Admissão digital é o jeito simples, fácil e desburocratizado de dar “Boas Vindas” a um novo colaborador.

O processo admissional é longo, cheio de documentos, assinaturas, contratos e cópias, mas precisa ser assim?

A resposta é: não.

É isso mesmo, a tecnologia tem inovado diversas áreas e o RH não ficou de fora.

A admissão digital chegou para tirar a papelada da sua mesa, proporcionar qualidade no uso no tempo em suas atividades como profissional de RH e desburocratizar o processo admissional

Quando um novo colaborador é contratado, é importante que todos seus documentos estejam corretos e para isso a conferência é crucial.

Com o eSocial esse processo ficou ainda mais importante, pois é fundamental que não haja divergência nos dados.

A admissão digital garante a assertividade desde processo em todas as etapas, sem comprometer sua produtividade.

Por que devo mudar o processo admissional da empresa?

O departamento de RH é fundamental para o desempenho e resultado de qualquer empresa, pois é lá que acontece o primeiro contato com novos colaboradores.

Portanto, se todos os processos funcionam bem, maior é a chance da empresa acertar na contratação. Porém, quando olhamos para o processo de admissão, a história é outra.

São documentos, fichas cadastrais, contratos… Além disso, ainda é preciso digitalizar e armazenar tudo. Desta forma, a admissão já inicia burocrático e somando as várias etapas que precisam ser concluídas, aumenta-se o tempo e o risco de erros no processo.

Mas para quem é da área e acompanha as tendências, já sabe que a tecnologia agrega valor nos mais variados segmentos, e o RH já reflete essa evolução.

O que é admissão digital?

Numa definição objetiva , admissão digital é uma maneira de desburocratizar e simplificar o processo admissional. Neste processo, você transforma a rotina do tradicional para o digital, armazenando as informações e documentos digitalmente, ao invés de pastas e arquivos físicos.

Além do processo e armazenamento, a conferência dos dados também é feita digitalmente, o que diminui erros e, consequentemente, o retrabalho.

Já deu para notar a grande mudança no RH com a inclusão da tecnologia nesse processo, não é mesmo?

Mas continue lendo esse post, vou te mostrar os 5 principais benefícios da Admissão Digital;

1. Fim da papelada

Um sistema de admissão digital eliminará as pilhas de papéis, colaborando para a organização do ambiente, facilitando a busca por fichas de colaboradores, que não estarão mais em caixa ou gavetas, promovendo uma cultura sustentável.

2. Otimização do tempo

Com a admissão digital o processo que demanda mais tempo como solicitar e coletar documentos é diminuído, pois através da plataforma o próprio colaborador envia toda documentação.

3. Segurança nas informações

Informações dos colaboradores, quando mal administradas, podem causar prejuízos significativos a empresa, como o vencimento de um exame ou um certificado.

Portanto, é essencial que a plataforma escolhida te garanta segurança dos dados, uma vez que nela serão armazenados todos os dados do seu colaborador.

A plataforma de Admissão Digital ContrataFast, garante que seus dados serão armazenados de forma segura localmente ou na nuvem. Para isso, a plataforma utiliza a infraestrutura do SharePoint da Microsoft

4. Experiência do usuário

Os colaboradores são os primeiros (e melhores) influencers da sua marca, investir numa experiência que lhe trará comodidade, praticidade e facilidade ao ingressar no novo emprego, além da boa impressão da empresa, fará com que falem bem da empresa aumentando sua reputação.

Obs.: Esta estratégia faz parte do conceito de Empolyer Branding, veja como ele pode ajudar a sua empresa neste artigo: Employer Branding: impacte os atuais e os novos talentos profissionais.

5. Integração ao sistema de folha

Além dos benefícios que vimos até aqui , a admissão digital também permite integração com seu sistema de folha de pagamento ou ERP, desta maneira, a cada nova admissão não será necessário preenchimento manual de dados.

Como funciona a admissão digital?

O Contrata Fast é a solução desenvolvida para empresas que buscam desburocratizar, simplificar e automatizar o processo admissional, além de oferecer uma experiência inovadora aos seus novos colaboradores.

Veja como funciona o processo admissional de ponta a ponta:

1. Convite

Tudo começa quando o colaborador recebe o link por SMS ou e-mail podendo iniciar o processo do computador, tablete ou celular.

2. Envio de documentos

Pela telinha do Smartphone, o colaborador digitaliza e envia documentos como foto,  documento de identidade, exame admissional, diplomas e outros, assim não haverá filas no departamento pessoal nem e-mails desnecessários.

3. Validação

Na etapa de validação é possível conferir toda documentação submetida pelo colaborador, verificando e conferindo a qualificação cadastral.

Dessa forma sua empresa diminui os riscos de prejuízos com multas do governo.

4. Centralização das informações

O RH tem as informações centralizadas e acompanha o status de admissão de cada colaborador.

5. Integração ao sistema de Folha

Ao concluir essa etapa da jornada do colaborador, você poderá exportar os seus dados e integrá-los ao seu sistema de Folha.

Sem papel, sem carimbo, sem motoboy, sem retrabalho.

Todas essas informações ficam armazenadas durante o ciclo de vida do colaborador, permitindo que o RH agregue documentos como ASO, atestado médico, entre outros.

Deste modo, você obtém um histórico do seu colaborador e ainda consegue compartilhar essas informações com outros departamento, como o Jurídico.

Quer saber como o Contrata Fast pode ajudar sua empresa a desburocratizar e simplificar o seu processo admissional e ainda oferecer uma experiência surpreendente ao novo colaborador?

Post by Bruna Gandini
Novembro 18, 2019

Comments