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Conheça 3 tipos de líderes nas empresas e descubra qual é o melhor

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Conheça 3 tipos de líderes nas empresas e descubra qual é o melhor

SimbioX
Escrito por SimbioX em 9 de dezembro de 2020

O papel do líder é fundamental na empresa. E é por isso que saber quais os tipos de líderes que existem é tão importante. É de acordo com o tipo de liderança que podemos observar aspectos, como: a motivação da equipe e de seus liderados, a inovação, a produtividade e, claro, na geração de resultados.

O que é ser um líder?

Liderar significa motivar a sua equipe a realizar tarefas a fim de promover o bem coletivo. Mas, para desempenhar essa função não é moleza; os líderes impulsionam pessoas, energizam o ambiente e acabam mobilizando a equipe para um bem comum.

O desafio da liderança nas organizações está sempre presente.

Mas é bom avisar: não confunda liderança com chefia. As duas podem até andar juntas, mas isso não quer dizer que elas têm o mesmo significado.

Resumindo… liderança não é técnica, é comportamento.

Quais características de um líder?

O pessoal da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios selecionou frases incríveis para trazer a reflexão do que é ter um papel de liderança numa equipe. Separamos algumas delas para vocês:

“Líderes são visionários com um senso pobremente desenvolvido sobre medo e nenhuma ideia sobre as probabilidades contra eles.”

Robert Jarvik

“Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a autoestima de sua equipe. Se as pessoas acreditam nelas, é incrível o que elas podem conquistar.”

Sam Walton

“Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.”

Lance Secretan

“Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.”

Andrew Carnegie

Quais tipos de líderes que existem?

É claro que, tanto aqui quanto aí na sua empresa, o estilo de liderança pode mudar drasticamente de uma pessoa para outra – e está tudo bem!

Um bom líder deve apresentar características fortes, como aspectos comportamentais centrados, competências gerenciais, uma boa administração de conflitos, motivação pessoal, etc. Mas… E o que mais?

Veja abaixo alguns tipos de líderes presentes nas companhias:

Liderança autocrática

O líder autocrático opta pela centralização do poder de decisão no chefe. Quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático ele é. O estilo autocrático pode acabar se transformando em autoritarismo.

Veja algumas características deste tipo de liderança:

tipos de líderes. Tipo 1: o líder autocrático
  • O líder é o único tomador de decisão;
  • Delega pouca ou nenhuma tarefa;
  •  Discussão sobre ações a serem tomadas são quase inexistentes;
  • As regras são importantes e tendem a ser claramente delineadas e comunicadas;
  • Possuem cronograma de trabalho estruturado;
  • O líder recebe crédito pelos sucessos da equipe;
  • Há punição rápida por erros dos colaboradores;
  • Criatividade e pensamento pronto para uso tendem a ser desencorajados.

Entre os tipos de líderes, o autocrático é o estilo que dá mais gastos para as empresas, uma vez que o turnover costuma ser maior.  

Liderança democrática

Esta liderança acredita na divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo, quanto mais decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do(a) líder.

Caracterísicas:

tipos de líderes. Tipo 2: o líder democrático
  • Atua com humildade, ainda que tenha um cargo superior a seus colegas de trabalho;
  • Incentiva seus funcionários;
  • Dá feedbacks construtivos;
  • Estimula o trabalho em equipe e uma melhor interação;
  • Incentiva a participação;
  • Trabalha a criatividade;
  • Apresenta uma boa comunicação;
  • É honesto.

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Liderança liberal

Por fim, temos a liderança liberal. Este é o estilo em que existe pouco (ou nenhum) controle do líder sobre seus colaboradores.

A equipe tem liberdade quase total de dar andamento ao trabalho como melhor escolher.

Neste caso, liderança teria somente um papel consultivo, um esclarecedor de dúvidas e, claro, de fornecedor dos recursos para a realização das tarefas.

tipos de líderes. Tipo 3: o líder liberal
  • Esta liderança dá liberdade para a execução de tarefas;
  • Gosta que todos tenham independência para a tomada de decisões;
  • Interfere apenas quando é solicitado;

Qual é o melhor tipo de liderança?

Huummm… Agora você nos pegou! Sabe por quê? Porque não existe.

Cada tipo de liderança tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o líder autocrático impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo o tempo todo, o grupo não possui nenhuma participação.

O clima organizacional pode ficar pesado com este perfil autoritário, levando a excesso de rotatividade e estresse entre os colaboradores.

Já na liderança liberal, o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum. Parece o sonho de todo trabalhador, mas a competitividade entre os colaboradores e a falta de padronização de processos neste tipo de liderança é enorme. Olho por olho, dente por dente – literalmente!

A saúde emocional do colaborador pode ser brutalmente abalada.

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Na liderança democrática as coisas são mais leves; o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder, mas, também no grupo.

Há opiniões de que uma das desvantagens é que o líder pode perder o respeito dos funcionários, uma vez que eles o verão como um amigo, não um superior.

Concluindo…

O tipo de liderança que você tem na sua empresa impacta diretamente os seus resultados.

Aproveita que 2020 está terminando (FINALMENTE!!!) e dê uma revisada na forma como você e a companhia estão tratando a equipe.

Sabemos que é um trabalho desafiador, mas tem muita coisa na gestão de pessoas que pode mudar para melhor.

É hora de mudar!

Você tem alguma ideia de qual é o seu perfil de liderança? Se não, faça o teste para ter clareza dos pontos positivos e quais podem ser otimizados.

Feito isso, aqui vão algumas dicas para você ser um líder melhor:

  1. Comunique-se – um líder deve ser claro quanto aos problemas e questões a serem resolvidos;
  2. Lidere – é necessário saber escutar seus funcionários, mas, também, saber dizer não;
  3. Seja claro – esclareça o que é esperado dos colaboradores;
  4. Seja interessado – a equipe precisa sentir que é ouvida e que suas ideias são consideradas;
  5. Compartilhe – compartilhe seus valores, ideias, conhecimentos e experiências profissionais;
  6. Acredite – confie no trabalho de seus funcionários. Eles devem entender quão importantes são para a empresa;
  7. Celebre as conquistas – pequenos e grandes feitos devem ser comemorados, uma equipe motivada é pura potência!

E você? Tem alguma vivência com liderança interessante ou desmotivadora? Você consegue definir o perfil de liderança dos seus superiores? Qual é? Por quê?

E aí,

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