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Endomarketing e Quarentena, combina?

Comunicação Interna

Endomarketing e Quarentena, combina?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 30 de junho de 2020

Entenda essa relação e descubra se Endormarketing e Quarentena, combinam.

alcool gel na mão no home office

Depois de todos serem pegos de surpresa com a pandemia, nota-se que mudanças são necessárias, empresas que não buscarem inovar ou investir em novas tecnologias podem se prejudicar.  

Ficou claro que precisamos encontrar maneiras para lidar com qualquer cenário. Só que para isso, é necessário que todos da empresa estejam alinhados no mesmo objetivo. 

Afinal, é possível um piloto de fórmula 1 vencer uma corrida sem que sua equipe esteja alinhada com os objetivos dele?  

Por exemplo: se ele precisar trocar um “pneu” que furou? Para que a equipe de manutenção faça isso o mais rápido possível, todos precisam estar alinhados, não é mesmo? Até porque, neste caso, milissegundos podem levar a derrota.

Por isso, é importante que todos da equipe se esforcem e tenham sede de vitória. Aí sim, as chances desse “tal” piloto ganhar a corrida aumentam.

Nesse momento, mais do que nunca, você precisa da sua equipe alinhada e engajada. Profissionais desmotivados podem comprometer a performance e produtividade das tarefas da empresa.  

Fazer o colaborador se sentir valorizado é importante, pois a motivação é um dos principais motores de crescimento de qualquer empresa.

Mostrar que você se importa com ele, com sua saúde e ergonomia, já são fatores que o fazem se sentir importante para a empresa. 

Então, só há duas escolhas: ou você faz parte do time que motiva os colaboradores ou faz parte do time que não motiva. Mas, como fazer parte do time que motiva enquanto cada um está trabalhando da sua própria casa, através do trabalho remoto?

Aqui no blog da SimbioX, você já deve ter visto algum dos nossos artigos sobre Endomarketing. Se não, você pode conferir clicando em um deles nos links abaixo para ficar um pouco mais por dentro do assunto: 

Comunicação interna e endomarketing: qual diferença? 

Campanhas de Endomarketing: Dicas para sua campanha ser um sucesso. 

Endomarketing como estratégia de gestão – como fazer? 

Sendo assim, não se preocupe, neste artigo, você encontra algumas  ideias para trabalhar o Endomarketing com a sua equipe em Home Office

Sim, é possível manter a sua equipe motivada e engajada mesmo estando em home office no meio de uma pandemia.  

Vamos lá… 

Endomarketing e COVID-19 

“Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias de marketing voltadas para a empresa e seu público interno.” Ou seja, em outras palavras: convencer os colaboradores a “vestirem a camisa” da empresa. 

A maioria das organizações, entendem que manter um bom relacionamento com seus colaboradores, faz com que eles trabalhem melhor e mais comprometidos com os objetivos da empresa. 

E é aí que o endomarketing entra, ele pode proporcionar um ótimo clima e boas relações no ambiente de trabalho. 

Ações como: 
  • Treinamentos; 
  • Palestras motivacionais; 
  • Eventos; 
  • Campanhas internas de incentivo; 

Entre outros…. 

São algumas ações de endomarketing bastante usadas por empresas. 

Assim como o endormarketing, existem também outras maneiras para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados. Employee experience, por exemplo, proporcionar uma boa experiência de onboarding e se preocupar com a saúde e ergonomia do colaborador, são algumas delas. 

Quando o departamento de marketing e RH se unem para encontrar soluções e planejar as ações de endomarketing, podem surgir várias ideias criativas. 

Buscar novas ações para que os colaboradores se sintam motivados e engajados é um diferencial. 

Porém, sem esquecer de levar em consideração fatores que envolvem a Cultura Organizacional da empresa. Isso é muito importante! 

Veja algumas ações de endomarketing de grandes empresas que podem te inspirar: 
  1. Best Buy 

A Best Buy é uma empresa de venda virtual de produtos eletrônicos. 

Com um alta taxa de rotatividade, beirando os 60%, a empresa realizou uma pesquisa para conhecer melhor seus colaboradores e então poder diminuir a estatística. A partir dos resultados, criaram uma rede social interna (Blue Shirt Nation), onde os

colaboradores trocavam dicas, experiências e informações entre si, sem hierarquia. Com o projeto, conseguiram reduzir o turnover para 12% e produtividade e motivação só aumentaram!

O resultado foi o grupo Best Buy se tornar o local ideal para trocar informações, negócios, dicas e para se trabalhar. 

  1. Fiat 

A Fiat é uma fabricante de carros que acredita no endomarketing e trata seus colaboradores como seus primeiros clientes: eles são os primeiros a fazerem testes-drive.

A empresa preza pela família de seus colaboradores e oferece festas de debutantes e de bodas de casamento. 

O grupo Fiat desenvolveu também uma plataforma virtual para comunicação interna, com estatísticas, promoções e contato direto com o Presidente da empresa. 

O processo de venda de uma organização, passa primeiro pelos colaboradores para chegar até os potenciais clientes. Todos precisam conhecer os produtos ou serviços que representam. 

O colaborador é de extrema importância para a empresa. 

  1. Magazine Luiza 

A Magazine Luiza é uma rede de vendas nacional, que apostou na descentralização do poder para conseguir ter uma administração mais participativa. 

Desenvolveram programas de incentivo, de reconhecimento, de motivação e treinamentos.  

Familiares também possuem espaço aberto na empresa. 

Por conta da pandemia causada pela Covid-19, a maioria das empresas tiveram que aderir ao home office e muitas estão até revendo se vão mesmo voltar ao escritório. 

No caso da XP investimentos, circula uma matéria por aí, em que eles estudam internamente a possibilidade de aderir o trabalho remoto permanentemente. 

“A nossa cultura permitiu um ajuste rápido ao cenário atual e a experiência está nos trazendo uma série de aprendizados que podem se transformar, de fato, em uma nova maneira de encarar a vida corporativa”. (Guilherme Sant’Anna, sócio e responsável pela área de gente e gestão da XP Inc.) 

Nessa mesma matéria dada para a InfoMoney, Guilherme fala também que: “A decisão não teve motivação financeira: vem, na verdade, da avaliação da vontade dos colaboradores, que, por meio de pesquisas, demonstraram ter maior qualidade de vida e efetivamente preferem uma rotina com maior possibilidade de trabalhar de casa.” 

Neste cenário de crise, pandemia, inovação, mudanças, desafios e novas possibilidades, em que o amanhã é incerto e não dá para prever até quando o home office é necessário, se vai durar ou até mesmo, como a XP, se vão efetivamente voltar ao escritório, surge a dúvida: 

Como manter a produtividade e fazer os colaboradores se sentirem motivados trabalhando de suas casas? 

Afinal, dentro de uma empresa existem diversos tipos de pessoas e cada pessoa reage a essa situação de formas diferentes. E é importante levar em consideração a diversidade que existe dentro das empresas. 

É neste momento que sua empresa mais do que nunca precisa investir em ações de Endomarketing para que os colaboradores se sintam parte do time e valorizados. 

É necessário também compreender as particularidades de cada colaborador e oferecer oportunidades para que elas sejam ouvidas e atendidas.

Endomarketing na Quarentena 

É inegável a importância do endomarketing dentro das empresas e como ações bem executadas melhoram as relações entre a empresa e colaboradores.

Essas ações também colaboram para melhorar a comunicação interna e tornar o ambiente mais saudável e harmônico.

Afinal, quem não trabalha melhor e mais empenhado quando está claro o atual cenário da empresa e sabe exatamente o que vai acontecer com ele e com a empresa?

A Covid-19 reforça mais ainda essa força do endomarketing. Empresas como: Bradesco, Ford, Hering, Petrobras, entre outras… mostram como a Gestão de Equipes atua para manter a motivação e organização em tempos como esse de instabilidade.

Os colaboradores são extremamente importantes para as organizações e o coronavírus causou grandes impactos que podem afetar as relações deles com a empresa. Como por exemplo: home office forçado ou exposição das pessoas que atuam em serviços essenciais. 

Mas também, por outro lado, temos colaboradores que estão adorando fazer home office, em alguns casos, até estão preferindo trabalhar de suas casas do que no escritório. 

Sendo assim, como sua empresa pode lidar com as diversas situações para proteger os seus colaboradores e manter o engajamento? 

Sabemos que a transformação digital já vem sendo aderida pelas empresas e por conta da quarentena, muitas tiveram que se apressar para digitalizar alguns processos, como: Admissão Digital, assinatura digital e acesso a documentos em qualquer lugar online.  

Contudo, o ambiente digital também proporciona a possiblidade de ações de endormarketing. Basta usar a criatividade e aproveitar as ferramentas disponíveis. Como por exemplo: a intranet ou rede social corporativa.

Então, por que não aproveitar? 

Todavia, existem diversas maneiras de fazer endomarketing, mas para te ajudar, separamos 4 ideias que podem servir de referência para a sua empresa aplicar no home office. 

4 ideias de Endomarketing para sua empresa na quarentena 

#1. Saúde Mental

Estamos vivendo tempos difíceis. As informações que chegam até nós sobre o coronavírus não costumam ser muito boas. Portanto, ficar acompanhando os noticiários todo instante pode causar medo e pânico na maioria das pessoas.  

A saúde mental do colaborador é importante. Ações de endomarketing que promovem o bem-estar do colaborador são essenciais neste momento. 

Como exemplo, você pode conferir o e-book com: “5 dicas para você se cuidar – Gerenciando o stress na pandemia”.

Você pode conferir clicando na imagem abaixo: 
e-book 5 dicas para você se cuidar
#2. Premiações

Atividades online, aumentaram na quarentena. Estimular a participação dos colaboradores nas atividades promovidas pela a empresa, é uma boa forma de engajá-los.

Aqui na SimbioX fazemos aulas online de Ginástica Laboral e Ginástica Funcional toda semana.  

Para que eles participem, lançamos um concurso: “PREMIAÇÃO DA GINÁSTICA SX – 2020Ação”, que vai funcionar com um sistema de pontuação no modelo pódio – havendo 3 ganhadores: primeiro, segundo e terceiro lugar. 

Os colaboradores que mais pontuarem, vão ser recompensados com vouchers.

e-mail concurso
#3. Aniversário e Comemorações 

As pessoas estão passando a maior parte do tempo em suas casas. Que tal, enviar um mimo para o seu colaborador no dia do seu aniversário? Fazer ele se sentir lembrado e importante? 

surpresa aniversário
créditos ifood
#4. Ideia e opinião 

Permita o colaborador se expressar. Dar abertura para que ele possa expor suas ideias e opiniões é muito importante. Quando ouvido ele se sente mais valorizado. 

Essa liberdade, deixa ele mais à vontade para compartilhar suas particularidades. Isso promove interação entre os colaboradores além de ser ótimo para um bom convívio e boas relações.  

Na quarentena, as pessoas estão se sentindo muito sozinhas e é preciso fortalecer os relacionamentos (mesmo online). Inclusive, entre a equipe. 

Como exemplo, alguns colaboradores da SimbioX gravaram um vídeo para nosso perfil no Instagram compartilhando alguma lição que aprenderam na quarentena.

o que estou lendo na quarentena
minha dica na quarentena

Conclusão

Essas são algumas dicas de ações de endormarketing que selecionamos para você aplicar neste período de quarentena.  

Esperamos que sua empresa possa ter um bom aproveitamento desse conteúdo e se inspirar com as ideias apresentadas. Desta forma, você vai fortalecer as relações entre seus colaboradores mesmo estando em home office, não perdendo a produtividade e engajamento da equipe. 

Seguindo essas dicas, todos na empresa vão trabalhar mais felizes, motivados e juntos passar por tudo isso de uma forma mais harmoniosa e saudável. 

Conte para a gente nos comentários abaixo, quais ações a sua empresa está realizando com seus colaboradores neste período? 😉 

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

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