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Campanhas de Endomarketing: Dicas para sua campanha ser um sucesso.

Comunicação Interna

Campanhas de Endomarketing: Dicas para sua campanha ser um sucesso.

SimbioX
Escrito por SimbioX em 3 de dezembro de 2019

Neste artigo você vai descobrir seus benefícios, aprender como fazer e quais os melhores momentos e estratégias para aplicar em suas campanhas de endomarketing. 

O que são campanhas de Endomarketing? 

As campanhas de Endomarketing são ações e estratégias desenvolvidas pelo Marketing e voltadas para o primeiro cliente de qualquer empresa, o colaborador.  

Elas têm o objetivo de promover o engajamento, motivação e comprometimento dos colaboradores, assim como o alinhamento da cultura e objetivos organizacionais. 

campanha de endomarketing

O que os profissionais da área falam sobre comunicação e as ações do endomarketing?  

Antes de te falar sobre canais de comunicação e quais estratégias utilizar para fazer uma campanha rodar aí na sua empresa, veja o que alguns profissionais da área dizem sobre o assunto. 

“A experiência positiva ou negativa que um sujeito teve ou tem com a organização é para sempre. Ele continuará a ser formador de opinião, mesmo como ex-empregado.” 

Rozália Del Gáudio – Diretora de Comunicação Corporativa | Arcos Dorados 

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entender as pessoas, você não entenderá os negócios.”  

Simon Sinek – Fundador da Start With Why, a empresa visa inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva. 

“O grande desafio da comunicação interna é deixar de ser comunicação interna. Afinal, numa sociedade de relacionamentos em rede, o conceito de comunicação interna ficou pequeno. Todos são atores da comunicação.” 

Rosana Aguiar – Head de Comunicação Interna, Cultura e Sustentabilidade | Embraer 

“Não adianta nada fazer uma campanha ou ação se as pessoas não estão conectadas com o seu negócio.” 

Carla Goulart – Gerente de Conteúdo e Comunicação B2B | Oi S.A 

O que aprendemos com eles? 

Profissionais da mesma área, porém de segmentos bem diferentes. 

Note que há sinergia entre as opiniões e que todas elas se encaixam em qualquer campanha de endomarketing, independente do segmento. 

Sendo assim, a partir dessas opiniões destaco os seguintes pontos: 

  • Cative seu colaborador, ele é o melhor embaixador da sua marca; 
  • Promova a comunicação transversal; 
  • Crie conexão com seu colaborador, conquiste-o a ponto que ele abrace o propósito da sua empresa. 

E falando em comunicação corporativa, confira o post Fluxo de Comunicação: Saiba qual é o da sua empresa e tire suas dúvidas. 

Por que investir em Campanhas de Endomarketing?  

Para o profissional de comunicação corporativa, manter os colaboradores engajados é um desafio diário, não é mesmo? 

Pois bem, para isso servem as campanhas de endomarketing, ela é uma ferramenta que beneficia a empresa de diversas maneiras, níveis e áreas. 

É através do Endomarketing que os colaboradores ficam engajados, alinhados e comprometidos com os objetivos da empresa.

Além do mais, quando a empresa investe no bem-estar do colaborar, naturalmente conquista alguns benefícios eu e contarei mais sobre isso no decorrer do post. 

Mas não é só isso, continue lendo e descubra o que mais sua empresa ganha com esse investimento. 

Como iniciar e pôr em prática uma Campanha de Endomarketing? 

Além disso, essa ferramenta visa melhorar a imagem da empresa para seus colaboradores.  

Sendo assim, para que sua campanha de endomarketing seja bem-sucedida, o ideal é levantar as necessidades ou dificuldades da empresa para que assim seja estabelecido um objetivo a ser alcançado através da campanha. 

Estabelecido um objetivo, é hora de saber qual a melhor estratégia para colocar a sua campanha em ação.

Então, como fazer isso?  

Ouça seu colaborador, seja por meio de pesquisa on-line, uma conversa rápida e informal no elevador, ou enquetes na intranet corporativa, por exemplo. Lembre-se de aproveitar todos os recursos disponíveis para aplicar na sua campanha.  

Qual canal usar na minha Campanha de Endomarketing? 

Aqui é onde se aplica o resultado da sua pesquisa. Mas, caso já saiba qual é o canal de comunicação mais acessado e acessível, comece a estruturar sua campanha por ele.  

Se esse canal te oferece métricas, você pode lançar uma campanha ou ação como teste, assim saberá o que dá e o que não dá certo, obtendo feedbacks. 

Não existe a receita certa, tudo vai depender do seu público. Veja aonde está concentrada a audiência da sua empresa e invista nela. 

Em quais campanhas eu posso investir? 

Palestras, Workshops e eventos 

São ótimas oportunidades para investir no crescimento e desempenho do colaborador e abordar temas que favoreçam atividades do dia a dia, alguns exemplos são: Design Thinking, UX entre outros. Lembrando também que é uma oportunidade para desenvolver pontos fracos do time.  

Ações como essas também promovem a interação entre departamentos, proporcionando momentos de descontração tirando os colaboradores da rotina. 

campanha de endormarketing

Pesquisa com os colaboradores 

A pesquisa de satisfação (ou opinião) é como uma bússola que te orienta sobre qual atividade executar, dessa forma você desenvolve ações assertivas potencializando as chances de um resultado positivo. 

Além disso, é uma fonte para entender o nível de satisfação do colaborador. Então, aproveite a oportunidade para fazer perguntas diretas e específicas, mas também deixe aberto para ouvir o colaborador. 

Dica: Faça uma pesquisa sobre o tipo de campanha que os colaboradores gostariam de ter.

pesquisa

Melhorias no processo de Comunicação interna 

Investir na comunicação interna da empresa irá simplificar o seu trabalho e oferecer uma experiência inovadora ao colaborador.  

Imagine a seguinte situação: 

Você precisa noticiar aos colaboradores sobre a festa de confraternização de final de ano e, como de costume, envia um e-mail. 

Horas depois, um colaborador te procura dizendo que ouviu parte de sua equipe conversando sobre a festa de confraternização, mas que ele não recebeu nada.  

O que aconteceu?  

Depois de muitos questionamentos, você descobre que a caixa de entrada daquele colaborador estava cheia e retornou para você, mas entre tantos outros e-mails na sua caixa de entrada, seria impossível notar. 

Como evitar isso? 

Invista em um canal de comunicação que simplifique esse processo. Ao invés de criar e disparar um e-mail, utilize a intranet corporativa para publicar informações que todos precisam saber. 

Dessa forma, além de controlar o conteúdo, ele ficará centralizado e organizado. 

endomarketing

Campanha de reconhecimento 

Exiba bons trabalhos e destaques, sejam individuais ou da equipe. Faça simples homenagens para que eles se sintam valorizados e reconhecidos por suas conquistas profissionais ou pessoais. 

Seja por uma graduação concluída, prêmios, destaque profissional, aniversário, nascimento de filho entre outros. 

endomarketing

Quais são os benefícios de investir em Campanhas de Endomarketing? 

1. Colaboradores mais motivados; 

As campanhas de endomarketing desempenham o papel de manter o colaborador motivado, a fim de que ele sinta satisfação em desempenhar o seu papel, uma vez que a empresa mostra preocupação com o seu bem-estar. 

2. Potencializa a produtividade; 

O colaboradores motivados  são mais produtivos e proativos com seus colegas, aumentando os níveis de desempenho e garantindo melhores resultados tanto individuais como coletivos.

3. Diminuição do Turnover; 

Seus colaboradores satisfeitos e engajados não se preocuparão somente com o retorno financeiro, eles poderão se engajar melhor com o propósito da empresa, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

4. Senso de pertencimento; 

Sentindo-se orgulhosos por pertencerem a uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar, fará com que eles vistam a camisa da empresa e sejam os melhores embaixadores dela. 

5. Colabora para o clima organizacional; 

Colaboradores satisfeitos, engajados e alinhados aos objetivos da sua empresa, naturalmente tornam o clima mais saudável e agradável. 

6. Melhoria nos resultados. 

Todos os itens acima contribuem para que seus colaboradores estejam motivados, focados e dedicados em suas atividades, dessa forma os resultados do time serão alavancados, potencializando os resultados de toda a empresa. 

Confira algumas empresa que dão um show em suas Campanhas de Endomarketing

Neste artigo da Points Rocket você confere 10 empresas que mandam muito bem em suas campanhas de Endomarketing, separamos algumas, leia abaixo:

Brandili 

Empresa de roupas infantis, implantou o programa “Valeu!” que promove a cultura do elogio e boas ações. Além de melhorar o clima organizacional, o programa diminuiu o turnover em 20%. Fora isso, promoveram também votação para o melhor funcionário que, após vencerem, passam a utilizar um uniforme de “gente que faz a diferença”. 

Citibank 

Uma empresa global com experiência em atendimento ao cliente, com o projeto Sou Mais Citi, iniciou no Brasil, mas devido ao sucesso expandiu para outros países da América Latina. 

A empresa fotografou seus colaboradores com a mão no peito e utilizou o material em campanhas publicitárias e de comunicação interna. 

Mas a surpresa é que, antes da divulgação, o motivo dessas fotos não foi revelado e causou comoção entre os colaboradores. 

Magazine Luiza 

Rede de vendas nacional, desenvolveram um programa de incentivo de reconhecimento, motivação e treinamentos, onde familiares também participaram. 

Toyota 

Fabricante de carros que aposta na criatividade dos colaboradores e coloca em prática as ideias que eles dão. Esse tipo de ação transformou a Toyota em referência mundial por trabalhar o relacionamento da empresa com seus colaboradores. 

Anualmente, os colaboradores apresentam suas ideias, que são colocadas em prática.  

Os novos colaboradores passam por uma integração de cinco meses para conhecer a cultura Toyota, que não investe somente na experiência de seus clientes finais, mas também em treinamentos, palestras motivacionais e incentivo aos colaboradores.  

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