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Falta de comunicação nas empresas como resolver?

Comunicação Interna

Falta de comunicação nas empresas como resolver?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 22 de abril de 2020
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As organizações possuem vários públicos para se comunicar. Além do público interno fazem parte desse ecossistema fornecedores, parceiros, clientes e consumidores.

É preciso muita atenção em todos os canais de comunicações, sejam telefone, e-mail, chats, murais, para não haver ruídos na mensagem transmitida.

Por isso a comunicação tem ganho cada vez mais seu espaço no mundo corporativo, e tem um papel tão fundamental nas organizações. Ela está diretamente ligada à produtividade dos colaboradores, e deve ser gerenciada com cautela.

Uma comunicação estratégica integra os colaboradores aos processos, objetivos e metas da empresa, através dos fluxos de informação mais transparentes e de fácil acesso.

Quando os funcionários entendem os rumos da companhia para a qual dedicam os seus esforços, o engajamento se torna mais natural e dinâmico.

Assim como os clientes também valorizam e aderem a uma marca, quando seus valores e princípios estão alinhados com a cultura daquela empresa.

falta de comunicação é um grande desafio nas empresas, e quando não tratada de imediato, pode trazer sérias consequências, impactando na produtividade dos profissionais e no relacionamento externo.

Como lidar com tudo isso? Vamos entender mais abaixo os motivos e como realizar a gestão de conflitos para contornar essas situações com a maior transparência possível e esclarecer as possíveis situações adversas com agilidade.

Os problemas da falta na comunicação

Quando a informação interna é escassa, as chances de fofocas e boatos são eminentes, e acabam por prejudicar emocionalmente muitos colaboradores, que sofrem antecipadamente por coisas que talvez nem existam ou aconteçam.

Situações como fusões da empresa, término de contrato de um cliente importante, troca de chefia, são as típicas situações que geram um estresse interno muito grande.

E as consequências são várias se não esclarecidas a tempo, tanto para o público interno quanto externo.

Clima tóxico e alto turnover

A falha na comunicação interna pode desencadear um clima tóxico no ambiente organizacional, podendo desmotivar os colaboradores, reduzir o engajamento e acabar perdendo profissionais.

E o custo da rotatividade dos funcionários pode sair caro. Além da contratação, tempo e dinheiro dispendidos, há treinamento, erros do novo colaborador e vários outros fatores intangíveis que geram custos para a empresa.

Retrabalho

Uma tarefa mal compreendida que esteja vinculada a outras áreas, acaba gerando retrabalhos e atrasos por falhas informações passadas a respeito da demanda a ser realizada. 

Reuniões de alinhamento e comunicações constantes das atividades evitam problemas futuros.

Queda da produtividade

A falta de comunicação antecipada das mudanças organizacionais, dos líderes para suas equipes, afeta diretamente a produção da empresa. Gestores próximos de sua equipe mantém outro nível de engajamento dos seus funcionários em momentos de mudanças. 

Insatisfação dos clientes

A falta de comunicação com os clientes, geram insatisfação com o atendimento, insegurança e falta de confiabilidade na companhia, além da perda do posicionamento da marca e por consequência, as perdas financeiras.

Embora seja complexo manter uma comunicação adequada com o público interno e externo, é importante que seja encontrada uma forma de se relacionar com ambos.

Contar com uma comunicação efetiva é um ponto crucial para a empresa se diferenciar no mercado.

Como evitar a falta de Comunicação

Dentro das organizações a comunicação deve fluir entre os líderes e colaboradores.

Em uma empresa, existem vários perfis de pessoas e departamentos distintos, com características muito diferentes entre si. O tipo de abordagem com quem trabalha na fábrica e quem trabalha no escritório, por exemplo, não podem ser iguais.

Se a empresa não souber se comunicar com seu público interno, perderá uma grande oportunidade de engajar e integrar seus colaboradores.

Comunicação multicanal

Nessa diversidade de públicos, ferramentas de gestão ajudam muito a trabalhar diferentes meios de comunicação: Intranet, e-mail marketing, TV corporativa, newsletter e outras vários formatos. 

Ferramentas de colaboração que combinam bate-papo, videoconferências, e integração de outros aplicativos, como o Microsoft Teams, também aproximam os colaboradores e promove a integração das equipes.

Trabalhar diferentes canais para integrar os diferentes ecossistemas, reduzem drasticamente os ruídos e interpretações errôneas das informações.

Comunicação aberta e feedback

É muito importante também uma comunicação de duas mãos. Gestores impositivos prejudicam muito as relações nas empresas. É muito importante dar voz aos colaboradores, para que possam dar suas opiniões, ideias etc.

O ideal é que esses momentos não ocorram somente nas reuniões periódicas, mas façam parte do cotidiano.

Outro ponto com relação a comunicação de mão dupla é realizar o feedback. Através do feedback, o colaborador consegue enxergar o que precisa ser melhorado e como ele pode desempenhar de forma mais assertiva suas habilidades.

Campanhas alinhadas com valores reais da empresa

Campanhas internas alienadas à realidade também não costumam gerar efeito nos colaboradores. Se os líderes apresentam algum traço discriminatório ou a empresa fale sobre sustentabilidade, mas não realize nada nesse sentido, a comunicação fica truncada e sem sentido.

Curadoria das mensagens

Enviar informações demais, milhares de e-mails, com assuntos variados só confundem o público interno.

Antes de comunicar, é necessário fazer uma curadoria do conteúdo, analisando o impacto e a importância das mensagens.

Redes Sociais Corporativas

A tecnologia também pode ser aliada para evitar falta de comunicação, especialmente entre empresas e colaboradores. 

Uma dessas tecnolgoias que integram colaboradores e empresas são as redes sociais corporativas como o Yammer da Microsoft. Nela, o público interno pode interagir com conteúdo postado pela empresa ou por outros colaboradores como se estivesse em uma rede social como o Facebook

falta de comunicação Yammer
Feed Microsoft Yammer

Outros meios de atendimento aos clientes

É necessário priorizar também um contato estreito com os clientes. E para isso é importante escolher ferramentas de gestão adequadas, bem como os canais de comunicação. 

O contato telefônico ainda é muito importante, mas é necessário ficar atento aos aplicativos empresariais. Atualmente tem se usado bastante recursos como Chatbot, Messenger, WhatsApp entre outros. 

Além do público interno, manter uma boa comunicação com os clientes aumentam as chances de sucesso. Atendimento diferenciado transformou-se obrigatório para ter sucesso.

Independente das ferramentas usadas, agora ficou claro como evitar a falta de comunicação e implementar uma comunicação organizacional eficiente.

Sua empresa já cometeu alguns desses deslizes de comunicação mencionados? Quais iniciativas são utilizadas para dar mais transparência a comunicação da sua empresa?

E aí,

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