fbpx
Descubra qual a diferença entre intranet e extranet

Comunicação Interna

Descubra qual a diferença entre intranet e extranet

SimbioX
Escrito por SimbioX em 14 de setembro de 2017
🔴 Webinar Jornada do Colaborador na Prática em 10 etapas. Grátis

Qual a diferença entre intranet e extranet: são mecanismos que as empresas utilizam para melhorar a produtividade interna e otimizar processos de negócios. No entanto, você sabe diferençar uma da outra?

Que tal tirar suas dúvidas hoje mesmo? Então, vamos lá:

O que é Intranet?

A intranet é uma rede interna e exclusiva, onde somente pessoas autorizadas como funcionários e gestores poderão ter acesso. Ele também pode ser liberado no ambiente de trabalho em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, com esse mecanismo é possível abrir esse sistema em qualquer lugar onde haja acesso a um computador com internet.

Considera-se que uma intranet é uma versão particular da internet, que pode ou não estar conectada a ela. Essa ferramenta serve como uma importante troca de informações internas, mensagens instantâneas, sistema de gerenciamento de sites e serviços online. Além de tudo isso, uma intranet é um importante facilitador na rotina de trabalho já que os escritórios podem otimizar a logística de pedidos e interligar funções.

vídeo intranet corporativa em sharepoint office365

O que é Extranet?

Quando uma informação da intranet é aberta a terceiros como clientes e  fornecedores, essa rede passa a ser chamada de extranet. Ou seja, trata-se de um lugar onde a empresa pode compartilhar informações com outras empresas que se relaciona. Essas informações podem incluir pedidos de compras de materiais, políticas, catálogo de produtos, dados de contato e muito mais. O acesso à extranet é controlado e liberado pela empresa normalmente através de login e senha, permitindo que o usuário externo possa acessá-la a qualquer momento.

Agora que você entendeu qual a diferença entre intranet e extranet, gostaria de saber se uma Intranet ou Extranet faz sentido para sua empresa? Fale com um especialista gratuitamente. 

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *