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O que é Comunicação Interna? Descubra todos os segredos.

Comunicação Interna

O que é Comunicação Interna? Descubra todos os segredos.

SimbioX
Escrito por SimbioX em 6 de novembro de 2019

Comunicação interna, este assunto tem sido tema de discussões nas empresas, mas por quê? Apesar de parecer simples, ainda há dúvidas sobre seu real significado, especialmente com o uso de novas tecnologias e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho.

Então, torna-se necessário rever o conceito para caminhar na mesma velocidade que as mudanças.

Não se preocupe, pegue um café e vem comigo. Vou te contar tudo sobre a Comunicação Interna e, a partir de hoje, ela será uma aliada aí na sua empresa. Vamos nessa?

Antigamente, cada pessoa procurava uma área que lhe desse estabilidade financeira, mas o tempo passou e as coisas mudaram.

Com a entrada dos Millennials no mercado de trabalho notamos que a busca não é somente pela estabilidade financeira, mas pela harmonia entre vida pessoal e profissional.

Isso quer dizer que as pessoas desejam trabalhar em ambientes saudáveis, sentindo-se parte da empresa e tendo liberdade para compartilhar ideias e se desenvolver.

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Qual é a função da Comunicação Interna  neste cenário?

Não é de hoje que queremos saber o porquê das coisas, lá na infância começamos a descobrir o mundo com o famoso: “mas porquê?”.

Não há uma definição exata de Comunicação Interna, mas caso queira testar, faça o seguinte:

Reúna um time de comunicadores e peça que cada um sugira uma definição, aconselho que peça uma pizza, pois essa discussão trará diversas definições e o bate papo será longo.

Então não existe uma definição? Sim e não, parece que complicou, mas tudo fará sentido…

Rachel Müller, profissional de Relações Públicas e de Comunicação, é Diretora da AllThingsIC e desde 2003 aconselha comunicadores através de seu Blog e mentorias. Entre seus clientes estão Lego e BBC.

Ela define Comunicação Interna como:

 “A maneira como uma empresa interage com seus funcionários e eles interagem com ela”.

A partir dessa premissa, é possível criar entendimento para que a empresa e o colaborador caminhem juntos para o mesmo objetivo.

Mas é assim, simples e objetivo? Sim, com essa facilidade de entendimento que começamos a falar de Comunicação Interna, permitindo que empresas aplique a estratégia mais adequada.

O que os profissionais falam sobre a Comunicação interna?

O que é CI (Comunicação Interna) pra você? Já parou pra pensar e definir o que ela seria em uma frase ou um parágrafo? A definição de CI pode variar de acordo com os objetivos da Organização, então qual seria a definição que mais se encaixa no seu cenário atualmente?

A seguir, reuni alguns comentários de profissionais que diariamente têm o desafio de engajar suas equipes alinhado-os aos objetivos de suas empresas, confira:

 “CI é a facilitação, criação, operação e elevação de conversação e comunicação dentro de uma organização  ”

– Chuck Gose, apresentador de podcast da ICology.

“Para mim, é tudo uma questão de ajudar a promover o diálogo entre funcionários de todos os níveis, o que, por sua vez, ajuda a todos a ver o cenário geral. Isso ajuda a aumentar a produtividade, a lealdade, a inovação e a crença no que a organização está fazendo e no papel de todos para que o sucesso aconteça. Parece fácil em teoria, mas é muito mais difícil na prática em um lugar como a região do Oriente Médio, onde o CI é visto como um meio para a gerência falar com os funcionários. Temos que mudar esse conceito.” 

– Alex Malouf, gerente de comunicações corporativas e reputação da Península Arábica, Procter & Gamble

“Conectamos nosso pessoal ao nosso objetivo. Fazemos isso contando histórias sobre nosso serviço, cultura e produto, de acordo com a estratégia global.” 

– Keith Riley-Whittingham, Executiva de Comunicação e Mídia, Conselheiros de Viagem.

“Comunicação interna é a arte de se envolver e se comunicar com e (para) os colaboradores. Tem que ser uma função de mão dupla e adaptada para atender o público-alvo (ou seja, um estratégia não serve para todos).”

Comunicação Interna ou Endomarketing?

Para não ficar dúvidas, vale lembrar que as duas formas de comunicação são diferentes. Se quiser mais sobre esse assunto, confira este post: Comunicação Interna e Endomarketing: qual a diferença?

A Comunicação Interna é a ferramenta utilizada para informar e promover a troca de informações em todos os níveis, alinhando desta maneira os colaboradores com a mensagem da Organização.

Já o Endomarketing é responsável pelas ações que farão o colaborador vestir a camisa da empresa, afinal ele é o seu primeiro cliente e também o primeiro a promover a sua marca.

Desafios do profissional de Comunicação Interna

O Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) tem como objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas, além de ser é o principal centro de referência da comunicação empresarial.

Em Sem Megafone, com Smartphone, livro de Paulo Henrique Soares (Diretor de Comunicação do IBRAM) e Rozália Del Gáudio (Gerente Sênior de Comunicação e Sustentabilidade da C&A), é mostrado o impacto dos hábitos culturais dos colaboradores em relação à organização em que trabalham.

Por exemplo, alguns aspectos são rápidos de identificar como idioma e vestimentas, porém temos os ideais políticos, ideológicos ou questões mais complexas.

O que aprendemos com tudo isso? A comunicação da sua empresa precisa falar a língua de todos os seus colaboradores de maneira pessoal e escalável para que eles entendam e abracem os objetivos e propósito da empresa.

Sem uma comunicação efetiva o caminho para sua organização alcançar seus objetivos pode ser longo e aquém da expectativa dos executivos.

Tenha em mente que o feedback do colaborador tem grande influência e são a chave para propagar os valores da organização.

As ferramentas da Comunicação Interna

Até aqui vimos que a Comunicação Interna tem a função de promover o alinhamento entre Organização e Colaborador nos diferentes fluxos de comunicação.

Vimos também que um dos grandes desafios é atrair a atenção do colaborador, sendo assim, o ideal é combinar a CI com o perfil do seu colaborador levando em consideração os recursos disponíveis, cultura da empresa entre outros.

Aqui estão alguns dos canais mais utilizados na comunicação interna, confira:

Murais

Quase não vimos mais esse tipo de canal, mas algumas organizações ainda o utilizam. Trata-se de um quadro onde são fixados comunicados de todo tipo.

Normalmente as notícias estão em formato de texto ou imagem.

O conteúdo dessas notícias deve ser relevante para todos os colaboradores e o mural deve ficar em locais estratégicos, onde todos possam ver.

É importante usar textos curtos, chamativos e com imagens objetivas. O conteúdo deve ir direto ao ponto para que você consiga chamar atenção dos colaboradores.

mural

Intranet Corporativa

A Intranet Corporativa é um canal utilizado para centralizar informações e promover a comunicação, interligando áreas, departamentos e unidades.

Muitas empresas investem na intranet corporativa, pois é um canal fácil e direto com o colaborador, tanto para informar quanto para centralizar arquivos.

Além disso, é utilizada também pela praticidade em criar galeria de fotos, fazer upload de arquivos, postar notícias e comunicados, exibir vagas em aberto e várias outras funções executadas com poucos cliques.

Fora isso, em Intranets mais modernas, é possível solicitar reembolso de despesas, férias, cartão de visita e até aceitar políticas internas. Ufa, quantas funções, não é mesmo?

E por fim, com a intranet corporativa você consegue ter métricas de cada conteúdo e assim, saber o que dá e o que não dá certo, ajustando sua comunicação interna para deixá-la mais eficiente.

Rede Social Corporativa

A rede social corporativa é uma das principais tendências de comunicação, pois possui semelhança com as redes sociais famosas como o Facebook.

Este plataforma permite o engajamento entre colaboradores através do compartilhamento de conteúdo.

Em alguns casos, é possível integrar a rede social corporativa à intranet, ou seja, toda a sua comunicação interna ficará integrada. Isso potencializará a produtividade e engajamento do seu time.

Aplicativos

Eles são os novos canais de comunicação interna, acompanhando as mudanças que temos falado desde o começo deste artigo.

O que ainda não fazemos pelo Smartphone? Ouvimos música, tiramos foto, assistimos aulas, pagamos contas, trabalhamos, organizamos nossas tarefas, estudamos e tantas outras coisas, ele se tornou parte da nossa vida.

Quem sai de casa sem o seu? Se o esquecemos, com certeza voltamos para buscar. E por que não acrescentá-lo na comunicação interna? Além da facilidade de ter informações na palma da mão, também ajuda a manter próximos a colaboradores trabalham em locais diferentes.

Entre os aplicativos mais utilizados para comunicação interna está o Microsoft Teams

O Microsoft Teams é um App (desktop, web e celular) de mensagens instantâneas e produtividade. Por exemplo, nele é possível agendar e gravar reuniões, criar grupos de trabalho e compartilhar arquivos entres membros do mesmo projeto.

E o WhatsApp: Por que não utilizar?

Isso te lembra o WhatsApp, certo? Mas vamos lá, ele é um excelente canal de comunicação. Algumas empresas utilizam para criar grupos e listas de transmissão, mas ele também pode ser um aliado de ações trabalhistas.

Segundo o Posocco Advogados, o WhatsApp é o grande pivô das causas trabalhistas. Os processos mais comuns são de assédio, pagamento de hora extra e demissões por justa causa. Então, fique atento e analise se o canal de comunicação da sua empresa é o ideal.

O futuro da Comunicação Interna

Vivemos em constante mudança e para os profissionais de CI não é diferente.

Tecnologias como Inteligência Artificial prometem mudar a forma como nos comunicamos. Entretanto, independente da tendência ou da inovação, o importante é conhecer seu público, falar sua língua e promover a proximidade entre os colaboradores.

Esse ponto, sem dúvidas, estará sempre presente nas estratégias, independente dos canais de comunicação ou inovações que apareçam, pois como falamos lá no início, o desafio diário dos comunicadores é e será sempre atrair atenção.

Os benefícios da Comunicação Interna

Agora que você já entendeu o que é CI, confira alguns benefícios de usá-la na sua empresa:

  • Credibilidade e Transparência:

Canais oficiais de informação e comunicação dão maior credibilidade a mensagem;

  • Informação rápida e objetiva:

Uma informação urgente ou uma vaga que precisa de início imediato, escolha o canal que atingirá mais pessoas em menos tempo;

  • Conhecimento da organização:

Mantenha os colaboradores informados sobre as ações e projetos que a organização desenvolve e participa.

  • Pertencimento de equipe:

Informar ao colaborador sobre políticas e novidades incentivando interação com feedbacks.;

  • Destaques comemorativos:

Mensagem de boas-vindas, novos colaboradores , aniversariantes, detalhes que inspiram e motivam a todos.

  • Alinhamento e Motivação:

Quanto mais informado seu colaborador estiver em relação aos objetivos e estratégias da organização, mais motivado ele estará e seu desempenho será crescente.

  • Troca de conhecimento:

Como o próprio título diz, promova a interação entre os colaboradores, a troca é a premissa da comunicação.

  • Minimização dos efeitos de crises:

A comunicação interna fará a diferença em como os colaboradores reagirão a esta fase.

  • Potencialização dos resultados positivos:

Comunicação Interna bem estruturada será sua aliada para o fortalecimento da cultura organizacional, clareza no impacto do trabalho de cada colaborador, interação, colaboratividade e troca de informações.

Clima organizacional:

Ele define como nos relacionamos, incentivando o trabalho em equipe e pode ser fator decisivo numa oportunidade de mudança de emprego.

E como última dica, ouça seus colaboradores, pois eles te ajudarão a definir a melhor estratégia para sua organização alcançar o sucesso na Comunicação Interna e conquistar resultados surpreendentes.

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