fbpx
Digital Workplace: a face visível da transformação digital

Comunicação Interna

Digital Workplace: a face visível da transformação digital

SimbioX
Escrito por SimbioX em 7 de janeiro de 2021
Transformação Digital

Possibilitado pela união de tecnologias e de algumas ferramentas específicas, O digital workplace é um ambiente virtual que permite o trabalho remoto de qualquer lugar.  

Antes da pandemia muitas empresas já estavam (gradativamente) adotando o sistema de trabalho remoto.  

Mas com a explosão de casos da COVID-19 pelo mundo, a necessidade de investir em um digital workplace – quer dizer, um ambiente onde as equipes possam desempenhar suas funções sem a necessidade de estarem presentes no mesmo espaço físico – tornou-se gritante.  

Não há mais o que se discutir: o digital será um aspecto cada vez mais presente (e necessário) nas empresas nos próximos anos.  

O que as organizações precisam focar agora é em construir ecossistemas que explorem o melhor das tecnologias atuais e, claro, se preparar para as que estão por vir.  

E isso não é a gente quem diz! O assunto está tomando uma proporção tão grande que no último dia 15 aconteceu (remotamente) a 2ª edição do Digital Workplace Forum. Olha só a descrição do evento: 

“A 2ª edição do Digital Work Place Forum vai discutir o novo cenário e o futuro do trabalho digital, que está impactando a produtividade da força de trabalho, promovendo uma transformação nas estratégias das organizações, de modo a garantir o envolvimento dos funcionários e criação de novos modelos de negócios.

As ferramentas digitais e soluções inovadoras estão redefinindo os ambientes de trabalho, com a adoção de soluções de videoconferência, cloud computing, notebooks e smartphone, criptografia e novas plataformas criada para facilitar a colaboração e o trabalho das empresas.”

O que é digital workplace?

O que é digital workplace?

O digital workplace é um ambiente virtual (aplicativos, programas e sistemas) onde os colaboradores têm acesso a todos os recursos e ferramentas necessárias para realizar suas atividades.

Ele também tem a característica de ser muito flexível. Para aumentar a produtividade dos colaboradores, ele não costuma seguir aqueles horários fixos de um sistema de trabalho convencional.

Para saber mais sobre como funciona a flexibilidade no trabalho, dê uma olhada neste artigo.

Os funcionários têm liberdade de cumprir suas tarefas a qualquer hora do dia.

colaboração

Quais são as vantagens?

  • Eliminação de processos repetitivos e manuais. Mais agilidade nas tarefas, mais precisão.
  • Experiência digital completa, uma vez que o digital workplace propõe que tudo o que é usado pelas organizações faça parte de um portfólio integrado.
  • Atração de talentos. Com a barreira espacial superada, profissionais em qualquer localidade do país ou até do mundo podem fazer parte do seu time.
  • E retenção de talentos também. O digital workplace é pensado para melhorar a experiência dos colaboradores. Quem vai querer largar um trabalho flexível, produtivo e harmonioso? Ninguém!
  • Uma cultura mais colaborativa e unida. Equipes de diferentes departamentos podem trocar experiências e conhecimentos complementares.
  • Aumento da receita. O digital workplace pode ter um considerável impacto no fluxo de receita da empresa; os ambientes digitais ajudam as equipes a economizar tempo e insumos.
  • Experiência positiva. A flexibilidade que o digital workplace fornece, possibilita que o colaborador desenvolva o seu trabalho com mais foco e dedicação, uma vez que ele pode fazer isso em um local (e horário) em que ele se sente melhor.
  • Segurança de dados. Mas atenção: os dados precisam estar em um workplace digital com estrutura adequada para evitar acessos não permitidos, entre outros problemas.
  • Segurança pessoal. Com uma estrutura workplace de qualidade é possível garantir o bom atendimento ao cliente, sem ter a necessidade da relação interpessoal física.
Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

Como implantar o digital workplace na minha empresa?

A dica é: invista na comunicação de qualidade.

Digital workplace na minha empresa

A primeira coisa que devemos ter em mente quando temos profissionais trabalhando remotamente é que cada profissional estará em um local diferente. Parece bobeira falar isso, mas o processo de comunicação precisa ser muito eficiente para que a equipe consiga interagir entre si, com os líderes e gestores.  

O principal motivo de conflitos dentro das organizações é decorrente de ruídos na comunicação. Para manter os colaboradores alinhados e engajados com objetivos, causas e os valores da sua organização, é importante manter uma comunicação efetiva.  

Para que as metas da corporação sejam realizadas, é importante que todas as áreas (marketing, TI, RH, jurídico, vendas, financeiro etc.), equipes e colaboradores conheçam os valores da empresa, sua missão e visão. 

Se presencialmente o pessoal do marketing já quebra a cabeça, este trabalho pode ser ainda mais desafiador quando direcionado aos profissionais que trabalham remotamente.  

Muitas empresas têm adotado a intranet corporativa como ferramenta de integração. Nós indicamos fortemente a Intranet Fast

Ebooks

Intranet: como engajamos +40 mil colabs diariamente

Ela funciona como um canal para a transmissão de informações relevantes da organização. A intranet corporativa é uma ótima opção para proporcionar o digital workplace aos colaboradores, uma vez que é possível informar de forma igualitária.  

Como a intranet é uma rede corporativa com acesso permitido somente aos funcionários, é possível interligar equipes e departamentos. O acesso pode ser feito por diferentes dispositivos, facilitando a vida dos colaboradores. 

Uma maneira interessante (e eficiente) de promover o engajamento, a motivação e o comprometimento dos colaboradores é a promoção de ações e estratégias desenvolvidas pelo Marketing: as campanhas de endomarketing.  

Essas campanhas são voltadas para o primeiro cliente de qualquer empresa: o colaborador.  Você pode publicar treinamentos e informativos, divulgar eventos, entre outros.  

Isso tudo, além de criar um ambiente de confiança e harmonia. 

Conclusão

Para finalizar, é importante deixar claro que o digital workplace é muito mais que permitir que os colaboradores trabalhem de casa, pela internet.  

Este formato consiste não só no trabalho remoto, mas em toda uma infraestrutura que permite à empresa funcionar no meio virtual, mas também no físico.  

O objetivo é que o ambiente físico deixe de ser uma barreira; e que a empresa forneça uma estrutura onde seja possível integrar todos os departamentos e suas equipes, garantindo um produto (ou serviço) final de qualidade. 

estrutura digital workplace

A sua empresa já aderiu ao digital workplace? Quais as maiores dificuldades dos colaboradores da sua empresa quanto ao trabalho remoto? Conta aqui!

Ebooks

Digital Workplace: descubra o que é a aprenda a trabalhar de forma integrada na sua empresa

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *