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Gestão do trabalho remoto: o que é, dicas e ferramentas úteis

Comunicação Interna

Gestão do trabalho remoto: o que é, dicas e ferramentas úteis

Caroline Patrício
Escrito por Caroline Patrício em 3 de março de 2022
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Devido à pandemia de Covid-19 que abalou bastante as nossas vidas e principalmente de empresas, gestores e colaboradores foram forçados a se adaptar à vida fora dos locais comuns de trabalho.

O trabalho remoto deixou de ser apenas uma ideia e passou a ser prática em boa parte das organizações que conseguiriam adotar essa forma de atividade.

Mas, afinal, o que é trabalho remoto? Como gerir o trabalho remoto? Como saber se seus colaboradores estão mesmo trabalhando remotamente?

Continue acompanhando a leitura que te explico no caminho.

ferramenta de gestão do trabalho remoto

O que é trabalho remoto e como fazer a gestão?

Trabalho remoto é o trabalho à distância, o famoso home office, feito em um local diferente do tradicional por meio de comunicação e tecnologias.

Ou seja, é quando o trabalhador usa um notebook, tablet ou qualquer outro equipamento físico e sistemas virtuais para realizar suas tarefas fora do local de trabalho.

Assim, o colaborador pode se comunicar com sua equipe e passar informações em tempo real sem perder contato.

Esse trabalho remoto pode ser feito de qualquer lugar: de casa, do apartamento, da praia, de um coworking entre outros.

Apesar dessa liberdade, é necessário saber se as tarefas estão sendo feitas por ele. E é aqui que entra a gestão do trabalho remoto.

A gestão nada mais é do que você saber delegar as tarefas do colaborador ou ele mesmo fazer essa delegação e acompanhar o desenvolvimento delas de forma ativa, mesmo longe.

Para isso, vou dar algumas dicas de como fazer essa gestão:

#1 Defina a prioridade das tarefas

É importante o colaborador e toda a equipe ter a prioridade das tarefas bem definidas assim como o cronograma delas. Dessa forma, todos conseguem focar nos resultados dentro do tempo estabelecido e não no controle em si.

Você pode monitorar o desenvolvimento dessas atividades por meio de uma ferramenta de gestão como o Microsoft Planner. Nele você encontra todas as atividades a serem realizadas, datas de entrega e como está o processo.

#2 Não esqueça da comunicação

Crie canais de comunicação com a equipe bem definidos e transparentes. Marque reuniões semanais (videochamadas) para interagir com seus colaboradores e revisar o andamento das tarefas.

Reuniões para tirar dúvidas ou ajudá-los também é necessário. É importante que o colaborador não se sinta esquecido ou com receio de chamá-lo para conversar sobre algum assunto. Abra espaço para conversar com seus colaboradores.

#3 Comemore a realização e conclusão de tarefas

Isso incentiva a equipe e ajuda no desenvolvimento dos próximos desafios. Evidencie os pontos que achar relevante para o progresso do próprio colaborador, assim ele poderá focar em melhorar os pontos mais baixos e manter os altos.

#4 Crie laços de confiança e familiaridade

Mantenha uma conversa informal logo no início das reuniões. Isso quebra um pouco do gelo, da seriedade dos próximos assuntos. Também é um jeito legal de conhecer mais a equipe.

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Durante as videochamadas, converse com a equipe sobre assuntos que geralmente falariam dentro do escritório, por exemplo:

  • Quais são os objetivos pessoais dos colaboradores?
  • O que fizeram (ou farão) no final de semana?
  • Quais são os hobbies favoritos?

Ferramentas para gestão de trabalho remoto

É possível encontrar diversas ferramentas que auxiliam na gestão do trabalho remoto e acompanhar o desenvolvimento das tarefas e atividades dos colaboradores.

Vou citar algumas aqui para vocês:

Microsoft Planner

gestão do trabalho remoto - microsoft planner
Fonte: Microsoft

O Microsoft Planner é uma ferramenta de gestão de equipes fácil de usar, onde todos os colaboradores podem separar suas atividades do dia a dia e organizar de acordo com as datas de entrega, progresso e prioridades.

Nela também é possível atribuir tarefas para toda a equipe. E mais: as pessoas atribuídas recebem notificação por e-mail sempre que houver um comentário nas tarefas, além de integrar com outras ferramentas da Microsoft como o Teams.

Essa ferramenta é cheia de boards e cards que você pode anexar arquivos como documentos word, imagens, links e assim fica até mais fácil encontrar arquivos em que esteja trabalhando.

Dica: existe app para celulares Android e iOS disponível, isso pode facilitar ainda mais o acesso.

Trello

gestão do trabalho remoto - trello
Fonte: Trello

O Trello é uma ferramenta parecida com o Microsoft Planner. Funciona como um kanban de boards e cards que também podem ser separados de acordo com o progresso das atividades.

Ele conta com integrações externas como o Dropbox, Salesforce, Slack e outros aplicativos da sua equipe – personalizando a ferramenta.Para entender melhor como funciona o Trello, você pode fazer um tour diretamente pelo site deles.

Asana

gestão do trabalho remoto - asana
Fonte: Asana

Mais uma escolha que você pode usar para gerenciar o trabalho remoto. O Asana funciona da mesma forma que as outras duas ferramentas já citadas.

Possui integração com ferramentas externas como o Dropbox, Slack, Salesforce, Microsoft Teams, Canva, Vimeo entre muitos outros aplicativos (são cerca de 200 integrações).

Com ele, você também pode otimizar o desempenho da empresa e equipes de forma simples e fácil.

Conclusão

Sendo assim, o trabalho remoto pode sim, ser uma boa opção para a empresa, desde que seja bem guiada e tiver o uso das ferramentas e métodos certos para ser aplicado.

Ah! Vale a pena também, colocar ideias de como engajar seus colaboradores diariamente dentro da ferramenta que escolher para fazer a gestão do trabalho remoto, ok?

Não esqueça que mantê-los engajados e felizes no trabalho melhora muito o desenvolvimento das tarefas.

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E aí,

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