas já aderiram ao controle de ponto digital. A tendência a essa escolha será ainda maior no próximo ano. Pois, para que o RH e o Departamento Pessoal consigam acompanhar a evolução corporativa é necessário investir na otimização proporcionada pelos softwares de gestão. 

Investir no controle de ponto digital é uma escolha que proporciona eficiência, uma vez que as horas de trabalho registradas no aplicativo são calculadas automaticamente, diminuindo a chance de erros. 

#3 People Analytics

Outra transformação proporcionada pela tecnologia na gestão de pessoas é a capacidade de coletar dados para analisar o comportamento dos colaboradores que os tornam mais eficientes, felizes e motivados dentro ambiente de trabalho.

Essa metodologia é chamada de People Analytics e busca identificar padrões e tendências de comportamento que tornam os profissionais produtivos e ajuda a resolver problemas estratégicos, como baixo engajamento e turnover

O People Analytics também é um recurso considerável para embasar a decisão de novas contratações ou desligamento de funcionários, distribuição de demandas para as equipes e outros problemas de gestão do cotidiano. Dessa maneira, todas as ações são fundamentadas em dados, métricas e elementos concretos.

#4 Recrutamento e seleção

O uso de ferramentas de recrutamento e seleção de candidatos é cada vez mais frequente. Desenvolvidas para agilizar o processo e proporcionar uma contratação bem-feita, as soluções desse tipo permitem que todas as etapas sejam feitas online (anúncio da vaga, seleção, contato, testes e entrevista) eliminando ou até mesmo diminuindo o contato físico com os pretendentes a vaga.

A principal vantagem é que a automatização do processo seletivo favorece a eficiência do RH. Enquanto as etapas de seleção estão acontecendo online, o setor pode focar em outras atividades e, dessa forma, aproveitar melhor as horas de trabalho.

Outra vantagem dessa tecnologia na gestão de pessoas, além de potencializar o alcance de divulgação das vagas, é não ter que recorrer aos e-mails e planilhas que podem se perder entre tantos arquivos e centralizar todas as oportunidades em aberto no mesmo lugar.

#5 Rede social corporativa

Você sabia que as redes sociais corporativas são um bom canal de comunicação para melhorar a gestão de pessoas? Similares às ferramentas que estamos acostumados a utilizar no âmbito pessoal, nesse caso, elas são implementadas para compartilhar informações de interesse da organização.

As redes sociais corporativas têm o objetivo de gerar interação entre a equipe por meio do conteúdo compartilhado, já que a comunicação tem um papel fundamental dentro do objetivo estratégico da empresa.

Entre os benefícios, a conectividade, o engajamento e o estímulo à colaboração entre os membros são intensificados. Além disso, essa tecnologia repercute sobre a produtividade, que passa a ser maior uma vez que a comunicação não será um entrave para a execução das atividades.

A rede social corporativa também colabora para a retenção de talentos. Nesse espaço, a cultura organizacional e o senso de pertencimento podem ser desenvolvidos para que os colaboradores se sintam estimulados a continuar no trabalho.

#Conclusão

Se a sua empresa ainda não utiliza a tecnologia na gestão de pessoas, aproveite o final de ano para conhecer e analisar as soluções que vão oferecer benefícios e melhorias nos processos da sua empresa!

Gostou do conteúdo? Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH da sua empresa em uma área realmente estratégica. Faça o teste grátis de 14 dias

E aí,

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