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Comunicação interna e endomarketing: qual diferença?

Comunicação Interna

Comunicação interna e endomarketing: qual diferença?

SimbioX
Escrito por SimbioX em 5 de agosto de 2019
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Você quer melhorar o desempenho dos seus colaboradores? Esse é um bom motivo para aumentar seu investimento em comunicação interna e endomarketing! Porém, cuidado: as duas são estratégias igualmente importantes, porém, elas não são a mesma coisa.

Não sabe apontar a diferença entre comunicação interna e endomarketing? Então, acompanhe este artigo até o final, pois vamos explicar cada uma dessas estratégias e as distinções entre elas. Confira!

Infográficos

Infográfico: Qual a diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing?

Comunicação interna

Comunicação interna é a estratégia voltada a promover o diálogo e disseminação de informações entre o público interno da empresa. Alguns exemplos práticos incluem desde murais e newsletters até TV corporativa, intranet corporativa e até chatbots.

Em geral, pensamos na comunicação interna como uma via de mão única, que serve apenas ao interesse da empresa, mas não é. Além de fazer mensagens importantes chegarem aos colaboradores, ela também precisa estar atenta ao que os colaboradores têm a dizer.

Dessa forma, podemos dizer que a comunicação interna tem um papel principalmente voltado a garantir o alinhamento dos colaboradores, assegurando que todos estejam a par dos projetos e dos objetivos da empresa. Assim, é mais provável que eles trabalhem de maneira coesa, harmônica.

Endomarketing

Endomarketing é a estratégia voltada a promover motivação e engajamento entre os colaboradores. Alguns exemplos práticos incluem desde ações de grande porte, como palestras sobre desenvolvimento pessoal, workshops sobre trabalho em equipe, campanhas de incentivo, até iniciativas simples, como apresentar mensagens inspiradoras aos funcionários.

É muito importante que as ações de endomarketing sejam bem planejadas e tenham metas claras; além disso, deve ser feito um controle consistente dos resultados alcançados. Do contrário, elas tornam-se uma despesa vazia para a empresa.

Além disso, o endomarketing deve ser coerente com a cultura organizacional. Por exemplo, se um dos valores da empresa é transparência, não faz sentido incentivar os vendedores a fechar negócios a qualquer custo.

Profissionais que estão envolvidos com a empresa e têm um impulso proativo para atingir resultados vão trabalhar mais e melhor, sem precisar de um gestor “cobrando” o tempo todo. Assim, por meio do endomarketing, é possível observar um aumento significativo na produtividade dos colaboradores.

Conciliando comunicação interna e endomarketing

Comunicação interna e endomarketing são estratégias diferentes, porém, elas se completam para melhorar o desempenho dos colaboradores da empresa. Portanto, elas devem ser bem conciliadas.

A maneira mais simples de reunir as duas coisas é entendendo que a comunicação interna é o canal e o endomarketing é a mensagem. Não ficou claro? Vamos pensar em um exemplo prático.

Suponha que uma certa empresa deseja melhorar o desempenho de sua equipe de atendimento ao cliente. Para isso, cria uma campanha de incentivo: o agente de atendimento que tiver a melhor avaliação geral dos clientes ganha uma viagem de fim de semana com tudo pago no final do mês.

As regras dessa campanha e o acompanhamento do “ranking” da equipe compõem a mensagem. Aqui entra o endomarketing. Essas informações podem ser divulgadas para toda a equipe de atendimento (e sem chegar aos colaboradores de outras equipes) por meio da intranet corporativa, que é o canal. Aqui entra a comunicação interna.

Viu só? Enquanto uma estratégia aumenta a motivação e o engajamento da equipe, a outra assegura que todos os interessados estejam alinhados com o que acontece na empresa!

Nesse artigo, você entendeu a diferença entre comunicação interna e endomarketing; também aprendeu a importância de cada uma e como elas podem – e devem – ser conciliadas para melhorar o desempenho dos colaboradores.

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E aí,

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