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Comunicação Estratégica: Confira como aplicar na sua empresa

Comunicação Interna

Comunicação Estratégica: Confira como aplicar na sua empresa

Bruna Gandini
Escrito por Bruna Gandini em 5 de fevereiro de 2020
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Independente da sua área, comunicação estratégica é fundamental para que sua empresa se estabeleça no mercado e mantenha contato com seu público.

Além disso, estamos numa época onde informação chega em qualquer lugar em segundos, então é premissa controlar tudo o que é divulgado e, mais que isso, como é divulgado.

Esse controle evita que informações desalinhadas à cultura organizacional da empresa se espalhem. Fora isso, uma informação desalinhada pode prejudicar a imagem da empresa além de gerar prejuízos financeiros.

E é neste cenário que a Comunicação Estratégica é fundamental para que o alinhamento da informação seja feito de dentro para fora.

A autenticidade da marca é uma tendência que traz benefícios para a empresa num todo, seja na relação com os colaboradores e clientes, definição de metas ou na apuração de resultados.

Neste artigo você vai aprender o conceito da Comunicação estratégica e mais:

  • Quais são seus pilares?
  • Como aplicar na minha empresa?
  • Quais benefícios a comunicação estratégica traz para minha empresa?

 Boa leitura.

O que é comunicação Estratégica?

Primeiramente é importante entender que o objetivo da comunicação é promover o relacionamento entre empresa e públicos alvos, seja interno ou externo.

Não é um termo atual, mas com as novas tecnologias ela vem ganhando espaço entre gestores que notam o valor de investir no planejamento da comunicação estratégica.  

Como a inovação tecnológica, é necessário que as empresas se adaptem a tendência e alinhem a sua comunicação para que ela seja interativa e, dessa forma, promover a troca de informação em todos os níveis.

Então podemos definir a comunicação estratégica como um plano de ação estruturado com objetivos e etapas claras sobre como a empresa irá atingir as metas de comunicação anual.

A importância da comunicação é nítida, não é mesmo? Desta forma, vamos entender agora como implementar um processo estruturado e eficaz em sua empresa.

Defina a identidade da sua empresa

Para estruturar a comunicação estratégica, primeiramente defina a personalidade da sua marca e sua identidade, pois através dela que você conseguirá se conectar com seus públicos alvos.

Percebeu que estou usando público alvo no plural? Não é um mero acaso, vou te contar o motivo.

A sua identidade vem de dentro para fora, então é essencial que os seus colaboradores sejam cativados e encantados por aquilo que a empresa pensa, sente e visa.

Portanto, estamos falando da missão, visão e valores da sua empresa. Definir esses três pilares é um processo longo e minucioso e nesta etapa deve-se elaborar as estratégias para que seu público assimile a mensagem que sua empresa quer passar.

Por trás da mensagem

Criar uma mensagem envolve análise e planejamento, nenhuma divulgação deve ser feita sem propósito – isso não faz sentido.

Por exemplo, quando uma empresa faz uma publicação em homenagem ao outubro rosa, não se trata apenas de uma homenagem, mas sim sobre como sua marca apoia e abraça sinceramente a causa.

Toda mensagem desenvolvida deve ter um objetivo por trás – aumentara audiência é importante, engajar a sua audiência é crucial.

Canais utilizados

Para entender o canal de comunicação adequado, entenda os hábitos do seu público e direcione seus conteúdos para os canais em que sua audiência está concentrada. Entenda quais canais farão mais sentido para sua estratégia dar certo e trazer o retorno desejado.

Sobretudo, é fundamental entender o que faz sentido para a sua empresa.

O Instagram tem 1 bilhão de usuários cadastrados, para se ter uma ideia é como se tivéssemos um terço Terra conectados na mesma plataforma. O Brasil ocupa 3° lugar no ranking mundial, totalizando 72 milhões de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia.

Mas a sua audiência está lá? Pense nisso.

Canais internos

Quando falamos em canais internos, são os canais de comunicação entre empresa e colaborador. Os times de comunicação dormem e acordam pensando em como engajar seus colaboradores, além do desafio de mantê-los alinhados aos objetivos da empresa.

Seu colaborador é o maior embaixador de sua marca, por isso, ele precisa vestir a camisa e levantar a bandeira da empresa.

Para isso, alguns canais podem te ajudar a espalhar as informações relevantes, por exemplo:

  • Intranet corporativa: Possibilita a rápida disseminação da informação, além de centralizá-la e oferecer uma experiência interativa e participativa ao usuário final. Através dela, faça pesquisas de clima, de satisfação, enquetes, games para gerar engajamento. É uma excelente ferramenta para construir uma comunicação interna efetiva.
  • TV corporativa: Divulgue vídeos, imagens, textos… A TV Corporativa é uma forma de propagar uma mensagem em lugares estratégicos da sua empresa como hall de elevador, recepção, corredores ou dentro de cada departamento. O objetivo dela é melhorar a comunicação interna oferecendo um conteúdo atrativo, segmentado e de fácil acesso.
  • Rede Social Corporativa: Um exemplo prático para essa opção é o Yammer, sua interface é simples e dinâmica – semelhante com a do Facebook. O objetivo dessa ferramenta é promover o engajamento e interação entre os colaboradores. Os usuários podem postar, curtir, compartilhar e interagir com as publicações de outros colegas, podendo criar grupos segmentados.

Algumas pessoas acham que Intranet e rede social corporativa é a mesma coisa, mas cá entre nós… não é. Para entender essa diferença, veja este artigo: Rede social corporativa X Intranet: Qual escolher?

Canais externos

Os canais externos também podem ser acessados por seus colaboradores, mas o objetivo é promover a comunicação e interação entre organização, público externo ou cliente final.

  • Blog: Veja o blog como sua vitrine, é nele que você mostrará sua experiência e autoridade no mercado em que atua, tirando dúvidas e falando como seu produto ou serviço resolve problemas e facilita a vida das pessoas.
  • YouTube: No Brasil, o consumo de vídeo online cresceu 165% nos últimos 5 anos, consumimos vídeo para toda finalidade desde diversão até informação, então use essa opção para divulgar vídeos institucionais, casos de sucesso, divulgue sua cultura organizacional e use a criatividade estrategicamente.
  • Redes sociais: As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, se faz sentido para o seu negócio investir em integrar a comunicação estratégica em alguma dessas plataformas é importante manter a periodicidade de postagens.

Timing da mensagem

Um calendário para controlar e organizar suas publicações é crucial para manter uma rotina de publicações e não deixar passar em branco as datas comemorativas relevantes para o seu negócio.

O tempo é um item fundamental para se obter métricas das estratégias aplicadas, sendo possível comparar engajamento, retorno, avanço, investimento entre outros.

Por que a comunicação estratégica é essencial para a sua empresa?

A comunicação estratégica, quando adotada e bem estruturada, trás grandes benefícios para sua empresa, por exemplo, fortalecer a sua marca e outros como consequência, como aumentar sua participação de mercado. A seguir, confira alguns benefícios que te farão olhar para essa prática com mais atenção:

Melhora a reputação da sua empresa

Uma marca não se constrói sozinha com o tempo, para que ela seja construída e consolidada é preciso planejamento, estratégia, gestão e constância.

Uma empresa que se posiciona no mercado com uma identidade padronizada, sólida e transparente, apresenta-se mais profissional em relação aos seus concorrentes.

Quando sua comunicação está alinhada e estruturada, você não corre o risco de passar uma impressão duvidosa ou instável, pois o conteúdo e linguagem utilizados também devem estar alinhados.

Por isso, é importantíssimo que o seu profissional de comunicação, que está na linha de frente respondendo a comentários nas redes sociais ou criando conteúdos para o seu blog, esteja 100% alinhado à cultura organizacional da sua empresa.

Além do reconhecimento do público ser fundamental para provar e afirmar que os interesses da empresa vão além dos lucros, ele permite que sua mensagem se conecte melhor com o seu público que compartilha valores e interesses comuns.

Influencia os resultados financeiros

Uma estratégia bem estruturada e executada, certamente trará resultados além do esperado. Através do ROI (Return Over Investment) ou Retorno sobre o Investimento, é possível saber quanto dinheiro a sua empresa está perdendo ou ganhando em cada investimento.

Através dessa métrica você consegue saber quanto eficiente foi o seu processo de comunicação, podendo medir ganhos tangíveis e intangíveis.

Sendo seu ROI for 0%, isso significa que sua empresa está em ponto de equilíbrio, sem perdas ou lucro.

Aumenta o engajamento dos colaboradores

Muitas empresas acham que emitir uma mensagem aos seus colaboradores é se comunicar com eles, mas isso se caracteriza como comunicação unilateral, o que não combina em nada com a evolução do mercado de trabalho e o cenário das empresas.

Quando uma empresa promove a comunicação em todos os níveis e se mostra aberta a ouvir o colaborador, ela está investindo no engajamento, produtividade, senso de pertencimento e nível de satisfação de todo seu time, individual e coletivamente.

Reter, atrair talentos e diminui o turnover

Quando uma empresa investe num plano de comunicação e conquista sua identidade, naturalmente ela conquista profissionais que buscam um ambiente saudável, transparente e promissor para sua carreira e qualidade de vida.

Mais que isso, quando os profissionais se identificam com os valores da empresa, terão desejo em permanecer nela, contribuindo para o seu crescimento e desejo de permanecer nela.

E para aqueles que já fazem parte dela, continuarão engajados com os propósitos e metas da empresa.  

E aí,

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