O modus operandi das empresas de todos os setores e lugares estão vivenciando o impacto da transformação digital. Já não é mais novidade que a tecnologia é uma importante aliada na remodelagem de processos para esse universo, oferecendo mais agilidade e eficiência.

Embora seja uma realidade e não mais um planejamento para o futuro, muitos negócios ainda não investem em ferramentas para aperfeiçoar os modelos de gestão, comunicação e relacionamento com os clientes. Com isso, perdem a oportunidade de melhorar seu desempenho, ampliar seu mercado de atuação e aumentar resultados.

Neste guest post em parceria com a Tangerino, você entenderá melhor sobre o impacto da transformação digital em diferentes âmbitos. Continue a leitura!

Veja porque a sua empresa deve aderir à transformação digital

Trabalhar com mais inteligência! Basicamente, essa é a razão porque as empresas investem em novas tecnologias. A transformação é fundamental para mudar processos e estruturas que, no final, levarão a um melhor desempenho e qualificação dos produtos ou serviços prestados.

Um dos primeiros impactos da transformação digital está na mudança de processos, principalmente aqueles executados manualmente e que antes levavam muito tempo para serem realizados.

Quer um exemplo? Vamos lá: toda empresa com mais de 10 colaboradores tem a obrigação de fazer o controle de ponto dos seus profissionais, conforme as exigências do Ministério do Trabalho.

Ponto manual

O ponto manual, feito com anotações em um caderno ou ficha de ponto, há alguns anos era um procedimento muito comum. No entanto, diante da grande possibilidade de fraudes e demora na apuração, muitos negócios substituíram o trabalho feito a mão por sistemas digitais, exemplos do impacto da transformação digital nas empresas.

Nesse caso, o ponto digital proporciona maior controle, segurança e eficiência. A partir da automação, o profissional ganha tempo para executar outras tarefas, ou seja, a substituição de uma atividade operacional por uma solução inteligente beneficia as empresas com aumento da produtividade e uma gestão mais rápida, em tempo real.

Ponto digital

O sistema de ponto digital ajuda o Recursos Humanos e Departamento Pessoal das empresas a aderirem à transformação digital. A implementação diminui a morosidade do cálculo da folha de ponto e, desse modo, o setor fica disponível para fazer outras atividades estratégicas.

Percebeu como investir em transformação digital é importante para atualizar as práticas e proporcionar melhores condições ao seu negócio? Agora, você verá alguns exemplos onde a transição é recomendada para promover o sucesso empresarial. Confira!

Comunicação

O impacto da transformação digital no fluxo de comunicação corporativa provocou mudanças no relacionamento entre os membros que, agora, tem a tecnologia como base.

Os dispositivos móveis se tornaram a principal ferramenta de comunicação. Os aplicativos ajudam gestores e colaboradores a se conectarem e favorece a troca de informações com agilidade. Dessa maneira, até mesmo a incidência de erros diminui, uma vez que as orientações podem ser repassadas instantaneamente e as dúvidas esclarecidas com rapidez.

O relacionamento com os clientes também é otimizado com o impacto da transformação digital nas organizações. A partir dos novos canais digitais e ferramentas de comunicação, o diálogo se torna mais dinâmico.

Por falar em clientes, o SAC 4.0 é uma nova modalidade de atendimento ao consumidor. A interatividade e a tecnologia oferecerem uma melhor experiência para o consumidor e ajudam a aprimorar a sua satisfação com a empresa. Para isso, é necessário contar com plataformas de serviço online, inteligência de mercado e uma boa estratégia de gestão.

Gestão de pessoas

No que se refere à gestão de pessoas, o impacto da transformação digital nas empresas beneficiou as ações dessa prática por meio da inovação.

Antes da transformação digital o RH era caracterizado como um setor operacional. Agora, com o uso da tecnologia o setor passou a ser definido como RH estratégico devido à eficiência adquirida e influência nas decisões da diretoria.

Sobretudo, a transformação digital nesse departamento pode ser identificada pela automatização de tarefas. Desde a administração de documentos, gerenciamento de dados, fechamento da folha de ponto, comunicação e gestão da jornada de trabalho.

A adoção de ferramentas inovadoras no RH e Departamento Pessoal é fundamental para diminuir a carga de trabalho, realizar tarefas com eficiência e menor ocorrência de erros. Assim, as habilidades desses profissionais que trabalham em prol de um bom relacionamento entre empresa e colaboradores são aproveitadas da melhor forma.

Competitividade empresarial

Ao contrário do que muitos pensam, a competitividade empresarial é uma situação saudável, pois exige aperfeiçoamento das partes interessadas em se destacar no mercado, certo?

Nesse ponto, o impacto da transformação digital, principalmente nas pequenas e médias empresas, permite que elas cheguem ao mesmo nível concorrência com os negócios maiores.

Isso acontece porque alguns recursos têm valor acessível, por exemplo, estratégias de marketing digital, software de controle de horas trabalhadas e ferramentas de relacionamento com o cliente. Então, basta escolher os recursos adequados com o objetivo para conseguir alcançar resultados positivos.

Experiência do usuário

O impacto da transformação digital nas empresas também proporciona melhorias na experiência do usuário aplicações web e mobile.

Nesse contexto, a experiência das pessoas é um fator determinante, sobretudo, para promover o encantamento e possibilitar o sucesso de um produto ou serviço.

Então os processos precisam ser reestruturados a favor da experiência digital. Além de redesenhar a interface de um website ou aplicativo, oferecer soluções como os chatbots, são uma oportunidade para estabelecer contato direto com o usuário.

Ampliação do modelo de negócio

Este, possivelmente, é o grande destaque do impacto da transformação digital nas empresas.

Os negócios que se limitavam ao atendimento físico agora têm a oportunidade de expandir sua atuação para o meio digital a fim de aumentar os ganhos. No caso do comércio de produtos, as vendas podem ser realizadas em e-commerces ou nas redes sociais.

Já as empresas que fornecem Softwares como Serviço (SaaS) têm um negócio sem limitação geográfica. Como o modelo permite acesso de qualquer local e não há necessidade de instalação de equipamentos, dessa forma, a escalabilidade é facilitada.

Assim, o impacto da transformação digital alterou positivamente a execução de vários processos. Os recursos inovadores proporcionados por essa dinâmica automatizam inúmeras tarefas e, dessa forma, a produtividade é elevada porque não é preciso muito esforço para realizar demandas rotineiras.

Post by SimbioX
Setembro 17, 2019

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