fbpx
A Missão, Visão e Valores como estratégia de negócio

Comunicação Interna

A Missão, Visão e Valores como estratégia de negócio

SimbioX
Escrito por SimbioX em 11 de agosto de 2020

Porque esses três pilares devem traduzir na prática a alma da corporação 

Mas o que é Missão, Visão e Valores?

A Missão, Visão e Valores tratam da essência que rege uma empresa e são escritos durante a construção do planejamento estratégico, sendo documentados e revisados de tempos em tempos.

Portanto, são a referência da identidade organizacional, e por meio deles são estabelecidas os objetivos e valores a serem compartilhados e compactuados com os colaboradores da empresa. 

Ao mesmo tempo, é através desses três pilares que será definida a cultura organizacional. Deverão estar integrados com o propósito da empresa, para serem inspiradores e engajarem os funcionários aos objetivos da sua empresa. 

mas o que é missão, visão e valores?

Missão

A missão de uma organização diz respeito ao que será entregue ao mercado, seja produto ou serviço, alinhado aos objetivos da empresa.

A missão serve para orientar a atuação da empresa, colocando todos envolvidos focados em direcionar seus esforços para uma mesma direção.

Visão

A visão diz respeito a onde e como a organização quer chegar, quais são as metas para os próximos anos.

Ou seja, estabelece um olhar futurista para um período de 5 anos, e após esse período é revisado ou substituído.

A visão serve também para motivar os times a ter um alvo a alcançar em um tempo determinado.

Valores

Os valores referem-se ao propósito de uma empresa no que tange o comportamento, atitudes e decisões.

Trata-se dos princípios que servem de orientação a todos colaboradores de uma organização. Por isso, representam o que a empresa acredita e quando os colaboradores têm os mesmos valores, os ganhos para ambos os lados são infinitos.

Propósito e Missão são a mesma coisa? 

Apesar de serem conceitos muito parecidos, o Propósito e Missão tem algumas particularidades. A missão foca na existência da empresa, o que a motiva e quais são suas prioridades.

Diz respeito aos processos e como chegar lá. No entanto, o propósito é o motivo pelo qual a empresa existe e porque ela faz, quais são os valores e comportamentos na essência.

Além disso, o propósito tem um ponto de vista motivacional, que tem que ser sentido pelos seus colaboradores e fundadores.

Entretanto, tanto o propósito quanto a missão têm que transmitir questões que estão acima do lucro, que inspirem seus funcionários a colaborarem com a sociedade de uma forma mais ampla.

Exemplo:

Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!

A Importância da Missão, Visão e Valores

A Missão, a Visão e os Valores da organização não são mera formalidade. São o conjunto que define tudo que diz respeito a empresa, assim como, são seus hábitos, como lidam com problemas, como tratam seus funcionários.

a importância da missão, visão e valores
Entre os principais ganhos, podemos citar:
  • Dão o correto direcionamento a empresa;
  • Estabelecem metas e um foco à organização;
  • Determina limites e direciona estrategicamente aos líderes;
  • Popula colaboradores alinhados ao seu propósito e valores;
  • Facilitam a melhoria contínua;

E como definir esses três pilares em uma Empresa?

Para definir a Missão, Visão e Valores de uma empresa, é necessário saber o que a empresa almeja, como irá se relacionar com o seu público, qual será a sua meta e como planejará para alcançá-las.

como definir missão, visão e valores
Como definir a Missão

A missão deve responder quais serão as prioridades da empresa e em quais pilares sua estratégia se conectará com as prioridades, quais competências serão necessárias para alcançar a estratégia e qual o orçamento para tudo isso se realizar.

Desse modo, a missão pode ser ajustada com o tempo e ir se adaptando a realidade do negócio.

Como definir a Visão

A visão se baseia na missão, avaliando qual o caminho que será percorrido e quais os objetivos a serem buscados.

Serve para motivar os times e ao mesmo tempo, ser desafiadora. Costuma ser atualizada sempre que um objetivo é alcançado, visando manter a motivação constante e novos objetivos.

Como definir os Valores

Os valores têm que estar de acordo com a Missão e a Visão da organização e representam os valores, as crenças e atitudes que norteiam o comportamento dos colaboradores em todo ecossistema (interno e externo).

A Importância de Comunicar a Missão, Visão e Valores

Muitas empresas constroem sua missão, visão e valores, mas não a vivem no dia a dia. O problema disso é que os funcionários acabam se frustrando, pois, aquela expectativa inicial acaba não acontecendo.

No entanto, uma empresa onde a falta de comunicação é presente tem muitos problemas para assimilação destes comunicados. Os líderes partem do pressuposto que tudo está alinhado quando na verdade não está.

Para isso não ocorrer, é interessante após defini-los, comunicar a todos e colocar as ações em prática, para que cada colaborador internalize o que de fato vivencia.

Aqui na SimbioX, por exemplo, nós nos preocupamos muito com a saúde e bem-estar do nosso time, clientes e parceiros.

Por isso, durante a quarentena adotamos uma série de medidas e ações preventivas para cuidar de nossos colaboradores e criamos uma série de atividade internas para motivar e engajar nossa equipe mesmo à distância. Clique aqui para conhecer algumas de nossas iniciativas!

ginástica funcional

Seja como for, os valores podem ser comunicados em campanhas de endomarketing e atividades que inspirem os colaboradores e mostrem a importância dos valores compactuados, mostrando o impacto deles na vida de todos envolvidos.

Comunicar essas questões com os colaboradores geram resultados muito positivos a empresa.

Como comunicar a Missão, Visão e Valores no dia a dia

Com toda tecnologia que temos hoje, a forma de se relacionar se tornou muito mais agilizada e personalizada. Isto é, a comunicação empresarial tornou-se mais interativa e ágil, proporcionando uma troca de informações fluida.

como comunicar a missão, visão e valores no dia a dia

Para planejar a integração da missão e valores, a comunicação estratégica vem se tornando cada vez mais necessária para a preponderância da empresa.

A Missão, a Visão e os Valores costumam ser ofícios formais nada atrativos aos colaboradores. Mas há formas interessantes de fornecer essas informações institucionais, tornando as informações mais atraentes.

Campanhas de Endomarketing

As campanhas de endomarketing são uma das melhores ferramentas para promover a colaboração de assuntos que necessitam internalização dos colaboradores.

É interessante usar os canais de Comunicação Interna, como por exemplo: a Intranet, para comunicar essas campanhas, criando formatos diferenciados para cada canal.

Dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são muito interessantes para engajar um time para um mesmo objetivo. Servem para envolver toda a empresa em atividades ou em ações esporádicas internas.

Gamificação

A gamificação é um processo que cria brincadeiras e desafios para aumentar a comunicação entre os colaboradores e propiciar a integração entre eles.

Grito de Guerra

Uma forma interessante de inserir os conceitos aos colaboradores é instituir rituais que virem hábitos. Pode ser uma reunião diária, um discurso sobre algum valor ou um grito de guerra.

Campanhas de Incentivo

Propor ações de incentivo comunicam aos colaboradores quais os valores e comportamentos esperados na entrega das atividades e no dia a dia.

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro para que serve a Missão, Visão e Valores e a importância de reviver seus conceitos diariamente, introduzindo no dia a dia dos colaboradores tudo que diz respeito ao rumo e sentimento da empresa.

Em suma, tudo isso impactará na produtividade e engajamento dos colaboradores e os ajudarão positivamente a alcançar todos os resultados desejados.

grupo de pessoas em uma reunião

A sua empresa possui uma metodologia colaborativa para engajamento da Missão, Visão e Valores junto aos seus colaboradores?

Agende um bate papo com o time SimbioX e saiba como implementar com tecnologia todos esses processos rumo ao sucesso. Clique aqui e agende agora!

Ebooks

Intranet: como engajamos +40 mil colabs diariamente

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *