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Criatividade e inovação: o que são e como aplicar?

Transformação Digital

Criatividade e inovação: o que são e como aplicar?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 19 de novembro de 2020

Criatividade e inovação são, quiçá, os termos mais utilizados no mundo corporativo atualmente. Todo mundo quer dominar estes dois conceitos e colocá-los em prática, mas poucos sabem que essas palavras – apesar de andarem sempre juntas – possuem significados bem diferentes.

Criatividade x inovação: tem diferença?

Tem sim. E muita. A começar pelo foco de cada uma delas.

Enquanto a criatividade existe como uma habilidade (um potencial que a nossa mente tem), a inovação está mais ligada à ação.

criatividade e inovação

Ou seja, a criatividade já vem embutida na nossa mente; a inovação é a nossa criatividade canalizada para a ação. Pode ser oferecendo uma nova ação ou função, uma habilidade ou até mesmo a melhoria de um sistema que já conhecemos.

Xiiii… Já vi que esse texto é para a galera do marketing…

Nada disso! Fica mais um pouquinho que eu vou te explicar!

criatividade e inovação engrenagens

Para promover a inovação dentro de uma empresa, é necessário desmistificar os passos que envolvem o processo de criação e o desenvolvimento da ideia criativa.

Isso quer dizer que o exercício de estimular a criatividade é importantíssimo para todo tipo de profissional. Inclusive, é parte fundamental para solucionar problemas organizacionais, por exemplo.

Mas, gente, como a produção de ideias criativas pode ajudar a minha empresa?

Albert Einstein disse certa vez:

“Problemas importantes que enfrentamos não podem ser resolvidos com base na mesma forma de pensar que tínhamos quando eles surgiram. Você precisa aprender a pensar de uma nova maneira, precisa de uma mudança de paradigma”

E não é que ele (mais uma vez) estava certo? Muitas empresas insistem em estruturar soluções e abordar os problemas através de pressuposições.

Não me espantaria saber que equipes estejam usando as mesmas técnicas de resolução de problemas há anos, pois, naquela época, elas demonstraram eficácia.

Não estou falando apenas de um setor não, hein?  A falta de investimento e de planejamento para a transformação digital acaba se tornando o teto de vidro de muitas empresas.

criatividade e inovação e ideia

Recapitulando: a criatividade vem antes da inovação. Então aqui vão algumas dicas para você exercitar o seu cérebro-criativo:

1. Determine qual é o problema

  • O que está errado?
  • Qual é o problema que estou tentando resolver?

Não esqueça: seja específico.

Quanto mais bem definido o problema, mais fácil de resolver. Pois, o contrário irá prejudicar os resultados, já que se não se sabe exatamente o que fazer, como saber se foi feito?

2. Estabeleça uma meta

O que você, realmente, pretende realizar ou quer que aconteça?

3. Crie diversas possibilidades

Quanto mais ideias, melhor. Aqui vale fazer um brainstorming com a equipe.

4. Restrinja suas opções até chegar a melhor ideia

Depois de você explorar todas as alternativas possíveis, começa o trabalho de analisar e ir eliminando as alternativas que não têm potencial para atingir o seu objetivo.

5. Agora é partir para ação

Agora é a parte mais fácil e, também, mais emocionante: vamos inovar!

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O que as grandes mentes da história dizem sobre criatividade?

criatividade e inovação aquário

Ficou com dúvidas sobre o que é inovação ou por que inovar? Vejamos o que alguns importantes autores têm a dizer sobre o tema:

Peter F. Drucker, considerado o “pai” da administração e da gestão moderna, diz que:

“Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”.

Ernest Gundling, Ph.D. pela Universidade de Chicago, professor da Hass Scholl of Business da Universidade da Califórnia e autor de livros como “The 3M way to innovation” e “Global Diversity: winning customers and engaging employees within world markets”, é categórico:

“Inovação é uma nova ideia implementada com sucesso, que produz resultados econômicos”

O doutor em Administração por Harvard C.K. Prahalad, conselheiro do governo indiano para empreendedorismo e consultor de multinacionais como a Kodak, Motorola, Cargill e Philips, afirma que:

 “Inovação é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia”.

Você está convencido(a) do porquê e qual a importância de inovar? Não? Então aqui vão alguns motivos:

  • Você melhora sua capacidade de explorar outros mercados;
  • Desenvolve a habilidade para desenvolver seu próprio mercado com menos concorrência;
  • Você encontra oportunidades no seu atual mercado que outros ainda não viram.

Mas o grande trunfo da inovação é conquistar uma diferenciação de mercado, melhorando, assim, a experiência do seu cliente.

Veja como essas empresas aplicaram a inovação

[CRIATIVIDADE + AÇÃO = INOVAÇÃO]

Aqui vão alguns cases de sucesso quando o assunto é inovação:

Airbnb (Air, Bed and Breakfast)

Tradução: pertença a qualquer lugar.

A startup Airbnb é um refresco para os turistas que estão cansados dos quartos de hotéis, sempre com o mesmo padrão. A plataforma é um mercado comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações diferentes do padrão, curiosas e até inusitadas ao redor do mundo.

Este é um case de inovação pois trouxe um diferencial ao mercado de acomodações.

Disney+

Toda e qualquer plataforma de streaming merece o nosso respeito, mas a sensação do momento é a Disney+ (ou Disney Plus, se preferir).

A plataforma foi lançada nos EUA no dia 12 de novembro com metade do valor da mensalidade da Netflix – olha a agressividade!

O conceito de streaming já é antigo, a inovação no caso é pegar todos os filmes e séries da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic e colocar na mesma plataforma. Ah, tem mais: todo o conteúdo está disponível para download desde o lançamento.

IFood Refeição

Quando a gente fala de criatividade e inovação, acho que esse caso é o campeão!

Criado em terras tupiniquins, o IFood é uma das maiores plataformas online de entrega de comidas.

Entre 2018 e 2019, o iFood registrou um aumento de 116% nos pedidos, saltando de 12,3 milhões para 26,6 milhões.

E o que eles fizeram? Lançaram o IFood Refeição.

A ideia é se adequar às novas realidades dos colaboradores, especialmente neste momento de pandemia.

Os funcionários têm a flexibilidade e diversidade na escolha de restaurantes, liberdade de movimentação de saldo entre VR e VA de forma online; além da segurança pessoal garantida pelo sistema delivery.

Uber

Você lembra da sua vida sem a Uber? Seja a caminho do hospital ou voltando tarde da balada, todo mundo teve um perrengue durante a era pré-Uber.

No início, a ideia era localizar motoristas particulares e levar os usuários de um lugar a outro.

O público-alvo era de pessoas com poder aquisitivo maior ($$$$) e os carros utilizados eram mais luxuosos, todos padrão Uber Black. O preço das corridas não eram muito diferente das tarifas de táxi; muitas vezes eram até mais caras.

Assim que a modalidade UberX foi lançada, este tipo de serviço de transporte popularizou, ganhou concorrentes e o coração dos brasileiros!

Resumindo…

  • Criatividade e inovação não são a mesma coisa. Criatividade é uma habilidade, enquanto a inovação está ligada à ação.
  • O processo criativo deve ser encorajado e estimulado para todos os setores da empresa, não apenas no marketing.
  • A transformação digital é uma realidade e as empresas precisam se adaptar.
  • A criatividade vem antes da inovação. Incentive o seu cérebro a produzir ideias criativas.
  • Não é preciso criar um conceito para inovar. Basta criar uma diferenciação de mercado, alguma melhoria na experiência do cliente.

Agora que você sabe a diferença entre criatividade e inovação que tal conhecer o Digital Workplace – a forma mais inovadora de trabalhar física ou remotamente com ferramentas integradas?

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E aí,

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