Descubra e aplique os 4 gatilhos para engajar pessoas e tenha resultados todos os dias

Qual empresa rejeitaria ter pessoas engajadas na sua equipe?

Afinal, é fácil perceber a relação entre engajamento e resultados – pessoas engajadas são mais felizes e produtivas.

Porém, ao contrário do que se possa imaginar: engajar não é uma uma habilidade reservada a um grupo seleto de indivíduos. Ou seja, você mesmo pode transformar equipes desmotivadas em pessoas engajadas.

Mas para isso, você precisará usar as ferramentas certas.

Então, neste artigo você descobrirá os 4 gatilhos do engajamento.

Esses gatilhos vão te ajudar a ter pessoas engajadas, produtivas e motivadas (com pouco investimento) e resultados imediatos.

Porém, se você usar criatividade, vai conseguir resultados sem gastar nada.

Quer conhecer esses 4 segredos?

Pois bem, continue lendo.

 

O que NÃO é engajamento de pessoas?

como engajar colaboradores

Antes de falar de engajamento, vamos esclarecer o que não é.

Pois, dentro deste universo do engajamento moram alguns mitos.

Ok, quais são eles?

Engajamento é diferente de felicidade no trabalho.

Pessoas podem ser felizes no trabalho, mas isso não significa que são produtivas.

Quem não conhece uma pessoa super feliz cujo trabalho principal é ter longas conversas e pouco trabalho?

Engajamento e satisfação são coisas diferentes

Calma, eu sei o quanto estar satisfeito com o trabalho é bom. Porém, é insuficiente para ter um time engajado.

Por exemplo, existem pessoas satisfeitas que trocariam sua empresas para ganhar 5% a mais no concorrente.

Então, o que é realmente engajamento?

Mas afinal, o que é uma pessoa engajada?

Engajamento é um compromisso emocional de uma pessoa com a empresa e suas metas.

Isso mesmo, engajamento é um compromisso emocional. Ou seja, transcende a razão.

Essa frase é de Kevin Kruse, autor do livro Employee Engagement 2.0.

Kevin chegou a esta conclusão após pesquisar 10 milhões de trabalhadores em 150 países.

Após isso, criou e testou com sucesso uma metodologia de engajamento em mais de 400 empresas americanas.

Sinais de uma pessoa engajada

Se engajamento é o compromisso emocional, como saber se uma pessoa está engajada?

Simples: basta analisar o comportamento.

Por exemplo, veja o que pessoas engajadas são capazes de fazer:

  • Executam tarefas não apenas porque “tem que fazer”;
  • Trabalham da mesma forma seja sexta à tarde ou segunda de manhã;
  • Programadores engajados vão trabalhar para deixar o código mais limpo do que o encontraram;
  • Pessoas engajadas vão tratar da mesma forma um pedido de suporte às 17h ou às 10h.

E não é só isso, ao logo deste texto você verá outros exemplos do poder de pessoas engajadas no trabalho.

Benefícios de um time engajado

Veja alguns resultados esperados ao construir times engajados:

  • Diminuição do turnover;
  • Pessoas engajadas produzem mais, com mais foco, portanto, fazem clientes felizes e aumentam a receita da empresa;
  • Empresas com alto índice de engajamento produzem o dobro de clientes leais à marca em comparação com empresas com médio índice de engajamento (fonte: Are They Really ‘On the Job’?, Pont)
  • Pessoas altamente engajadas tem 87% menos chance de deixar suas empresas se comparada a suas contrapartes (fonte: Driving performance and retention through employee engagement. Corporate Leadership Council)
  • 5% no aumento do engajamento corresponde a 0,7% nas margens operacionais das empresas (Source: Towers Perrin 2004 European Talent Survey: Reconnecting with Employees: Attracting, Retaining, and Engaging, Towers Perrin)

o segredo de engajar pessoas

Os 4 Segredos para Construir equipes engajadas

Certo, agora é hora da ação.

Mas antes de continuar, vamos resumir as descobertas até aqui:

  • Engajamento é um compromisso emocional da pessoa com a empresa e suas metas;
  • Engajamento é diferente de felicidade e satisfação;
  • Engajamento é percebido no comportamento, mas pode ser medido (falaremos sobre isso mais tarde);
  • Engajamento traz resultados financeiros e operacionais para as empresas.

Dito isto, você pode pensar que a fórmula para engajar pessoas requer alto investimento, processos complexos ou coisa do tipo, certo?

Porém, felizmente é o contrário.

Qualquer empresa pode aplicar esses quatro pilares para construir times engajados.

Então vamos lá.

Primeiro, guarde essa informação:

O fator chave de engajamento é a qualidade da relação entre as pessoas na sua empresa.

Mas, qualquer tipo de relação?

Sim, qualquer tipo. Porém, uma relação em especial é responsável por 70% dessa equação.

Como você deve imaginar, trata-se da relação entre pessoas e gestores.

Quem concluiu isso foi o Instituto Gallup em um estudo sobre a relação entre engajamento e trabalhar.

Então, se você deseja ter pessoas engajadas na sua equipe deverá dominar os 4 gatilhos do engajamento:

1- Comunicação;
2- Crescimento e desenvolvimento;
3- Reconhecimento e apreciação;
4- Transparência e confiança;

Mas fique tranquilo, a seguir você verá cada um deles no detalhe:

#1 Gatilho da Comunicação

Seu time sente que a comunicação é frequente, consistente e uma via de mão dupla?

Com qual frequência você conscientemente se comunica com sua equipe?

Com qual frequência você conscientemente se comunica com sua equipe?

Comunicar conscientemente é o oposto de ter conversas no corredor, ou trocar algumas falas durante o dia. Ou seja, comunicar conscientemente é sentar para ouvir e fazer seu colaborador se sentir importante.

Desta forma, se sua comunicação consciente ocorre apenas uma vez por ano, é hora de melhorar.

Então, para se comunicar com frequência e consistência, crie rituais inegociáveis de reuniões (individuais e em grupo) semanais e semestrais.

Mas, vá além da revisão de número. Por exemplo, aproveite este tempo para investir em dinâmicas de grupo.

Ah, e nesses momentos lembre-se de praticar a comunicação não violenta.

#2 Gatilho do Crescimento e Desenvolvimento:

Seu time sente que eles estão aprendendo coisas novas e avançando na carreira?

Já ouviu falar em reuniões de revisão de carreira? Pois é, quase ninguém fala sobre esse assunto.

Reunião de carreira serve para revisar o objetivo de carreira de cada membro do seu time.

Nestes encontros, você pode coletar informações sobre:

  • Quais são os objetivos de carreira para os próximos 5 anos?
  • Esses objetivos podem ser alcançados no atual departamento?
  • Quais habilidades, conhecimentos e comportamentos são necessário para avançá-los?

Em vez de comprar cursos ou treinamentos, considere investimentos de baixo custo, como:

  • Mentores internos: pessoas com conhecimento que podem ajudar;
  • Squad: forme equipes provisórias que envolvam outros departamentos para realizar tarefas específicas onde será possível absorver conhecimentos variados;
  • Job rotation: considere por algum tempo mudar a pessoas de departamento – isso vai ajudá-la a desenvolver novas habilidades.

#3 Gatilho da Transparência e confiança na liderança

Seu time acredita na liderança e no futuro da empresa?

Liderança sem transparência é como construir uma mansão em cima de área movediça.

Da mesma forma, liderança sem confiança é como pedir para pessoas pularem de um avião sem paraquedas.

Transparência e confiança são pilares básicos da gestão de pessoas. Então, considere:

  • Suas palavras e atitudes devem ter coerência (aquela sua promessa de aumento, precisa de resposta);
  • Reconheça erros (mostre humanidade, seja o primeiro a fazer isso);
  • Lembre-se de usar a regra do sanduíche para dar má notícias (comece por uma boa, fale a má e termina com outra boa)

“seu trabalho como líder é eliminar incertezas” 

#4 Gatilho do Reconhecimento e apreciação

Seu time se sente apreciado e que suas ideias importam?

Pessoas gostam de grandes reconhecimentos, mas valorizam mesmo pequenos gestos diários de apreciação. Até porque, os grandes reconhecimentos acontecem com menos frequência.

Reconhecer diariamente seu time requer o uso de apenas uma palavra: “obrigado”.

Um obrigado sincero é tão poderoso quanto um prêmio ou troféu.

Você já faz isso diariamente? Então que tal começar escrever bilhetes de obrigado?

Esse simples e visual gesto será um lembrete diário da sua apreciação para com a equipe.

Mas, você conhece a fórmula para um “obrigado” poderoso?

Basta seguir essas 3 regras:

  • Use a palavra “admiro” seguida de um comportamento;
  • Mencione o evento específico;
  • Explique o que isso significa para empresa;

Exemplo:
“Admiro sua paixão em organizar o evento anual deste ano. Isso aliviou o trabalho de toda liderança da empresa”

Vá além e de vez em quando pague um almoço para seu time.


como descobrir o gatilho de engajamento do seu colaborador?

Como descobrir o gatilho de engajamento dominante?

Você já conheceu os 4 pilares do engajamento, porém, cada um deles produz efeitos diferentes em cada pessoa.

Por exemplo, há pessoas que valorizam mais o reconhecimento do que a comunicação. Outras, por sua vez, desejam acima de tudo confiança e transparência.

Claro, todos são importantes, mas alguns serão mais desejados.

Em outras palavras: se você descobrir o gatilho dominante de cada pessoa, será mais fácil engajá-la.

Ok, mas como descobrir qual é o gatilho dominante da minha equipe?

Você pode descobrir isso agora mesmo respondendo ano nosso QUIZ:

quiz engajamento de colaboradores

Por meio deste guia, você descobrirá qual é o seu gatilho de engajamento dominante e secundários.

Dica: compartilhe esse Quiz com sua equipe e peça para enviarem os resultados.

Como medir meus resultados de engajamento?

Você chegou até aqui, parabéns. Isso mostra como você se importar em construir uma equipe engajada.

Agora, como medir esses resultados e mostrar para a empresa os benefícios de construir um time engajado?

Vamos lá.

Você pode fazer isso de duas formas:

  • Por meio de entrevistas um a um (ideal para times pequenos);
  • Usando um formulário online.

Como fazer um formulário online para medir engajamento do meu time?

Use plataformas grátis como o SurveyMonkey ou o Typeform.

Agora, se sua empresa usa o Microsoft 365, aproveite o Microsoft Forms.

Neste passo a passo, vou mostrar como fazer usando o Microsoft Forms, mas você pode aplicar essas etapas usando qualquer formulário online de qualidade.

Crie um formulário.

Para isso, basta acessar o Microsoft Forms neste link e seguir os seguintes passos:

  • Faça login;
  • Clique em “novo formulário”:
como usar o microsoft forms para criar um formulário de engajar pessoas
  • Insira um título. Sugestão: “Pesquisa anônima: como podemos ser uma empresa melhor? (usar a palavra “engajamento” pode gerar vieses);
  • Adicione uma descrição. Exemplo: “Sua resposta vai nos ajudar a identificar e corrigir falhas para construir uma empresa melhor. Por favor, seja sincero na sua opinião”.
exemplo titulo e descricao para forms de engajar

Quais perguntas usar?

Antes de inserir as perguntas, escolha o formato de classificação por número:

microsoft forms classifcacao por numero engajar
classificacao por numero microsoft forms

Agora, insira as perguntas abaixo:

1- Estou extremamente satisfeito com a [nome da empresa];
2. Raramente penso em procurar um novo emprego;
3. Eu recomendaria [nome da empresa] para meus amigos como um excelente lugar para trabalhar;
4. A comunicação na [nome da empresa] é uma “via de mão dupla”, ou seja, sinto que posso receber e me comunicar simultaneamente.
5. A [nome da empresa] me oferece oportunidades suficientes para eu aprender e me desenvolver;
6. Sinto que meu trabalho é apreciado;
7. Confio que a [nome da empresa] tem um futuro brilhante.

Além disso, insira um subtítulo para cada pergunta:

subtitulo engajar microsoft forms

Nos subtítulos, copie e cole o texto abaixo (para cada pergunta):

1- Discordo plenamente
2 – Discordo
3 – Neutro
4 – Concordo
5 – Concordo plenamente

Se você executou os passos corretamente, cada pergunta ficará assim:

exemplo de resultado positivo esperado

Observação: assim como na figura, ative o botão “obrigatória”.

Interpretando o formulário

As primeiras 3 questões medem o nível de engajamento do seu time – igual a metodologia usada em pesquisa de satisfação com clientes.

As demais mensuram o nível de engajamento baseado nos 4 gatilhos de engajamento:

  • Comunicação;
  • Crescimento e desenvolvimento;
  • Reconhecimento e apreciação;
  • Transparência e confiança;

Qual é a melhor pontuação?

exemplo resultados de pesquisa engajar

Em geral, considera-se:

  • Acima de 4 = muito bom;
  • Entre 3,5 e 4 = bom;
  • Abaixo de 3,5 = ruim.

O Forms mostrará o resultado médio por resposta, portanto, para estabelecer a média total, basta exportar para o Excel e criar fórmulas:

exportar resultados forms para o Excel

A planilha calculará automaticamente a nota de engajamento geral.

Por fim, faça este teste a cada 6 meses para medir a evolução da nota.

Como usar tecnologia para engajar pessoas?

Aplicar os gatilhos de engajamento será fácil para uma equipe pequena. Porém, a medida em que a empresa cresce, executar as mesmas ações pessoalmente se torna um desafio.

Por isso, usar tecnologia é como ganhar “braços extras”.

A seguir, veja algumas ferramentas aliadas do engajamento de pessoas:

Intranet Corporativa

Intranet Corporativa funciona como um canal de comunicação oficial da sua empresa.

Com a Intranet, sua empresa será capaz de transmitir ideias e inspirar pessoas por meio de notícias e comunicados internos.

Além disso, ao escolher um bom parceiro de intranet, você poderá:

  • Criar campanhas de endomarketing para motivar equipes;
  • Promover a prática de dar e receber elogios;
  • Realizar treinamentos online com aulas e vídeos;
  • Aplicar enquetes e formulários para descobrir interesses, coletar sugestões e entender como está o clima organizacional;
  • Participar de fóruns de discussão;
  • Interagir em atividades de outras pessoas por meio de comentários e likes.

Formulários Online

Quer melhorar o engajamento interno?

Então, comece realizando diagnósticos internos. Esses diagnósticos ajudam a criar um perfil da sua equipe e revelar pontos de atenção.

Por exemplo, se sua empresa faz pesquisa de clima, comece por aí. Se não, inclua essa pesquisa em sua rotina.

Fora isso, faça avaliação de desempenho com regularidade.

Em todas essas pesquisas seu time terá a oportunidade de escrever comentários e análises sobre sua experiência na empresa.

Desta forma, você terá clareza sobre os pontos onde é possível estimular o engajamento.

Ferramentas de comunicação instantânea

E-mail é a ferramenta de comunicação número 1 das empresas. Afinal, qual empresa que não troca e-mails?

Porém, é insuficiente como ferramenta de engajamento.

Pois, a ferramenta de e-mail foi pensada apenas para enviar e receber mensagens. Ou seja, passa longe de ser a ferramenta ideal para criar conversas.

Sendo assim, estabeleça um canal fácil e simples de se comunicar com sua equipe.

Para isso, invista em ferramentas de comunicação profissional.

Neste sentido, procure opções no mercado, como:

Ferramentas de gestão de tarefas

Organizar as tarefas do seu time é uma forma de esclarecer onde a empresa deseja chegar. Por isso, para manter equipes engajadas, invista em ferramentas de gestão de tarefas.

Esse tipo de ferramenta permite ao gestor acompanhar em tempo real cada atividade do seu time. Já por outro lado, permite ao colaborador mostrar resultados do seu trabalho em tempo real.

As duas melhores opções para isso são o Trello e o Microsoft Planner.

Aqui na SimbioX usamos o Planner.

Se quiser descobrir como usar o Planner para aumentar a produtividade da sua equipe (usando a nossa metodologia), confira esse material grátis:

 
Ebook

Microsoft Planner: Como usar para aumentar a produtividade da sua equipe >>> Baixar material

 

Para concluir:

Construir times engajados está ao alcance de todas as empresas – sejam grandes ou pequenas. Pois, construir times engajados requer atitudes simples, de baixo custo ou até mesmo sem custo algum.

Contudo, isso não acontece sem duas coisas:

  • Desejo e comprometimento de toda empresa;
  • Líderes dispostos a aplicar os 4 gatilhos do engajamento e fazer disso um hábito.

Além disso, os novos hábitos e necessidades criados pela pandemia, como a adoção ao home office, estão mudando a comunicação nas empresas.

Ficou claro como precisamos encontrar formas de lidar com qualquer cenário, pois a pandemia afeta tanto a economia quanto a saúde emocional dos colaboradores.

Por isso, investir no engajamento dos colaboradores é uma solução para a sua empresa sobreviver e continuar crescendo mesmo em meio à crise.

Afinal, esta velha frase nunca fez tanto sentido como agora:

"As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa".

Por outro lado, colaboradores engajados são mais produtivos e comprometidos com os objetivos da empresa.

Porém, até o colaborador se sentir verdadeiramente engajado, seu trabalho será diário.

A pandemia é temporária, mas a transformação: não.

Ok, mas como é possível engajar colaboradores através de técnicas e tecnologias atualizadas nos processos de comunicação interna?

Pensando nisso, a SimbioX e a Your Soul Consultoria em parceria produziram um conteúdo exclusivo para ajudar você a engajar pessoas todos os dias.

Neste eBook totalmente gratuito “Guia Básico Sobre Como Engajar Pessoas Todos Os Dias“, você vai ver os segredos para transformar a Gestão de Clima e a Intranet em armas poderosas para melhor a comunicação interna das organizações.

Aproveite este guia e alcance os objetivos de comunicação interna, engajamento e colaboração da sua empresa.

Então, que tal começar agora mesmo colocar em prática na sua empresa?

Faça isso e volte aqui para mostrar os resultados.

Post by Cristiano Sacramento
Junho 17, 2022

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