fbpx
A diversidade nas organizações o que é e como promover

RH

A diversidade nas organizações o que é e como promover

SimbioX
Escrito por SimbioX em 8 de junho de 2020

desigualdade é um tema quase indissociável nas relações de trabalho. É por isso que diversidade nas organizações é pauta constante nos debates corporativos. 

Por definição, a diversidade é um conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social.

Nossa sociedade tende a compreender a diferença como inadequado perante os valores estabelecidos por um grupo social ou cultura, gerando assim comportamentos tóxicos como preconceito, discriminação, intolerância, violência e exclusão social.

Quando dizemos que uma empresa respeita a diversidade, significa que ela acolhe diferentes perfis comportamentais, sociais e culturais, respeitando as diferenças de raça, religião, idade, gênero, estado civil e todos os outros temas que fazem parte da nossa sociedade

A empresa que valoriza a diversidade social não prioriza ou privilegia esses perfis, mas respeita seu posicionamento e suas ideias como indivíduo, independentemente de sua condição ou escolha.

diversidade étnica.

inclusão e diversidade não significa somente contratar profissionais para o cumprimento de Leis. É uma parceria de troca mútua onde ambos os lados serão beneficiados da relação.

Questões como cor, raça, religião, orientação sexual, não definem competência. Integrar diferentes perfis, ajuda a companhia a reter talentos, apresentar melhores resultados e contribuir para o sucesso corporativo.

Em um mercado global, a diversidade vai além de respeitar e aceitar as diferenças. 

Tipos de diversidade

A diversidade pode ser étnica, biológica, cultural, social, linguística, religiosa, musical, entre outros…

Mas quando falamos de diversidade e inclusão, não estamos pensando somente nesses tipos de diversidade, mas também dos portadores de necessidades especiais, como pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais, auditivos, entre outros.

Esses profissionais, mais do que cotas, demonstram grande capacidade de interação com outros colaboradores e produzem resultados produtivos para a empresa.

quebra cabeça da diversidade

Estimular a diversidade, além de ser socialmente responsável, mostra inovação e engajamento da empresa com a atualidade.

No mundo das diversidades, muito se fala da busca constante das mulheres e negros pelo seu lugar na sociedade.

O mundo corporativo ainda oferece essa desigualdade através da ainda baixa representatividade de mulheres e negros em cargos de liderança. 

Apenas 14% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e ó 7% por negros.

E olhando para nossa população, 1/3 são mulheres e 54% são negros. Que discrepância! 

A diversidade nas organizações serve para inclusão ou é uma estratégia de negócio?

Sempre que falamos sobre diversidade, não podemos esquecer da importância da ética e do respeito nesse contexto.

Tendo uma convivência positiva, acolhendo as diferenças, essa atmosfera traz uma sensação de segurança que automaticamente diminui o turnover da organização. 

Um ambiente que valoriza as diferenças torna naturalmente os colaboradores mais criativos e engajados, dispostos a ir além do que lhe é esperado.

A cultura da diversidade além de promover um ambiente sadio e com muita troca de experiências, aumenta a motivação e a produtividade das equipes.

O incentivo à diversidade acontece com o envolvimento da liderança nessa iniciativa. Um líder que reconhece o ambiente de diversidade e consegue envolver e engajar o grupo em prol do objetivo, desenvolvendo as diferentes habilidades de cada um, consegue atingir excelentes resultados para a empresa. 

Pensando sobre essa ótica, a diversidade passa a ser não somente inclusiva, mas estratégica do ponto de vista de negócio, pois colaboradores engajados, redução de turnover e inovação refletem em resultados financeiros superior ao esperado. 

A empresa passa a ser vista de outra forma até pelos parceiros e clientes, o que gera mais valor para os serviços e produtos da empresa.

Como fazer gestão da diversidade nas organizações?

Quem pode promover a diversidade nas empresas é o time de Recursos Humanos. 

A inclusão já pode começar durante o processo seletivo. Incluir pessoas de outras origens e etnias já é um grande passo, mas tem que ser estruturado e planejado para ter sucesso

Pensar em questões como leis trabalhistas e as prioridades das minorias também é um grande avanço em uma seleção para esse grupo. Ao contratar um profissional LGBTQ+, por exemplo, é importante entender o que esses eles esperam da companhia. 

Participar de grupos das comunidades nas redes sociais também pode ajudar no entendimento do público e suas necessidades.

Ebooks

Intranet: como engajamos +40 mil colabs diariamente

Em ambientes de inclusão e diversidade, as ações de Endomarketing e Comunicação Interna precisam se conectar a todos, respeitando as diferenças e se adaptando aos cenários existentes dentro da cultura organizacional.

árvore da diversidade

Falar em inclusão consiste em inserir pessoas com deficiência no cotidiano da empresa como um todo. Portanto, a acessibilidade nas redes sociais e em outros meios digitais tem que fazer parte dessa de inclusão, tendo em vista o uso de equipamentos eletrônicos conectados na internet e intranet das empresas. 

O conteúdo digital, por ser atualmente a principal fonte de informação, deve ser acessível para todos. Em um ambiente onde haja deficientes visuais ou auditivos, recursos como leitura de tela e outras formas de armazenamento documentos devem ser diferenciadas.

A comunicação está cada mais personalizada de acordo com a cultura, com as características e personalidades de cada colaborador.

Além da personalização, é essencial reforçar a conduta de respeito ao próximo, tomando cuidado com as palavras, formas de expressão e como serão interpretadas as mensagens.

Caso a empresa tenha um histórico de discriminação, é necessário trabalhar a cultura organizacional antes de adotar um programa de inclusão. Campanhas de conscientização, treinamentos e palestras podem ajudar com isso.

No caso de colaboradores PCD (Pessoas com Deficiência), há também as questões físicas que devem ser planejadas previamente, como rampas de acesso, barras de apoio, ou linguagem de sinais – em casos de deficiência auditiva.

Quais os principais ganhos da diversidade nas organizações?

A diversidade nas empresas traz resultados positivos além de melhorar o clima organizacional, que fica mais harmonioso, permitindo ao colaborador enxergar seu potencial de crescimento pessoal e profissional na empresa. Fora isso, ao promover a diversidade, a empresa está contribuindo para uma sociedade mais igualitária.

Entre os principais ganhos, podemos citar:

#1 Ambiente de inovação constante

Novos hábitos surgem quando somos expostos a situações e pessoas diferentes. Das diferenças, surgem novas ideias e melhores soluções para problemas.

#2 Melhores resultados 

Em um ambiente onde há diversidade, as pessoas costumam ter uma postura mais empática e solícita, o que promove a colaboração e união em prol dos objetivos e resultados.

O resultado é um ambiente organizacional estimulante, no qual prevalece o respeito e a contribuição mútua.

#3 Clima positivo

Em um ambiente voltado para cooperação e o respeito, a rotina é mais tranquila e favorece um clima positivo entre as equipes.

#4 Redução turnover

Em um ambiente onde as diferenças são valorizadas e o clima é amistoso, o turnover também acaba caindo, porque os profissionais não querem sair daquele ambiente. Eles sentem acolhimento e veem possibilidades de crescimento que não enxergariam em um ambiente hostil.

Conclusão

Empresas que investem em equipes multidisciplinares, também cumprem seu papel social, dando exemplo e visibilidade no seu segmento, incentivando outras empresas a seguirem o mesmo caminho. 

Essa transformação é uma construção dia a dia. Um conjunto de ações bem estruturadas sobre o tema garantem a manutenção necessária para a cultura organizacional chegar a altos patamares de resultado e convencimento.

Sua empresa possui iniciativas de inclusão e diversidade? Já pensaram em implementar um portal inclusivo para engajamento dos seus funcionários?

Conte-nos sua experiência no campo de comentários.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *