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Dia do vendedor na empresa: 5 ações para homenagear e engajar

Comunicação Interna

Dia do vendedor na empresa: 5 ações para homenagear e engajar

Cristiano Sacramento
Escrito por Cristiano Sacramento em 5 de janeiro de 2022

Confira dicas práticas para engajar no dia do vendedor na empresa

1.º de outubro é comemorado o dia do vendedor.

A primeira vista, esta é uma data apenas para profissionais com a função de vendedor.

Mas, na prática, as coisas são diferentes, né?

Afinal, todos precisamos vender.

Por exemplo:

  • Procurar emprego (vender a si)
  • Trabalhar (vender projetos)
  • Apresentar-se (vender ideias)

Ou seja: todos usamos habilidades de vendas.

Então, pensando em homenagear seus vendedores (de função e de espírito) neste artigo veja 5 dicas para comemorar o dia do vendedor.

Vamos lá?

Exemplos 

Para começar, veja 2 exemplos de homenagens ao dia do vendedor. 

1 – Sou vendedor, faço história 

Neste vídeo, a Weber Quartzolit, escolheu dois vendedores para compartilhar suas experiências na área. 

O legal do vídeo é mostrar o lado pouco conhecido da área de vendas. 

Além disso, o vídeo ajuda outros departamentos a entender melhor a área de vendas, ou seja, é uma forma de criar simbiose entre os times. 

2 – Uma carta da vida para um vendedor: 

Neste vídeo, o palestrante André Ortiz conta uma história fictícia de um vendedor recebendo uma carta da “vida”. 

A carta é uma metáfora da “visão coletiva” sobre o que é ser vendedor. 

Então, é revelada uma surpresa na parte final do vídeo (veja abaixo para descobrir). 


5 dicas para comemorar o Dia do Vendedor na sua empresa 

Gostou dos exemplos acima? 

Ótimo, pois neles há boas ideias para se inspirar. 

Mas, dá para ir além. 

Sendo assim, veja abaixo 5 ideias para inspirar suas campanhas. 

dia do vendedor pessoas reunidas em uma sala

1 – Workshop interno 

Se na sua empresa nunca houve conflitos entre a área de vendas e outros departamentos: parabéns. 

Pois, o comum é receber comentários do tipo: 

  • Por que o horário deles é diferente? 
  • Por que eles ganham mais do que outras áreas? 
  • Por que eles vendem coisas diferentes do que a empresa faz? 

Essa são dúvidas honestas de pessoas que desconhecem os detalhes da área de vendas. 

Mas, seu desejo é criar sinergia entre todas as áreas da sua empresa e evitar conflitos, certo? 

Pensando nisso, aproveite o dia do vendedor para criar workshops para outras áreas ministrados por um vendedor. 

Nestes workshops, o vendedor pode compartilhar algumas técnicas que servirão para qualquer outra área da empresa, por exemplo: 

  • Técnicas de vendas para criar relacionamentos com qualquer pessoa; 
  • Apresentações impactantes e memoráveis; 
  • Como criar uma boa impressão para as pessoas? 

Essa ação ajuda a diminuir atritos entre áreas, pois, quem não precisa dessas habilidades? 

dia do vendedor pessoas apertando a mão

2 – Elogios 

Um elogio sincero vale mais do que um presente. Afinal, ao elogiar, alimentamos uma parte importante de qualquer pessoa: sua autoestima. 

Então, aproveite o dia do vendedor para fazer uma rodada de elogios. 

Mas, mantenha a surpresa, isto é, convide as pessoas para uma reunião sem explicar o motivo. 

Daí, convide o gestor comercial ou o presidente da empresa para entregar elogios individuais ao time. 

Acredite: esta simples ação motivará seu time em todos os sentidos: pessoal, profissional e produtivo. 

dia do vendedor garrafa de coca-cola

3 – Dinâmica: qual é o preço certo? 

Dinâmica são ótimas opções para engajar e entrosar seu time. 

Agora, que tal usar dinâmicas com a temática de vendas? 

Para isso, aplique a brincadeira do “qual é o valor”. 

É simples, o jogador que acertar o valor exato de cada produto, acumula pontos. 

Por exemplo: qual valor de uma coca-cola sem açúcar de 350ML? 

  • R$ 3,09 
  • R$ 3,49 
  • R$ 3,20 

A resposta certa é R$ 3,09. Quem chegar mais próximo (ou acertar) o valor, soma 10 pontos. 

Mas, para facilitar a dinâmica, use esse site. Dá para fazer tudo por lá. 

Aproveite e dê um prêmio ao vencedor (vouchers ou brinde). 

Dica: torne o prêmio inesquecível envolvendo a família do vendedor. Por exemplo: dê um voucher do Outback de R$ 500,00 para o vencedor jantar com a família. 

Veja aqui = comprar um vale-presente no Outback. 

4 – Vídeo homenagem 

Use o dia do vendedor para criar empatia entre as áreas mostrando como todos (no fundo) são vendedores. 

Para isso, peça para cada área gravar um vídeo para o time comercial. 

No vídeo, o líder informa o seu nome e a área. Daí, conclui com a frase: 

“Estamos aqui por você, afinal, todos nós somos vendedores”. 

Reúna todos os vídeos e dê esse presente ao time comercial. 

Veja como o resultado fica incrível neste exemplo da empresa NET: 


5 – BÔNUS: Hashtag Para redes sociais 

Use as redes sociais para promover o dia do vendedor. 

Para esta ação, crie uma hashtag especial, por exemplo: #vendedororgulhoNOMEDAEMPRESA. A seguir, peça para cada vendedor fazer um post falando como é ser vendedor na empresa. 

Outra sugestão é você mesmo criar um post com a hashtag #OrgulhoVendedoresNOMEDAEMPRESA. Para isso, use uma foto da equipe comercial seguida de um texto de agradecimento. 

Dica: solicite ao líder ou CEO para escrever o texto. 

Conclusão 

Sim, todos somos vendedores e uma empresa consciente disso vai longe. 

Então, aproveite o dia do vendedor para compartilhar essa mensagem com todo seu time. 

E, claro, homenagear sua equipe de vendedores. 

E aí, gostou das dicas? 

Há mais de onde essas vieram. 

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