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Automatização: como manter sua empresa produtiva e relevante em 2021?

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Automatização: como manter sua empresa produtiva e relevante em 2021?

Cristiano Sacramento
Escrito por Cristiano Sacramento em 11 de janeiro de 2021

A palavra automatização é a junção de “automatizar” + “ação”, ou seja, trata-se da atividade de executar uma tarefa com mínima ou nenhuma interferência externa – seja de um humano ou não.

Por outro lado, aplicado à empresa, a automatização ajuda a reduzir tempo, custo, aumentar a qualidade e produtividade de tarefas diárias.

Em outras palavras, é uma forma de fazer sua empresa crescer.

Mas, qual é a real importância da automatização para sobrevivência de qualquer empresa atualmente? Aliás, você sabe como aplicar na sua empresa?

Seja qual for o caso, não se preocupe.

Neste texto você vai entender o que é automatização e conhecer 4 tecnologias para começar aplicar na sua empresa.

Preparado? Vamos nessa!

Por que automatizar é a chave de crescimento das empresas em 2021?

Para entender como automatizar é a chave de crescimento das empresas, primeiro precisamos olhar para nossa própria história, afinal, empresas são feitas de pessoas, certo?

O ato de substituir atividades repetitivas e colocá-las no “piloto automático”, está presente nos momentos mais marcantes da história humana.

Por exemplo, quando a agricultura era baseada apenas em trabalho braçal, criaram-se os tratores para automatizar a tarefa de arar e cultivar a terra.

Já no século XVII, a própria revolução industrial foi um processo de automatização, já que a manufatura foi substituída por máquinas mais rápidas e potentes.

Mas, claro, esse processo histórico não parou no tempo, na verdade, ele só avançou…

Para focar em um exemplo, atualmente todo processo de compra passa por alguma automatização, seja para registrar o pedido ou entregar um produto na sua casa.

Ok, mas o que todos esses exemplos têm em comum?

São os benefícios da automatização já citados no início deste artigo:

  • Reduzir custos;
  • Economizar tempo;
  • Aumentar a qualidade;
  • Aumentar a produtividade.

Seja no campo, na indústria ou em um aplicativo de comida (ex: iFood), automatizar permitiu as empresas atingirem esses objetivos.

Ou seja, automatizar está ligado ao processo de evolução da humanidade, portanto também das empresas.

Por outro lado, quando falamos em automatização, uma pergunta é inevitável:

Automatizar vai acabar com os empregos?

A resposta está no próximo tópico. Então, continue lendo.

Automatização é o fim do trabalho humano?

Se máquinas ou software podem fazer o trabalho de humanos, logo não precisamos mais de humanos. Certo?

Na verdade, a resposta não é tão simples. Porém, não é a primeira vez na história em que fazemos essa pergunta.

Por exemplo, quando surgiram os caixas eletrônicos nos EUA foi decretado o fim dos operadores de caixa. Mas o que realmente aconteceu?

Neste período, o número de operadores de caixa dobrou de 250 mil para 500 mil (Learning by Doing: The Real Connection Between Innovation, James Bessen, 2015)

Então, qual é a explicação?

Como tarefas repetitivas como saques diminuíram, eles puderam transferir o foco para o cliente, deste modo descobriram novas necessidades.

Assim, a medida em que mais serviços foram criados, era preciso ampliar o quadro de colaboradores.

Ou seja, a automatização permitiu ao operador de caixa focar em atividades de relacionamento com pessoas, isto é, fazer o trabalho de um humano.

Então, o que podemos concluir?

Quanto mais repetitivas e lineares são as tarefas do trabalho, maiores são as chances delas serem substituídas por automação.

E não faltam listas de sites no Google com as “profissões que serão extintas no futuro”.

Somente para essa palavra há cerca de 181.900 resultados:

pesquisa google

Por outro lado, também pode-se afirmar que a extinção de profissões também significa o surgimento de novas outras.

3 tecnologias que estão impulsionando a automatização nas empresas

Até aqui você viu a importância da automatização para manter sua empresa relevante e crescendo. Agora, veja 3 principais tecnologias utilizadas neste processo.

Ah, no primeiro exemplo você verá um caso de sucesso real que nós mesmo aplicamos em uma empresa. Não perca!

#1 Robotic Process Automation (RPA) – Como dobrar a produtividade usando robôs?

Como o próprio nome já diz, RPA é um processo de automatização utilizando robôs. Mas, neste caso, não são robôs físicos, trata-se de um software capaz de reproduzir ações humanas.

Por exemplo: imagine que todo dia sua equipe precisa copiar e colar informações de um sistema para o outro. Porém, esse processo é realizado dezena de milhares de vezes ao dia.

Para resolver o problema, só há duas coisas a fazer: alocar um colaborador de outra área para te ajudar ou contratar mais pessoas.

Em ambos os casos os recursos serão mal aproveitados. Pois no primeiro haverá uma queda no rendimento do colaborador e o segundo irá aumentar sua folha de pagamento.

Contudo, se houvesse uma forma de usar um robô para imitar o processo de copiar e colar usado na tarefa?

A boa notícia é que sim, ele existe e se chama Robotic Process Automation ou RPA.

O RPA pode reduzir em 72% o tempo de gasto em um processo como esse, assim como aconteceu no laboratório Semepa após implantação do projeto de automatização.

Quer conferir o caso de sucesso na íntegra? Então, clique aqui.

#2 Chatbot – como oferecer atendimento rápido 24h por dia?

Chatbot é uma tecnologia para automatizar a comunicação. Na prática, ele é um serviço 24h capaz de responder a principais dúvidas de um cliente, colaborador ou usuários.

Isso, claro, 100% automatizado. Por exemplo, imagina o RH recebendo diariamente várias dessas perguntas:

  • Quando cai meu salário?
  • A empresa vai emendar o feriado?
  • Com consulto meu holerite?
  • Como solicito férias?

Neste caso, o Chatbot poderia responder a todas essas perguntas de imediato – sem necessidade de interação de um colaborador do RH.

chatbot automação

Porém, não só para isso. O Chatbot pode automatizar seu processo de vendas, suporte, financeiro e de vários outros departamentos.

Ou seja, ele funciona como uma espécie de “atendimento nível 1”, da sua empresa.

Dessa forma, quando o usuário precisar de um “atendimento nível 2” ele é transferido para um atendimento humano.

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#3 Workflows – como conseguir aprovações sem burocracia e papéis?

Workflow é o nome dado ao processo de substituir um fluxo de trabalho físico por um digital.

Veja, por exemplo, como é feito um pedido de reembolso:

Colaborador: imprime o formulário de reembolso, preenche, assina e leva ao financeiro;

Financeiro: recebe, analisa e envia para aprovação do gestor;

Gestor: analisa pedido de reembolso, autoriza pagamento e devolve para o financeiro;

Financeiro: agenda pagamento de reembolso e guarda os documentos.

Claro, esse processo poderia ser feito por e-mail. Porém, as informações ficariam desorganizadas, difíceis de encontrar e editar.

Porém, através do Workflow esse processo seria realizado online em uma única plataforma onde todos podem acompanhar o progresso.

[infográfico reembolso de despesas]

Desta forma, se na sua empresa há desperdiço de tempo e recurso em algum processo manual, é a hora de pensar em utilizar Workflows.

Por sua vez, existem várias tecnologias capazes de criar Workflows online. Veja abaixo um exemplo de Workflow desenvolvido em Sharepoint para automatizar o processo de solicitação de viagem.

Conclusão

Como visto, automatizar é uma tarefa realizada há décadas por pessoas e empresas. Portanto, automatizar é parte da jornada parar crescer e manter uma empresa relevante.

Deste modo, é inevitável não incluir automatização dentro de um planejamento de negócio, pois, caso contrário, corre-se o risco de ter uma empresa em desvantagem competitiva.

E claro, ninguém quer isso, certo?

Agora, quer entender como aplicar essas tecnologias na sua empresa?

Fale grátis com um dos nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua empresa a crescer através de automatização.

Para fazer isso, basta acessar este link.

Antes de ir, veja esse caso onde ajudamos a reduzir custos e aumentar a produtividade através da automatização.

[Caso de Sucesso] Como ajudamos a Granel economizar 10 horas mensais usando o SharePoint e PowerBI

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