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Gestão de Desempenho: qual importância e como utilizar

RH

Gestão de Desempenho: qual importância e como utilizar

SimbioX
Escrito por SimbioX em 28 de novembro de 2019

Gestão de desempenho é a ferramenta utilizada para alinhar a performance dos colaboradores com as metas estabelecidas pela companhia.

O objetivo dessa gestão é:

  • Desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores, através do processo contínuo de desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times;
  • Alinhar os resultados com os objetivos estratégicos da organização.

A gestão de desempenho tem que estar ligada às diretrizes da empresa. Serve inclusive como um painel de controle, visto que fica visível a eminência de problemas e permite antecipadamente tomar decisões para corrigir os processos.

Diferença entre gestão e análise de desempenho

A gestão de desempenho é o processo de definição e alinhamento das expectativas para o trabalho, acompanhando a performance, avaliando resultados e implantando ações de melhoria e desenvolvimento.

Sendo assim, a gestão de desempenho é um processo contínuo, que mobiliza colaboradores de diversas áreas e processos da área de Recursos Humanos.

Já A avaliação de desempenho é uma etapa desse processo, sendo uma das ferramentas da gestão de desempenho, visto que seu objetivo é mensurar os dados a serem analisados.

No decorrer do texto, ficarão mais evidentes essa diferenciação.

Para que serve a Gestão de desempenho

A gestão de desempenho melhora a performance da empresa através do desenvolvimento dos seus colaboradores.

O desempenho de uma empresa normalmente é medido através da análise do Balanced Scorecard, que avalia o desempenho das áreas:

Financeira, Vendas / Marketing, Processos internos e RH (desenvolvimento organizacional).

Dentre os principais objetivos da gestão de desempenho, estão a melhoria da comunicação, suporte estratégico da companhia e desenvolvimento dos colaboradores.

Etapas da gestão de desempenho

O desenvolvimento dos colaboradores e o desempenho da companhia tem uma relação direta. À medida que os colaboradores produzem melhores resultados e aumentam sua produtividade, melhoram também os resultados da empresa.

Com o desenvolvimento dos indivíduos e de sua capacidade como profissional, aumentando o escopo de responsabilidades, melhora também sua capacidade de entrega.

Planejamento e negociação do desempenho

Colaborador e gestor estabelecem metas e comportamentos esperados e quais recursos serão necessários para atingir esses objetivos

Acompanhamento do desempenho

Esta etapa checa através da análise dos dados, quais os ajustes necessários, caso haja desvio ou necessidade de mudança de planejamento. É por este acompanhamento que o gestor checa o desempenho do colaborador, antes de fazer a avaliação propriamente dita

Avaliação de desempenho

É a avaliação em si, onde são analisados os dados coletados previamente e quais ações de desenvolvimento deverão ser estabelecidas. É a fase onde os envolvidos se comprometem a realizar ações de melhoria de performance.

Como aplicar a gestão de desempenho de forma eficiente?

A tarefa de gestão de desempenho em uma empresa é de extrema importância e demanda tempo e esforço dos gestores, desde a coleta dos dados até o engajamento com suas equipes.

É muito importante montar um planejamento estratégico alinhado à cultura e metas da companhia.

A gestão de pessoas e desempenho deve ter um ciclo constante e mensurável, normalmente medidos através de indicadores, que trazem insumos para implementação dos processos de melhoria contínua.

Indicadores e Metas mais utilizados

Metodologia usada para planejar, controlar e melhorar continuamente os processos.

A sigla significa P (plan), D (fazer, “do” em inglês), C (checar) e A (agir).

Análise SWOT

Ferramenta usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades na empresa, mapeando os cenários interno e externo, e tendo assim insumos para desenvolver um planejamento estratégico consistente.

Pesquisa de Clima

Mede o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores, com a sua empresa.

Identificando os possíveis problemas internos, consegue-se planejar ações para corrigi-los rapidamente.

Feedback

É o retorno constante entre colaboradores e gestores sobre seu desenvolvimento. É o momento onde se abordam os pontos a serem trabalhados em relação a resultado e comportamento.

Benefícios da a gestão de desempenho

Além da possibilidade de melhoria dos resultados financeiros para empresa, a gestão de desempenho tem um papel fundamental na oxigenação dos colaboradores, aplicando a meritocracia para os que estão em constante desenvolvimento.

Durante essa avaliação, surgem demandas de admissão de funcionários que forem identificados nesse processo e demissão dos que não estão envolvidos com o negócio.

Ocorre um melhor aproveitamento do capital humano, onde os colaboradores possam ser mais produtivos e melhorarem aspectos processuais que demandem correção.

Se a empresa tem claro o desempenho da sua equipe, consegue planejar antecipadamente treinamentos e contratações muito mais assertivas com suas necessidades.

Uma vez que o profissional interno se sente motivado e em constante aprimoramento, reduz também o índice de rotatividade, e por consequência, os gastos relativos à contratação e treinamento de novos profissionais.

Com a gestão de desempenho, os colaboradores se sentem motivados a aprimorarem constantemente sua atuação e fica claro quais competências precisam ser trabalhadas.

A intranet para gestão de desempenho

A gestão do desempenho fica muito mais clara e efetiva com a utilização de uma intranet corporativa.

A intranet tem sido adotada pelas empresas como meio de integrarem os objetivos das áreas de Comunicação Interna e Recursos Humanos, visando a obtenção dos melhores resultados dessas áreas para a companhia.

Para obter os benefícios dos portais corporativos é importante lembrar que o acompanhamento sistemático e avaliação devem ser feitos permanentemente.

Recursos da Intranet Corporativa para Gestão de Desempenho

A intranet corporativa é um hub que permite troca de ideias, aprendizado, e colaboração, permitindo um senso de equipe mais apurado.

Na ferramenta, pode-se criar fóruns de discussão, lançar desafios e integrar equipes e departamentos de uma forma clara e transparente.

Na intranet corporativa é possível agendar atividades, criar grupos de trabalho e dar e receber feedbacks rápidos, diminuindo reuniões e deslocamentos entre os times.

Através de um sistema de armazenamento de informações, é possível cruzar dados e integrar todas informações relevantes em um local único.

Além de agilizar a visualização dos dados coletados, oferecem segurança de que os dados não serão extraviados, visto que serão armazenados na nuvem.

Um sistema de gestão via intranet permite ser acessado de qualquer lugar da internet, através de um login e senha disponibilizado aos usuários. Sua empresa utiliza algum sistema para gestão de desempenho?  Conheça algumas funcionalidades da Intranet Fast

E aí,

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