fbpx
5 dicas para uma intranet corporativa com mais acessos

Comunicação Interna

5 dicas para uma intranet corporativa com mais acessos

SimbioX
Escrito por SimbioX em 7 de dezembro de 2018
Conteúdo novo toda semana

Entre para nossa lista e receba o melhor conteúdo do blog

canal simbiox no telegram

Em 10 anos de experiência em projetos de tecnologia para o mercado de comunicação interna, não raras vezes, ouvi a mesma pergunta de empresas que precisavam de um sistema de intranet Corporativa: como lançá-la e mantê-la relevante?

Na maioria dos casos, nem se tratam de problemas técnicos como infraestrutura e licenciamento, mas de ações que podem ser facilmente tomadas pelos gestores da empresa.

Analisando esse histórico, é possível extrair quatro princípios para que sua Intranet Corporativa seja bem-sucedida e, com isso não caia em desuso:

  • Interatividade;
  • Conteúdo;
  • Serviços;
  • Colaboração.

1. Interatividade:

É difícil usuários aceitarem um sistema estático, sem dinâmica e vida. Quando estamos na era onde você nem precisa ter carro para se locomover; com um simples toque no smartphone.

Para postar uma notícia na sua intranet corporativa, por exemplo, você não precisa contratar um técnico. Essa interatividade deve ser livre e todos possam criar postagens, fazer comentários e reagir aos conteúdos.

2. Conteúdos:

Geração de conteúdos de forma descentralizada, isso não pode ficar na mão de uma única pessoa. Distribua a criação de conteúdo entre os departamentos da empresa e mantenha a periodicidade de publicação.

É incrível a quantidade de insights que podemos extrair no dia a dia. Conversa de corredores, reuniões ou até mesmo tomando um simples café, mas tudo é perdido quando não registrado, organizado e compartilhado.

3. Serviços

Aqui onde observei mais benefícios para os clientes. Imagine colocar as necessidades de todos os colaboradores num só lugar (ou melhor, tela).

Pedido de reembolsos, agendamento de sala de reunião, solicitação de compras, pedido de cartão de visitas, PDI, Avaliação 180º, 360º, movimentação de pessoas entre outros.

O propósito é eliminar planilhas em Excel de controle intermináveis reduzindo, inclusive, custos de licenças de ERPs e DPs.

4. Colaboração

Quantas versões de documentos são gerados, replicados, anexados, retornados para então serem organizados em pastas, subpastas e sub da sub pasta?

A colaboração de documentos e conteúdos inseridos na Intranet Corporativa vai além de apenas enviar um link , ajuda a otimizar processos.

  • Aprovação de documentos com assinatura digital;
  • Centralização de informações (uma área dedicada na intranet corporativa);
  • Higienização de base de documentos;
  • Criação de templates e;
  • Agilidade para encontrar um documento sem precisar iniciá-lo do zero.

5. Bônus

Outros elementos que aumentam o uso da intranet corporativa:

  • Social: incluir uma rede social integrada, como o Yammer, na Intranet corporativa;
  • Didática: criar cursos internos, trilha de carreira e banco de conhecimento.

Para gestores:

  • Analytics: Estruturar informações em dashboard usando BI. Obtendo métricas sobre o comportamento e engajamento de cada colaborador e então descobrir qual é o tipo de conteúdo com mais interações e acessos.

Pensando em utilizar uma Intranet Corporativa na sua empresa, mas receoso quanto ao sucesso dela? Considere essas dicas, elas são valiosas e te ajudarão a criar um ambiente onde as pessoas de fato gostam de acessar.

Case Intranet Corporativa Allianz Partners Brasil

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *