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Diferença entre chefe e líder

Comunicação Interna

Diferença entre chefe e líder

SimbioX
Escrito por SimbioX em 10 de março de 2020
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Chefe é sinônimo de Líder?

Sim, existe diferença entre chefe e líder. Muitas pessoas pensam que chefe é sinônimo de líder, mas não é.

Existem profissionais que mesmo não estando em cargos de chefia são grandes líderes, assim como existem chefes que não são bons gestores de sua equipe.

Os chefes, normalmente são autoritários e regem pela hierarquia, não pelo exemplo ou por atitude.

Então, Vamos analisar os dois perfis para ficar claro quando é um perfil e quando é outro.

As principais características de um chefe

Quando falamos na gestão de desempenho de uma equipe, um líder pode ser um gestor ou chefe. Às duas formas possuem diferenças significativas e, na maioria das vezes, opostas.

Para torná-las mais perceptíveis para você, separamos alguns tópicos que mostrarão como se dá a atuação de um tipo ou outro, destacando formas mais adequadas e eficientes. 

Portanto, a liderança quando feita por um “chefe” é pouco proveitosa para o time em geral e só costuma ser bom para ele mesmo.

Diferença entre chefe e líder. As principais características de um chefe

O clima organizacional onde há um chefe, normalmente é tenso e cheio de pressões.

A princípio, os chefes são os profissionais que tem carta-branca para tomar decisões, estabelecer ordens e normas. Costumam ser autoritários e centralizadores, muitas vezes levando o crédito do trabalho alheio e não reconhecendo o esforço de sua equipe.

O excesso de autoridade exercida por alguns chefes fazem com que a equipe se sinta afundada, sem oportunidades para crescer profissionalmente ou para desenvolver habilidades importantes.

Além disso, o foco costuma ser no processo e não nas pessoas, buscando sempre um culpado e não assumindo os próprios erros.

É somente uma pessoa temida, com quem os funcionários não compartilham seus problemas e muito menos pedem conselhos. De tal forma que, veem seus colaboradores como subordinados, e joga toda a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo, e se vangloria, quando uma meta é alcançada.

E o pior, não percebem que tudo isso não o faz uma pessoa respeitada.

Dá para aliar chefia a liderança?

O modo atual de trabalhar das empresas não combinam mais com esse chefe autoritário e antiquado.

As empresas atuais querem verdadeiros líderes. E apesar de ser uma habilidade nata de algumas pessoas, também pode ser desenvolvida.

A valorização do capital humano impacta positivamente tanto o gestor quanto os funcionários.

No entanto, essa valorização gera motivação, engajamento e criatividade, que acaba por resultar em sucesso a todos os envolvidos.

Mas como desenvolver essa habilidade tão desejada atualmente?
Diferença entre chefe e líder. Dá para aliar chefia a liderança?

Um bom líder se comunica eficazmente, e tem algumas características como:

  • Empatia;
  • Negociação;
  • Bom ouvinte;
  • Bom gestor do seu tempo;
  • Proativo;
  • Disciplinado;
  • Focado.

Além disso, é estratégico e tem clareza nos seus objetivos e metas.

Ele sabe que seu maior ativo são as pessoas. Uma boa gestão de pessoas ajudando o grupo a desenvolver habilidades e liderando pelo exemplo, estabelece uma relação de confiança.

Ou seja, líder é aquele que inspira pela confiança sem usar da autoridade ou do medo como motivação.

É alguém disposto ao diálogo e que sabe mediar opiniões, mesmo que muito diferentes da dele, criando um bom clima organizacional entre os colaboradores.

Um bom líder não busca somente o resultado, mas o melhor meio de atingir isso em equipe. Para ele, a responsabilidade deve ser compartilhada.

Ele não enxerga seu time como subordinados, mas sim, como uma equipe. Ouve a todos e busca extrair o melhor de cada indivíduo, respeitando as dificuldades e superando-as em time. Além disso, o líder compartilha a responsabilidade e os louros dos momentos de glória.

As principais características de um líder

Falamos bastante das características pessoais de um líder inspiracional, motivador.

Tecnicamente, um bom líder tem pensamento e visão sistêmica. Contudo, eles estão sempre conectando o desenvolvimento da equipe com o crescimento da empresa.

Segue abaixo algumas sugestões de habilidades importantes para desenvolvimento da liderança:

Eterno estudante

Um bom líder está sempre atualizado com os temas da sua área, sempre estudando, adquirindo mais conhecimento, melhorando suas habilidades e investindo em sua equipe.

Trabalha pontos fracos

A preparação contínua é extremamente importante. Ler, fazer cursos, treinar, etc. Trabalhar os pontos fracos é crucial.

Aproveita bem o tempo

Tempo é dinheiro. Querer ajudar os outros, mas se afogar em tarefas operacionais que o tire do foco principal não faz sentido.

Aprender a delegar o que não for seu e otimizar bem o tempo para dar conta de todo trabalho é a chave do sucesso.

Define prioridades

Defina prioridades e delegue as funções. Elabore projetos.

Pense na sua liderança, o que você pode contribuir com seu time, para obter resultados ainda mais assertivos para sua organização.

Dê autonomia a seu time

Oferecer autonomia gera uma relação de confiança entre os profissionais.

Delegar promove um crescimento mútuo e a empresa ganha com isso também.

Isso é um ponto que diferencia bastante um líder de um chefe. Um chefe oferece pouca autonomia e fica sobrecarregado. Prefere dar ordens e ficar o tempo todo checando a execução das atividades.

Decisão conjunta

Um líder ouve a opinião de todos antes de tomar uma decisão. Avalia os impactos e mesmo se as opiniões forem diferentes da sua, sabe mediar encontrando um ponto de equilíbrio para todos.

Mantem um bom clima organizacional

Um líder preza por um ambiente sadio, como bom clima organizacional, onde há colaboração e todos se dão bem.

Diante dos conflitos, ele é um mediador, pois sabe que a harmonia é essencial na conquista de resultados.

Uma boa gestão de conflitos procura olhar de uma forma positiva para a situação de tensão, compreendendo como uma oportunidade de reconstrução de realidades e geração de energia criativa.

A resolução poderá auxiliar no crescimento de todos os envolvidos e aumentará o engajamento da equipe.

Desenvolvem substitutos

Chefes inseguros sentem-se ameaçados por funcionários abaixo dele que obtém destaque. Ele acaba centralizando as informações e na cabeça dele, ninguém pode se destacar mais que ele.

Já um líder, quer que sua equipe se desenvolva. Ele precisa inclusive desenvolver um substituto, para quando crescer, tem quem o substitua.

Diferença entre chefe e líder. Sucesso da equipe

Um bom líder precisa de determinação e empenho. Paciência, persistência e foco.

Desenvolver bons profissionais não é o suficiente, precisa também que as empresas consigam reter seus melhores funcionários.

Não é só um bom salário que fideliza um colaborador. Planos de carreiras, projetos desafiadores, política de benefícios, são alguns dos incentivadores para que um profissional fique mais tempo em uma companhia.

E a sua empresa, usa qual ferramenta para gerenciar os talentos? Conte para gente!

E aí,

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