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Endomarketing como estratégia de gestão - como fazer?

Comunicação Interna

Endomarketing como estratégia de gestão - como fazer?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 28 de abril de 2020
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Além de uma ferramenta de aproximação com colaboradores, o endomarketing como estratégia de gestão, pode trazer vários benefícios para sua empresa.

Continue lendo este artigo para descobrir quais são os benefícios e como aplicar aí na sua empresa.

O que é endomarketing?

Endomarketing é um conjunto de ações internas visando tanto a qualidade de vida dos colaboradores na empresa quanto o aumento do engajamento de todos dentro da organização.

É uma poderosa ferramenta de marketing interno que aproxima a empresa do público interno. Assim como o público externo é importante, os colaboradores são fortes embaixadores da marca.

E como conhecem o produto e toda sua cadeia produtiva, acabam tornando-se os grandes defensores da sua empresa.

mão em círculo

Preservar e aprimorar a imagem de uma companhia frente aos seus colaboradores, requer uma série de medidas que acabam por manter a equipe mais motivada, além de agregar vários outros benefícios.

Dicas de estratégias de endomarketing como ferramenta de gestão

Os colaboradores gostam de se sentir como parte da sua empresa. E isso acontece quando seus valores pessoais e profissionais estão alinhados com o local de trabalho.

O ambiente profissional de sucesso é reflexo das relações humanas que o compõe. Profissionais precisam estar engajados para entregar bons resultados, e tudo isso depende de como ele se sentem no ambiente profissional.

Abaixo algumas estratégias de endomarketing interessantes:

Promova o trabalho em grupo

Valorizar o trabalho em equipe só traz vantagens para o profissional e para empresa, pois aumentam a produtividade, melhoram a entrega e envolvem as pessoas num clima de bem-estar dentro da sua empresa.

Ao incluir colaboradores em tomadas de decisões da empresa, seja participando ou colaborando, você contribuipara mudanças de atitude, pois, desta forma, eles passam a não somente cumprir uma tarefa, mas se sentir parte da decisão.

Pratique a cultura colaborativa

Para promover uma cultura de colaboração dentro da empresa, é preciso pensar não em ações individuais, mas em situações que celebrem o empenho do time. 

Além dos valores, é importante que ele entenda seu papel perante o grupo, as outras áreas e o todo. Times com valores e objetivos sabem onde querem chegar e são muito mais produtivos.

cultura organizacional serve como uma diretriz e norteia as ações dos colaboradores. Sendo ela quemestabelece como os colaboradores devem se portar, o que devem buscar, e onde querem chegar.

mãos e pessoas

Valorização da sua equipe 

Reconhecer o trabalho dos seus colaboradores é indispensável para que o moral da equipe se mantenha em alta. Quando o reconhecimento é aplicado, os profissionais ficam engajados, e trabalham com mais satisfação.

Ser reconhecido não é somente aumento de salário ou promoção, pode estar presente em pequenas atitudes, como um e-mail, uma mensagem na intranet corporativa ou um prêmio simbólico.

Esse tipo de ação diminui a tensão da concorrência e da competitividade e abraça o trabalho em equipe, passando a ideia de que o sucesso vem quando todos se esforçam conjuntamente em prol de um mesmo objetivo.

Crie canais de comunicação interna

Para estratégia de endomarketing funcionar, é preciso uma comunicação efetiva. Há diversos canais de comunicação internos que podem ser utilizados para se comunicar com seus colaboradores. 

Uma alternativa é usar ferramentas como intranet, avisos internos e gestão de campanhas. Com um portal com foco na comunicação interna, a empresa cria funcionalidades específicas para aproximar seu relacionamento, como publicação de notícias, vídeos, quis, entre outras ferramentas. 

O objetivo é manter o funcionário atualizado sobre o dia a dia da empresa e fornecer seu feedback, sempre que solicitado.

A empresa enxergando seu colaborador como um cliente interno, consegue desenvolver ações para conquistá-lo e retê-lo.

Benefícios da adoção do endomarketing como estratégia de gestão

A visão moderna de sucesso do mundo corporativo atual não se restringe o sucesso apenas ao resultado econômico. 

Uma empresa de sucesso é a que, além dos ótimos resultados financeiros, também apresentam outros valores como o respeito pelo meio ambiente, o respeito na sociedade, a valorização e a capacitação dos seus colaboradores.

Portanto, a adoção do endomarketing como ferramenta de gestão traz uma série de benefícios, como:

Retenção de talentos

O turnover dos colaboradores reduz drasticamente quando o ambiente é satisfatório. Quando o local que trabalham é positivo e gera sensação de pertencimento, a necessidade de mudança deste ambiente perde o sentido.

À medida que aumenta seu grau de satisfação, aumenta também seu comprometimento e seu engajamento com sua empresa.

Fortalecimento das relações entre áreas

A satisfação dos colaboradores por fazerem parte de um negócio melhora a forma como eles se relacionam com os demais integrantes. 

Um dos principais benefícios da adoção do endomarketing como estratégia de gestão é a possibilidade de engajar diferentes áreas da companhia.

Quando todos envolvidos, mesmo que de setores diferentes, se veem buscando o mesmo objetivo, as chances de alcançar as metas definidas são muito maiores, pois todos entendem que o sucesso virá do trabalho em conjunto.

Redução de ruídos de comunicação

Quando utilizado como estratégia de gestão, o endomarketing aproxima os colaboradores dos líderes, para que eles entendam o que está sendo comunicado. A comunicação interna é um dos principais pilares do endomarketing como ferramenta de gestão.

Sabendo onde encontrar as informações, gera também transparência e confiança nas decisões tomadas pelos líderes, e por consequência, os ruídos ou a falta de comunicação reduzem drasticamente.

Produtividade 

A motivação dos colaboradores é um dos maiores tesouros do endomarketing do ponto de vista de gestão. Colaboradores motivados são mais produtivos.

Quando entende seu papel no grupo, passam a trabalhar no time com objetivos em comum e se sente motivado em fazer parte desse contexto.

Além do que, a reputação de uma empresa reflete também para o mercado a forma como os clientes são tratados e acaba sendo também uma ótima aliada para sua estratégia de Employer branding ou aquisição de novos clientes.

Como aplicar o endomarketing como estratégia de gestão

Agora que conheceu o endomarketing e seus principais benefícios, vamos te apresentar como aplicar algumas campanhas de endomarketing como estratégia de gestão na sua empresa. 

Pesquisa interna de satisfação

A pesquisa interna de satisfação, também conhecida como e-NPS (Net Promoter Score), é a mesma aplicada para os clientes.

Ela levanta dados de forma simples, como uma pontuação de 1 a 5, sobre qual o nível de satisfação dos colaboradores em trabalhar na sua empresa. 

É importante a abordagem ser objetiva para extrair a informação necessária sobre como melhorar o engajamento interno.

dedos e estrelas

Plano de carreira

Uma das formas de reter talentos é oferecer a possibilidade de elaborar um plano de carreira individual para cada colaborador. Assim ficará claro os pontos que deverão ser trabalhados e a possibilidade de crescimento será uma grande motivação.

Também fazem parte desse processo a exposição por parte da liderança sobre como a equipe é valorizada e o apoio na conquista dos objetivos de carreira desenhados.

Capacitação do time

Com base na análise individual do funcionário e seu nível de satisfação, ficará claro quais habilidades o time precisa desenvolver. 

A partir disso, pode-se elaborar uma grade de treinamentos para atingir esses objetivos.

Integração

É muito importante promover eventos que fortaleçam a aproximação entre os colaboradores. 

Almoço, team building, cafés da manhã são ocasiões que podem ser usadas em prol dessa integração.

Como avaliar os resultados de endomarketing como estratégia de gestão?

Toda estratégia que é implantada, tem que ser analisada – com o endomarketing não é diferente. Realizar pesquisas internas pode mostrar se as estratégias implementadas estão surtindo os efeitos desejados ou não.

Veja alguns indicadores que ajudam a visualizar os resultados: 

  • Taxa de retenção colaboradores
  • Nível de produtividade;
  • Absenteísmo
  • ROI da empresa.

Os colaboradores são os maiores ativos de uma organização. Eles são a força motriz que faz toda a diferença. 

O endomarketing é uma excelente estratégia de gestão para a sua empresa se aproximar da sua equipe e contribuir para o crescimento de todos.

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